quinta-feira, 5 de junho de 2008

História: Turquia, adversário talismã

Se há conjuntos que são autênticas 'bestas negras' para a Selecção Nacional - casos da Itália e da França -, outros revelam-se como oponentes de ouro. É o caso dos turcos.
A 'equipa das quinas' mediu forças com a Turquia por duas vezes em fases finais de Europeus, 1996 e 2000, saindo desses confrontos com um 'sorriso nos lábios'. Resta esperar agora que, no próximo sábado, prevalença o ditado que diz não 'existem duas sem três'...
Como curiosidade aqui ficam os embates anteriores dos lusos perante este antagonista:

EURO'96 (Inglaterra) - 14 Junho de 1996

PORTUGAL - TURQUIA, 1-0
O Campeonato da Europa de 1996 foi a primeira grande competição em que participou a chamada 'geração de ouro'. Da equipa portuguesa faziam parte nomes, alguns ainda jovens, que 'davam cartas' no futebol europeu, como Vítor Baía, Fernando Couto, Paulo Sousa, Figo, Rui Costa e João Pinto, entre outros. António Oliveira era o seleccionador.
Portugal encontrou a Turquia no segundo jogo da fase de grupos. Este desafio era fundamental para ambos os conjuntos, uma vez que nenhum deles havia vencido a partida inaugural. Os lusos haviam empatado com a Dinamarca, enquanto que que os turcos tinham sido derrotados pela Croácia.
Num prélio bastante complicado, os portugueses acabariam por concretizar o objectivo dao triunfo. Fernando Couto aproveitou um ressalto na área adversária para apontar, aos 66 minutos, o tento vitorioso.

EURO'2000 (Bélgica e Holanda) - 24 Junho de 2000

PORTUGAL - TURQUIA, 2-0
Humberto Coelho era o treinador de uma equipa recheada de talento e já com maior experiência do que a de 1996.
A Selecção Nacional estava em alta na competição, com três vitórias nos três jogos da fase de grupos (Inglaterra, Roménia e Alemanha). Nos quartos-de-final, Portugal cruzou-se com a Turquia, numa partida cheia de incidências.
Alpay foi expulso, à meia-hora, o que facilitou a missão lusa. À beira do intervalo, as emoções ficaram ao rubro. Primeiro, Nuno Gomes colocou a 'equipa das quinas' em vantagem, aos 44 minutos, após uma boa combinação entre Rui Costa e Figo. Logo de seguida, Vítor Baía brilhou a grande altura, ao defender uma grande penalidade de Arif.
Na fase inicial do segundo tempo, aos 56 minutos, Nuno Gomes bisou, com um cabeceamento perfeito, a concluir uma brilhante jogada de Figo.
Portugal carimbou, assim, justamente, a passagem às meias-finais da prova. Curiosamente, o marcador dos golos lusos é o único jogador ainda ao serviço da Selecção. Seria excelente vê-lo repetir a proeza...

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

Nuno disse...

Portugal tem todas as condições para vencer a Turquia. Embora possa ser um adversário perigoso, o talento dos jogadores portugueses pode fazer a diferença e fazer com que a selecção entre com o pé direito. Eu não arrisco fazer prognósticos enquanto não vir como é que a selecção se porta. Este primeiro jogo pode ser uma janela para aquilo que a selecção pode fazer.

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

Não sei porquê, está-me cá a cheirar que o europeu vai começar em grande com Portugal a levar 3 no saco dos turcos. Que é para arrefecer os animos dos adeptos portugueses que andam por aí como se já tivessem ganho qualquer coisa.

Mário Ventura disse...

O teu blogue foi adicionado à lista de favoritos do nosso FINTA & REMATA (http://www.FintaeRemata.com)

Saudações Desportivas