quarta-feira, 16 de abril de 2008

Taça de Portugal: Sporting junta-se ao Porto em jogo fantástico

Os 'leões' juntaram-se aos 'dragões' na final do Jamor, a 18 de Maio, após um espectacular triunfo sobre o Benfica, por 5-3, num dos jogos mais memoráveis dos últimos anos.
Por sua vez, o Porto já tinha ido a Setúbal golear a equipa local (3-0), na primeira meia-final.

SPORTING - BENFICA, 5-3
(0-1, Rui Costa, 19'; 0-2, Nuno Gomes, 30'; 1-2, Yannick, 69'; 2-2, Liedson, 76'; 3-2, Derlei, 79'; 3-3, Rodriguez, 82'; 4-3, Yannick, 86'; 5-3, Vukcevic, 90'+3')

O País assistiu a um dos mais espectaculares espectáculos futebolísticos no jogo de Alvalade. Muitos golos e muita emoção num verdadeiro 'derby' à moda antiga.
O Benfica foi quem entrou melhor na partida, trocando bem a bola e levando mais perigo até à área adversária, com Di Maria, substituto de Cardozo no 'onze', em destaque. À meia-hora já os 'encarnados' venciam por dois zero, com golos de Rui Costa e Nuno Gomes, e a eliminatória parecia sentenciada. Puro engano.
A segunda parte foi completamente distinta da etapa inicial. As 'águias' foram recuando e os 'leões' subindo cada vez. Chalana tardou a mexer na equipa - e quando o fez, fê-lo mal -, ao contrário de Paulo Bento, que jogou as 'cartas' adequadas no momento certo. Especialmente, a partir da saída do esgotado Di Maria - entrou Sepsi não se percebeu para onde -, o Sporting encostou completamente o Benfica no seu último reduto e adivinhava-se o tento leonino. Só que não foi apenas um. Embalados pelo primeiro golo, de Yannick, os ´leões' conseguiram operar a reviravolta em dez minutos, com remates certeiros de Liedson e Derlei.
Mas as contas do jogo estavam longe de estar fechadas, não obstante faltar somente uma dezena de minutos para jogar. Cristian Rodriguez ainda igualou o marcador, mas os 'leões' eram, sem dúvida, o conjunto mais forte e Yannick e Vukcevic, este já em período de descontos, estabeleceram o resultado final no 5-3.
Em suma, tratou-se de uma vitória merecida do Sporting, pela qualidade da segunda parte e, sobretudo, pela crença e força psicológica que a equipa teve durante toda a segunda metade. Muitas vezes criticado pelos adeptos leoninos, Paulo Bento tem, desta feita, que ser elogiado, pois o triunfo tem o seu 'dedo'.
Por sua vez, o Benfica, embora tenha algumas razões de queixa da arbitragem (um penalty por assinalar, sobre Luisão, no final da primeira parte, e o último golo leonino resultante de uma falta não marcada), foi, justamente, penalizado pela mudança de atitude e postura em campo nos derradeiros 45 minutos.

VIT. SETÚBAL - PORTO, 0-3
(Jorginho, 37'[p.b.]; Lucho, 51' e 60')

Com o título de campeão nacional no bolso, o clube do Dragão mostrou na cidade do Sado que continua com fome de troféus. O Porto foi, como habitualmente, um conjunto organizado e concentrado, ao passo que o Vit. Setúbal esteve longe da produção evidenciada na maioria dos jogos da presente temporada.
Os vitorianos conseguiram manter a eliminatória em aberto até aos 37 minutos. Até aí, os azuis-e-brancos' controlavam os acontecimentos, mas sem causar grandes calafrios à defensiva setubalense. Depois desse minuto, momento do auto-golo de Jorginho, a superioridade portista ficou claramente patente.
A equipa de Carlos Carvalhal nunca deu sinais de inverter o rumo dos acontecimentos e sofreria ainda mais dois golos na etata complementar. Lucho bisou (no primeiro golo do argentino com algumas responsabilidades de Eduardo) e elevou as contas para um 3-0 final, que não deixa dúvidas em relação à justiça do vencedor.

Fotos: Hugo Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Um jogo espectacular que me fez lembrar o 3-6 do benfica aqui a uns anos Pedro, penso que também te recordarás, no entanto desta vez o resultado foi favoravel ao Sporting e por isso está de parabens. Sou do benfica mas independentemente disso, acho que o futebol português precisa de emoção e este jogo foi de facto emotivo. Parabens ao Sporting e ao futebol Português.
Abraço amigo

Anónimo disse...

Foi um jogo espectacular, eu diria, o jogo do ano. Duas equipas que têm feito uma época mediocre protagonizaram um grande espectáculo. Concordo plenamente com o resumo dos factos feito pelo Pedro.O resultado acaba por ser justo, porque o Sporting foi quem mais acreditou e quem mais lutou para chegar a vitória. Força Pedro continua .
abraço

José Albino disse...

Acima de tudo foi um excelente espetaculo de futebol. Onde deu para ver o que e necessario para ter uma equipa vitoriosa. Neste Jogo o slb entrou bem, a meu fruto da maior qualidade dos jogadores do benfica, Nomeadamente christian rodriguez, di maria, rui costa. Na segunda parte, nota se a influencia que faz um bom treinador. Neste caso quem ganhou o jogo foi sem duvida Paulo Bento. Chalana, nao soube fazer o mais facil que era manter a equipa consistente e perdeu-se tudo no intervalo. Alem da subsituicao desastrosa de por o Sepsi (sem nenhum objectivo) pergunto-me o que sera que ele disse aos jogadores no intervalo....
NOTA: Nao querendo culpabilizar o chalana, pois para a historia o treinador principal do slb e neste jogo o sheu. Pergunto-me como e possivel entregar o futebol do Benfica a amadores...

Nuno disse...

De facto, por tudo aquilo que o Sporting fez na 2ª parte, a vitória dos "leões" foi merecida. Ver a prestação do Sporting na primeira parte, aliada ao resultado de 2-0, esperava-se que a passagem do Benfica à final era inevitável. No entanto, a mudança de atitude do Sporting e a quebra abismal do Benfica permitiram a reviravolta, num jogo que vai ficar para a História, não só pelo resultado, como também pela emoção que proporcionou.

Um forte abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

Isto é que é um derby, muitos golos, emoção e reviravoltas