sábado, 7 de junho de 2008

Euro'2008: Portugal estreia-se com vitória

A Turquia revelou-se novamente um adversário talismã para as cores nacionais. Portugal venceu (2-0) e convenceu no seu primeiro jogo no Campeonato da Europa.
Não obstante ter controlado praticamente todo o jogo, a Selecção Nacional não conseguiu criar grande perigo durante a primeira meia-hora. A excepção aconteceu num lance em que Pepe acertou na baliza turca, aos 16 minutos, mas viu o golo ser-lhe anulado por fora de jogo.
A partir da meia-hora, os lusos superiorizaram-se categoricamente, encostando a Turquia 'às cordas', e estiveram perto de marcar antes do intervalo. Ronaldo (remate ao poste na cobrança de um livre) e João Moutinho poderiam ter dado vantagem a Portugal antes do descanso.
Se a etapa inicial terminou com os portugueses em cima do adversário, a segunda metade começou da mesma forma. Nuno Gomes, bastante azarado, acertou no poste da baliza de Volkan logo nos minutos iniciais. A Selecção Nacional carregava e viria a ser premiada aos 61 minutos. Pepe subiu no terreno, tabelou com Nuno Gomes, e na cara do guardião turco abriu a contagem.
Quatro minutos depois, Nuno Gomes voltou a estar perto de festejar um tento. Após um cruzamento da esquerda de Cristiano Ronaldo, o ponta-de-lança cabeceou à trave da baliza de Volkan.
Com o passar dos minutos, os turcos foram subindo no terreno em busca da igualdade. No entanto, Portugal mostrava-se consistente defensivamente e era mais perigoso em rápidos lances de transição. Foi na sequência de uma jogada de contra-ataque que, já em período de descontos, Raúl Meireles - que havia substituído Simão - fez o 2-0, depois de um espectacular trabalho de João Moutinho.
Com este resultado, a 'equipa das quinas' lidera o Grupo A, em parceria com a República Checa, que bateu a Suíça por 1-0, golo de Sverkos, aos 70 minutos.
'Estrelas' já se sabia que tínhamos e se dúvidas existiam em relação ao valor do conjunto, estão agora dissipadas: temos equipa!

Breve apreciação individual aos portugueses:


RICARDO
Não foi chamado a grandes intervenções e esteve quase sempre bem. Teve apenas uma falha, numa saída em falso a um cruzamento do lado esquerdo.

BOSINGWA
Grande actuação. Sempre impecável a defender, foi também um precioso auxílio no aspecto ofensivo enquanto o nulo se manteve.

PEPE
Para além de ter rubricado exibição segura na defesa, apontou o tento que abriu caminho à vitória da equipa. Parecia estar talhado para marcar neste jogo, pois já vira um golo ser-lhe invalidado.

RICARDO CARVALHO
Basta dizer que esteve ao seu nível: grande, como sempre!

PAULO FERREIRA
Esteve quase sempre certinho a defender. Era o que lhe era pedido...

PETIT
Raçudo e combativo, como é seu timbre, cumpriu o seu papel e ganhou várias bolas aos turcos.

JOÃO MOUTINHO
Não entrou muito bem na partida, mas foi subindo de produção. E que subida... Trabalhou muito defensiva e ofensivamente e a sua intervenção no segundo golo é notável!

DECO
Mostrou que Portugal pode contar com ele neste Europeu. Jogou e fez jogar,
evidenciando toda a capacidade técnica e visão de jogo que lhe são reconhecidas.

SIMÃO
Foi o jogador do sector atacante que entrou melhor na partida. Esteve em bom plano, mas com a troca de flanco, da esquerda para a direita, desapareceu um pouco do jogo. Substituído por Raúl Meireles aos 83 minutos.

CRISTIANO RONALDO
Não começou bem, mas foi subindo paulatinamente, sobretudo a partir do momento em que se encostou ao lado esquerdo. Atirou uma bola ao poste na cobrança de um livre, fez duas boas jogadas individuais e iniciou o lance do 2-0. Acabou a ponta-de-lança, após a saída de Nuno Gomes.

NUNO GOMES
Teve missão ingrata na primeira parte, pois o jogo quase não lhe chegou. Na segunda metade 'ganhou' o prémio de jogador azarado, ao acertar no poste e na trave. Merecia melhor sorte, mas acabou por ser ele a isolar Pepe para o primeiro golo. Saiu aos 68 minutos para dar lugar a Nani.

NANI
Não entrou bem na partida e ainda foi vítima de uma entrada dura de um turco. Apenas um lance de registo com uma boa iniciativa individual na zona frontal culminada com um remate fraco.

RAÚL MEIRELES
Jogou os últimos sete minutos para dar mais força ao meio-campo e acabou por fazer mais do que aquilo a que estava incumbido: fez o 2-0 e estreou-se a marcar pela Selecção.

FERNANDO MEIRA
Somente dois minutos em campo...

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

Bruno Pinto disse...

Excelente jogo da Selecção Nacional, a superar as expectativas que recaíram sobre si. Destaque para o magnífico desempenho colectivo, onde sobressaíram Moutinho, Pepe e Deco. A jogar assim, somos o principal candidato à vitória. Não, não é patriotismo, é a realidade.

Anónimo disse...

Vá lá, safaram-se bem. Pode ser que continuem assim até, pelo menos, à próxima fase.
O Nuno Gomes é que, pelos vistos, desistiu de marcar golos à uns anitos.

Anónimo disse...

Sinceramente superou as minhas expectativas! Não esperava ver Portugal jogar de forma tão "fria", lúcida e simples. Normalmente complicamos o que até é simples, mas surpreendeu-me essa fluidez de processos. Parabéns e continuem assim.
Quanto ao outro jogo não pude deixar de ter muita pena pela derrota suiça. O Diego Benaglio é curiosamente um guarda-redes no qual denoto muita qualidade e fico triste pelas condições desta derrota. A Suiça foi superior a meu ver e a lesão de Frei foi um momento muito mau para jogo inaugural deste Euro. A tarefa da Selecção helvética passar adivinha-se agora ser uma missão impossível ainda mais sem o experiente Frei na frente.