segunda-feira, 14 de abril de 2008

Factos e curiosidadades... (especial Taça de Portugal)

Benfica, Porto, Sporting e Vit. Setúbal são os semi-finalistas da Taça de Portugal. O facto de estes quatro emblemas estarem juntos nesta fase da competição não é inédito na História. Este cenário verificou-se uma vez. É, no entanto, necessário recuar muitos anos para recordar esse momento. Foi na longínqua época de 1942/43 (quinta edição da prova) que ‘águias’, ‘dragões’, ‘leões’ e sadinos estiveram em simultâneo nesta etapa da prova.
Curiosamente, os embates das meias-finais dessa temporada foram os mesmos da actual edição. A única diferença é que, há 65 anos, o confronto entre os 'eternos rivais' de Lisboa teve como palco o recinto dos 'encarnados', ao contrário do que agora sucede, visto que desta vez o conjunto leonino é o anfitrião.
No ‘derby’, o Benfica impôs-se ao Sporting, por 3-2, enquanto que na cidade do Sado, os vitorianos golearam os 'dragões' por números impensáveis nos dias de hoje: 7-0.
O clube da Luz e o Vit. Setúbal chegaram, assim, ao derradeiro jogo da competição. As 'águias' acabaram por arrebatar o troféu, pela segunda vez no seu historial, após um concludente triunfo, por 5-0, na final.

Sem comentários: