segunda-feira, 2 de junho de 2008

Internacional: Lusos ganhadores além-fronteiras

Esta semana inicia-se o Europeu de futebol e todos nós, portugueses, desejamos que a Selecção Nacional seja uma das protagonistas do evento, à semelhança das duas edições anteriores. Se os pupilos de Scolari conseguirem prestações tão positivos como os emigrantes do nosso futebol que estão espalhados pela Europa, então os adeptos lusitanos podem estar confiantes numa boa campanha.
Analisando as provas dos países do 'Velho Continente' - e até internacionais - onde jogam portugueses, chega-se à conclusão que apenas na Alemanha e na Turquia não houve celebrações na língua de Camões.
No total, 31 futebolistas nacionais podem gabar-se de ter conquistado títulos no estrangeiro na presente temporada. E alguns deles arrebataram até mais que um troféu.
Cristiano Ronaldo e Nani surgem no topo destas lista. Os dois extremos do Manchester United juntaram três títulos ao seu currículo, sendo que um deles, a Liga dos Campeões, é o expoente máximo do futebol europeu. Mas estes não foram os únicos a ganhar mais que um título.
Na Roménia, na Sérvia e na Suíça houve 'dobradinhas' com contribuição nacional. O grande contigente de portugueses do Cluj, Ednilson e Moreira, pelo Partizan, e Carlitos, ao serviço do Basileia, juntaram ao Campeonato a conquista das respectivas Taças.
Por fim, no que a mais do que um troféu ganho esta temporada diz respeito, Antunes conquistou a Taça e a Supertaça de Itália com as cores da Roma.
Para além destes, muitos outros conquistaram um título nos mais diversos países: França, Espanha, Inglaterra, Chipre e Bulgária.

LISTA COMPLETA DOS EMIGRANTES TITULADOS EM 2007/2008:

- ESPANHA
Pepe (Real Madrid)- Campeonato
MIGUEL e Caneira (Valência) - Taça do Rei
Duda (Sevilha) - Supertaça








- FRANÇA
PAULETA (Paris SG) - Taça da Liga







- ITÁLIA

Maniche, PELÉ e Figo (Inter Milão) - Campeonato
Antunes (Roma) - Taça e Supertaça






- INGLATERRA
Nani e Cristiano Ronaldo (Manchester United) - Liga dos Campeões, Campeonato e Supertaça
Pedro Mendes (Portsmouth) - Taça
RICARDO ROCHA (Tottenham) - Taça da Liga



- SUÍÇA
Carlitos (Basileia) - Campeonato e Taça


- SÉRVIA
Ednilson e Moreira (Partizan) - Campeonato e Taça


- ROMÉNIA
Nuno Claro, Tony, Cadú, Amoreirinha*, Fredy, Manuel José, ANDRÉ LEÃO, Dani, Semedo e Pedro Oliveira (Cluj) - Campeonato e Taça





- CHIPRE

Paulo Costa e Luís Loureiro* (Anorthosis) - Campeonato
Hélio Pinto e Nuno Morais (APOEL) - Taça



- BULGÁRIA
ZÉ RUI (CSKA Sófia) - Campeonato

* não concluíram a temporada

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: