segunda-feira, 11 de junho de 2007

Europeu sub-21: Nulo na estreia portuguesa


Portugal nunca havia vencido a Bélgica em jogos a contar para este escalão e isso voltou a suceder no jogo inaugural das cores nacionais no Campeonato da Europa. A Selecção Nacional não foi além de um empate sem golos diante dos belgas.
Os portugueses entraram melhor na partida, criando a primeira situação de golo logo aos quatro minutos, num remate ao lado de Manuel Fernandes.
Porém, depois do primeiro quarto de hora, a Bélgica foi senhora do encontro, desperdiçando algumas situações para se colocar em vantagem no marcador, sobretudo na parte final do primeiro tempo, momento em que os pupilos de José Couceiro denotaram a necessidade de que o intervalo chegasse rapidamente.
Na etapa complementar, Portugal surgiu com uma postura mais agressiva no meio-campo, controlou os belgas, mas sem, contudo, conseguir rasgar a defesa adversária. O seleccionador nacional trocou Yannick por Varela, mas o golo não chegaria, pese embora Hugo Almeida e Manuel Fernandes terem estado perto de o conseguir.
No final o resultado acaba por ajustar-se ao desempenho dos dois conjuntos.

PORTUGAL - BÉLGICA, 0-0
Estádio Euroborg (Groningen)
Árbitro: Robert Malek (Polónia)

Portugal – Paulo Ribeiro; Filipe Oliveira, Semedo, Manuel da Costa e José Gonçalves (Antunes, 56'); Miguel Veloso, Manuel Fernandes e João Moutinho (Ruben Amorim, 84'); Yannick (Varela, 65'), Hugo Almeida e Nani.
Treinador: José Couceiro
Bélgica – Bailly; De Roover, Lombaersts, Vermaelen e Pocognoli; Vanden Borre (Overmeire, 89'), Fellaini e Vertonghen; Blondel (De Mul, 75'), Martens (Haroun, 86') e Mirallas.
Treinador: Jean-François De Sart
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Hugo Almeida (17'), Mirallas (19') e João Moutinho (36').

HOLANDA ENTRA A GANHAR
No outro encontro relativo ao grupo A, a selecção da casa começou a prova com o pé direito. A selecção'laranja' venceu Israel, por 1-0, e assumiu a liderança do agrupamento. Maduro marcou o tento solitário da partida logo aos dez minutos.

Próxima jornada
(quarta-feira)
Bélgica - Israel (17.15, TVI)
Holanda - Portugal (19.45, TVI)

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Bruno Pinto disse...

Pedro, Portugal hoje desiludiu-me. Não vi o jogo, portanto refiro-me apenas ao resultado, embora tenha ouvido dizer que a exibição também não foi por aí além. Com os jogadores fantásticos que temos, como Veloso, Nani ou Moutinho, esperava muito mais. Continuo, todavia, a pensar que somos um dos favoritos ao título europeu sub-21. Seria espectacular para o nosso futebol. Abraço.

Anónimo disse...

Fantástico Miguel Veloso. É sem dúvida dos meus jogadores preferidos a actuar em Portugal e este sim garanto-vos vai ser grande estrela mundial. Um pêndulo no meio-campo, de jogo fácil e simples, mas sempre com uma objectividade e fluidez sensacionais... Deixem-no crescer. Quanto ao jogo em si digo que fiquei surpreendido com a grande qualidade técnica do ataque belga. Muito desinibidos e sem medo de arriscar mostraram fenomenais capacidades ofensivas explorando os flancos, com Filipe Oliveira a ver navios por diversas vezes e a ser Miguel Veloso a tentar remediar sucessivos erros dos laterais. O contra, mas que também já não é novidade nos belgas foi a excessiva dureza dos seus defesas, jogando incessantemente no limite do cartão amarelo ou vermelho. Desnecessário! Portugal não esteve de facto bem, nem ao nível que esta equipa poderia e deveria estar, mas com a Holanda creio que será diferente. A Holanda é uma equipa com um estilo mais semelhante e que não jogará tão duro como os belgas deixando mais espaço à criatividade dos lusos. Refira-se no entanto que existe um grande fosso nesta nossa Selecção. Meio-campo e frente de ataque excelente, mas a nossa defesa não está ao nível do resto.