domingo, 29 de junho de 2008

Euro'2008: Espanha é campeã europeia

A selecção espanhola é a nova detentora do título máximo do futebol europeu, tendo derrotado a Alemanha, na final, por 1-0.
Num jogo claramente dominado por 'nuestros hermanos', Fernando Torres foi o autor do tento que valeu a conquista do troféu que fugia à Espanha há 44 anos.
Os espanhóis terminaram a prova sem sofrer qualquer derrota, foram a equipa que apresentou o futebol mais compacto e acabam por ser uns justos vencedores.

Lista de vencedores dos Campeonatos da Europa:
1960 - U.R.S.S.
1964 - Espanha
1968 - Itália
1972 - R.F.A.
1976 - Checoslováquia
1980 - R.F.A.
1984 - França
1988 - Holanda
1992 - Dinamarca
1996 - Alemanha
2000 - França
2004 - Grécia
2008 - Espanha

Títulos em resumo:
ALEMANHA
- 3 (2 sob R.F.A.)
França e Espanha - 2
U.R.S.S., Itália, Checoslováquia, Holanda, Dinamarca e Grécia - 1


Nota: Amanhã não perca uma análise mais detalhada ao sucesso espanhol

4 comentários:

Bruno Pinto disse...

Apesar de historicamente nunca torcer pelos espanhóis, desta vez vibrei mesmo com a sua vitória e festejei inclusivamente o belo golo de Fernando Torres. Foi um triunfo do futebol bem jogado sobre o futebol insabido, do futebol ofensivo sobre o futebol cauteloso. Após a vitória do anti-futebol grego em 2004, o título para a Espanha é uma lufada de ar fresco no futebol europeu.

Parabéns a todos os jogadores espanhóis, sua equipa técnica e adeptos. A Espanha foi a melhor equipa deste Europeu e mereceu amplamente esta consagração. Melhor em campo no jogo de hoje, quanto a mim: Iniesta.

Anónimo disse...

Bom de facto a Espanha foi um justo vencedor. A Alemanha não tem futebol para ser campeã, apesar de ter chegado á final. Têm um futebol muito pouco tecnicista, mas relativamente eficaz usufruindo da estatura dos seus jogadores. Até poderiam ter sido campeões se a Espanha tivesse um Ricardo na baliza, mas para nosso azar ele estava na nossa baliza e assim fica para a proxima...

Nuno disse...

Não vi o jogo, mas fiquei satisfeito por a Espanha se ter consagrado campeã da Europa em 2008.

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

Pois é