quinta-feira, 26 de junho de 2008

Euro'2008: Super-Espanha alcança final


A formação do país de 'nuestros hermanos' repetiu o triunfo sobre a Rússia na fase de grupos, desta feita por 3-0, e garantiu um lugar na final do Europeu, algo que não acontecia há 24 anos.
Depois da estrondosa vitória ante os holandeses, os russos ficaram muito aquém das expectativas na meia-final. Arshavin, Pavlyuchenko e Zhirkov foram presas fáceis para um bem organizado conjunto espanhol e, praticamente, nunca conseguiram incomodar Casillas.

A primeira metade foi mais calma do que o esparado. O domínio de jogo foi repartido, apesar de algum ascendente da Espanha, mas sem verdadeiras situações de perigo junto das balizas.

Porém, tudo mudou no segundo tempo. Xavi, bem assistido pelo seu colega Iniesta, também do Barcelona, deu vantagem aos espanhóis. A partir daí, o jogo alterou-se por completo, ganhado um sentido único: a baliza de Akinfeev.

As oportunidades surgiram com maior frequência e, de forma natural, o marcador foi-se avolumando. Guiza (73') e David Silva (82') fizeram o 'gosto ao pé', fixando o resultado final em 3-0.

Os números são esclarecedores quanto à justiça do vencedor e a Espanha acaba igualmente por ser uma justa finalista, atendendo a toda a campanha efectuada na prova. É de salientar que a formação orientada por Luís Aragonés atinge o derradeiro jogo da competição sem ter registado qualquer derrota.

Foto: Hugo Santos

Sem comentários: