quinta-feira, 10 de abril de 2008

Taça UEFA: Desilusão em Alvalade


Terminou, esta quinta-feira, a campanha europeia do Sporting. Os 'leões' perderam com o Glasgow Rangers, por 2-0, e foram afastados da prova.
Nos restantes jogos da ronda, há a destacar as qualificações de Fiorentina e Bayern de Munique, conjuntos que haviam registado igualdades caseiras a uma bola, no jogo da primeira mão.
Os italianos foram ao reduto do PSV Eindhoven vencer por 2-0, com golos do romeno Mutu. Por sua vez, os germânicos sofreram a bom sofrer para garantir o apuramento, perante o surpreendente Getafe. Jogando em superioridade numérica desde os sete minutos, por expulsão do espanhol De la Red, os bávaros levaram a eliminatória para prolongamento no derradeiro minuto do tempo regulamentar, graças a um tento de Ribery. Na meia-hora suplementar tudo parecia indicar que a formação dos arredores de Madrid iria seguir em frente, quando aos 116 minutos vencia por 3-1. Mas dois remates certeiros, e já inesperados, de Luca Toni (117' e 120') colocaram o super-favorito Bayern nas meias-finais.
No outro embate dos quartos-de-final, os russos do Zenit foram derrotados em casa pelo Bayer Leverkusen, por 1-0, mas nunca tiveram a eliminatória em risco, depois da robusta vitória (4-1) alcançada na Alemanha.

SPORTING - GLASGOW RANGERS (Esc.), 0-2 (0-2, no total)
(Darcheville, 60'; Wittaker, 90')

O conjunto português tinha tudo a seu favor para seguir em frente na Taça UEFA, mas não confirmou o favoritismo com que partia para o encontro da segunda-mão. O receio evidenciado pelo Sporting na etapa inicial, alguma falta de sorte e a diferença de eficácia revelada pelos dois conjuntos estiveram na base da eliminação leonina.
Nos primeiros 45 minutos, os 'leões' controlaram a partida, não permitindo aos escoceses levar o perigo à baliza de Rui Patrício. Contudo, o Sporting arriscou pouco, pese embora ter estado perto do golo, num cabeceamento de Liedson ao poste.
Na etapa complementar, o conjunto 'verde-e-branco' entrou com tudo, encostando o Rangers às 'cordas' e criando alguns lances perigosos. Porém, no melhor período leonino na partida, os escoceses num rápido contra-ataque, e aproveitando falha da defensiva portuguesa, abriram o activo por intermédio de Darcheville, ao minuto 60.
Faltava meia-hora para jogar, mas a eliminatória ficou praticamente decidida. Paulo Bento alterou o sistema táctico de 4-4-2 para 3-4-3, o Sporting tentou chegar à igualdade, mas mais com o coração do que com a cabeça. O Rangers fechou-se 'na toca' e, em mais um rápido contra-golpe, ampliou ainda a vantagem ao minuto 90.

OUTROS RESULTADOS DOS QUARTOS-DE-FINAL:

ZENIT (Rus.) - Bayer Leverkusen (Ale.), 0-1 (4-2, no total)
Getafe (Esp.) - BAYERN MUNIQUE (Ale.), 3-3 (a.p.) (4-4, no total)
PSV Eindhoven (Hol.) - FIORENTINA (Itá.), 0-2 (1-3, no total)

Foto: Hugo Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Era o resultado inevitavel, se não perdessem com o glasgow iam ser eliminados na próxima ronda, por isso foi dar ao mesmo.

Anónimo disse...

Esta equipa do sporting mete dó. É puro sado-masoquismo desportivo. Haja coração e espirito de sofrimento entre os adeptos deste clube do quase.

Abraço

Bruno Pinto disse...

Foi pena o Sporting ter sido afastado com uma equipa que mostrou ser inferior... Tinha boas hipóteses de arrecadar a Taça UEFA. É pena para o futebol português.
Pedro, tenho estado ausente destas lides da net mas qualquer dia vou voltar com mais força e empenho... Lol.
Grande abraço para ti.

Anónimo disse...

A conversa é sempre a mesma. Foi pena o Sporting ter sido afastado por uma equipa inferior. Foi pena o Porto ter sido afastado por uma equipa inferior. Foi pena o Benfica ter sido afastado por equipa inferior. Enquanto não abandonarmos este cinico complexo de superioridade futebolistico, esses tais clubes «inferiores» vão amealhando trofeus e nós vamos continuando a lamentar o nosso triste fado.

Nuno disse...

O que eu temia acabou por se revelar. Nunca achei que o empate a 0 na Escócia fosse um bom resultado. Ao mínimo deslize por parte do Sporting e era o fim.

A questão se o Sporting foi eliminado por uma equipa inferior parece-me ser uma falsa questão. Se no conjunto dos dois jogos foi o Glasgow Rangers que saiu vencedor, parece-me lógico concluir que o Glasgow Rangers foi a equipa mais forte.

Um abraço,
Nuno.