quarta-feira, 25 de junho de 2008

Euro'2008: Vitória da eficácia alemã

A Alemanha é a primeira equipa a garantir a presença na final do Campeonato da Europa de 2008, após bater a Turquia, por 3-2.

Os turcos entravam nesta partida bastante enfraquecidos, uma vez que tinham nove baixas, entra as quais Nihat, Tuncay, Volkan. No entanto, a formação comandada por Terim entrou bastante bem no jogo. Aos 22 minutos, Boral deu vantagem à Turquia, já depois de Kazim ter acertado na trave da baliza germânica, dez minutos antes.

A superioridade turca no marcador seria, porém, sol de pouca dura. Quatro minutos após o tento inaugural, na primeira investida alemã à baliza turca, Schweinsteger restabeleceu a igualdade, a passe de Podolski.

Até ao intervalo, a Turquia esteve sempre por cima na partida e poderia ter ido para o período de descanso em vantagem. No final do primeiro tempo, a estatística dos remates revelava bem a tendência da partida: 15 remates turcos contra três dos alemães. Da 'estrela' maior da Alemanha, Ballack, nem sinal...

Na etapa complementar, o desgaste físico da equipa de Terim fez-se sentir e o seu futebol perdeu fulgor. Mas isso não significou pressão germânica. Aliás, os pupilos de Low só inverteram o marcador devido a um erro de Rustu, que saiu de forma precipitada a um cruzamento, deixando-se antecipar por Klose, aos 79 minutos.

Todavia, estavam longe de estar fechadas as contas da partida. Aos 86 minutos, Semih Senturk, uma das revelações deste Euro, restabeleceu a igualdade e a possibilidade de prolongamento ficou a pairar no ar. No entanto, tal não viria a acontecer. Já em período de descontos, o lateral-esquerdo Lahm subiu no terreno, tabelou com um companheiro e fez o 3-2 para a 'Mannschaft', apurando-a para a sexta final da sua história.

Em suma, foi a vitória do conjunto mais eficaz, perante uma Turquia que, mesmo limitada, realizou uma excelente partida e merece um aplauso pela prestação evidenciada no certame.

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Ricky_cord disse...

Pelo que (não) fez neste jogo, seja contra quem for, espero que a Alemanha saia derrotada da final de domingo. Para bem da beleza que o espectáculo do futebol tem que continuar a ter.

Bruno Pinto disse...

Eu sou sincero: detesto o futebol da Alemanha e, como amante de futebol bonito, lamento que tenham chegado a mais uma final de uma grande competição. Eles têm muito mérito, são organizados e competentes, embora pouco talentosos, mas fazem a diferença. Mesmo com gerações longe das melhores que tiveram, continuam a fazer, muitas vezes, óptimas prestações. Temos que lhes tirar o chepéu mas que irrita bastante, lá isso irrita...