segunda-feira, 9 de junho de 2008

História: República Checa não traz boas recordações

Portugueses e checos encontraram-se por uma vez em fases finais de Europeus e a Selecção Nacional não guarda uma memória positiva desse confronto, pois saiu derrotada.

EURO'96 (Inglaterra) - 23 de Junho de 1996
PORTUGAL - REPÚBLICA CHECA, 0-1
Foi no Villa Park (Birmigham), estádio do Aston Villa, que lusos e checos se encontraram nos quartos-de-final do Campeoanto da Europa de 1996.
Portugal tinha vencido o Grupo D, do qual faziam também faziam parte a Croácia, a Dinamarca e a Turquia, e tinha pela frente a República Checa, segunda classificada do Grupo C. A equipa checa estava a ser uma das grandes sensações da prova, pois havia derrotado a Itália na fase de grupos, num agrupamento que incluía ainda a Alemanha e a Rússia.
A boa campanha lusitana criou um clima de euforia à volta da Selecção Nacional, mas que terminaria em desilusão. A República Checa concedeu a iniciativa de jogo aos portugueses, apostando no contra-ataque. Os pupilos de António Oliveira foram incapazes de furar a bem organizada defensiva contrária e no início do segundo tempo foram surpreendidos por um soberbo golo de Poborsky. O extremo-direito, que seria contratado de imediato pelo Manchester United e mais tarde passaria pelo Benfica, viu Vítor Baía adiantado e com um magnífico chapéu fez o tento que sentenciou a partida. Este seria, aliás, um dos mais bonitos tentos da história dos Europeus.
Como curiosidade, aqui ficam os nomes dos jogadores utilizados por António Oliveira nesse embate: Vítor Baía; Secretário, Fernando Couto, Hélder e Dimas; Oceano (Folha, 65'), Paulo Sousa e Rui Costa; Figo (Cadete, 82'), João Pinto e Sá Pinto (Domingos, 46').

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente perdemos cos checos e acabamos em segundo lugar do grupo, o que já não era nada mau.

Anónimo disse...

Como se contacta consigo senhor pedro barata? Qual o seu mail?

Abraço

Martins

PB disse...

Poderá contactar-me através do e-mail que está no blog: r.bola@sapo.pt
ou entao deixar o seu contacto, que obviamente não colocarei visível no blog.
Um abraço

Bruno Pinto disse...

Portugal vai ganhar. Seguro!!