domingo, 20 de abril de 2008

Bwin Liga: Vit. Guimarães consolida segundo lugar

'Quem ri por último, ri melhor'. Este velho ditado adequa-se aos vimaranenses, que abriram a ronda a empatar, mas viram os seus concorrentes directos perder.
Em Coimbra, Vit. Guimarães e Académica registaram um nulo, numa partida equilibrada e com resultado justo. Perante este cenário, a equipa de Manuel Cajuda tinha o segundo lugar em risco, caso o Sporting triunfasse em Leiria. No entanto, o inesperado aconteceu e não só os minhotos mantiveram o posto, como ainda ampliaram a vantagem para 'leões' e 'águias'.
Motivado pelo triunfo sobre o Benfica a meio da semana, o conjunto de Alvalade desiludiu em Leiria, perante o último classificado, sendo goleado (4-1). Harrison, Paulo César (com dois golos) e N'Gal destroçaram a defesa leonina e deixaram o Sporting a três pontos do Vit. Guimarães.
Sabendo das escorregadelas dos adversários na luta pelo segundo posto, o Benfica não conseguiu ganhar-lhes pontos, saindo derrotado do Dragão, por 2-0. O Porto foi claramente superior e voltou a contar com a inspiração de Lisandro. Mais uma vez, o argentino foi decisivo, apontando os dois tentos 'azuis-e-brancos'.
Na luta pela Europa, Belenenses e Marítimo deram um passos importantes nesta ronda. Os 'azuis' golearam o Vit. Setúbal, por 5-0, e subiram ao quinto posto, por troca com os sadinos. Na próxima jornada, os pupilos de Jorge Jesus deslocam-se à Luz, com o Benfica somente a três pontos de distência. Por sua vez, os insulares começaram a perder, mas acabaram por golear o Braga (4-1), com golos de Marcinho, João Luiz e Mossoró. Para além dos três pontos averbados, os 'verde-rubros' afastaram praticamente os minhotos da luta europeia.
Por fim, na fuga à despromoção, Estrela da Amadora, Naval e Académica estão no bom caminho, após empates positivos. Os 'tricolores' registaram um nulo no terreno do Leixões e os figueirenses conseguiram, 'ao cair do pano', um precioso empate a dois no reduto do Paços de Ferreira. Matosinenhenses e pacenses vão, à partida, discutir um lugar pela permanência.
Nota de destaque ainda para o Boavista. Cancelada a greve, os 'axadrezados' bateram o Nacional, por 1-0.

27.ª JORNADA
Académica - Vit. Guimarães, 0-0
Marítimo - Braga, 4-1

(0-1, César Peixoto, 45'[g.p.]; 1-1, Marcinho, 49'; 2-1, Jão Luiz, 55'; 3-1, Mossoró, 67'; 4-1, Mossoró, 68')
Boavista - Nacional, 1-0
(Diakité, 62')
Leixões - Estrela Amadora, 0-0
Paços Ferreira - Naval, 2-2

(1-0, William, 4'; 1-1, Marcelinho, 32'[g.p.]; 2-1, Wesley, 58'; 2-2, Diego, 90')
União Leiria - Sporting, 4-1
(1-0, Paulo César, 14'; 2-0, Paulo César, 19'; 3-0, N´Gal, 83'; 3-1, Liedson, 87'; 4-1, Cadu, 90')
Porto - Benfica, 2-0
(Lisandro, 7' e 81')
Belenenses - Vit. Setúbal, 5-0
(Weldon, 16' e 29'; Zé Pedro, 35'[g.p.]; João Paulo, 86' e 90')

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 69 pontos
2.º Vit. Guimarães 49
3.º Sporting 46
4.º Benfica 45
5.º Belenenses 42
6.º Vit. Setúbal 41
7.º Marítimo 40
8.º Boavista 35
9.º Braga 34
9.º Nacional 32
11.º Estrela Amadora 29
12.º Académica 28
13.º Naval 27
14.º Paços Ferreira 24
15.º Leixões 23
16.º União Leiria 15

MELHORES MARCADORES:
1.º LISANDRO (Porto) - 24 golos
2.º Cardozo (Benfica), Liedson (Sporting), Weldon (Belenenses) e Wesley (Paços Ferreira) - 11
6.º Linz (Braga) e Marcelinho (Naval) - 10
8.º Jorge Ribeiro (Boavista), Zé Pedro (Belenenses) e João Paulo (Leiria*) - 8

Fotos: Hugo Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

E pronto, cá está o sporting que conheço de volta. Aquele que, quando há uma oportunidade de melhorar a situação presente e tudo está a seu favor, leva com 4 golos do ultimo classificado.
Vá lá que o benfica teve de enfrentar o porto, ainda se safaram de voltar pro quarto lugar... pelo menos por enquanto.

José Albino disse...

Parabens ao Guimaraes. Pode ser q eles q facam melhor figura q o scp e que o slb na liga dos campeoes ..

Anónimo disse...

Na verdade a noite até podia ter corrido pior para os benfiquistas( não fosse o Sporting cometer um engano como na semana passada), mas 2-0 é desolador ainda para mais de uma equipa como o Porto... No entanto é preciso relembrar que o benfica nao joga para titulos mas sim para a credebilidade, e quando assim é, então está tudo bem... Falta uma liderança forte no benfica, quer na direcção quer no treinador, pois o chalana quando o ouço falar dá a ideia que é mais um jogador do plantel. O Sporting continua igual a si mesmo, isto é, mediocre.´Só as equipas mediocres é que se comportam assim, quando estão a lutar por um objectivo.

Anónimo disse...

O Chalana foi a vítima encontrada na altura certa pelo presidente do S.L. Benfica, Sr. Luis Filipe Vieira. O Benfica saiu do rumo após a primeira jornada deste campeonato quando decidiram pôr fim prematuro ao trabalho do Fernando Santos. Neste clube sabe-se que não existe estrutura sólida e uma linha directiva e de regras ou leis que o levem a uma glória que já vai longínqua. Perante este cenário só tenho pena que os sócios e benfiquistas não reparem nas jogadas inteligentes do presidente, nos discursos esfarrapados e na imagem desgastada e muito pouco credível do mesmo. Contratações duvidosas, rescições com treinadores na primeira jornada, discursos que visam sempre desviar as atenções do actual momento do clube e atirar sempre culpas ou às arbitragens ou a outros presidentes são o pão nosso de cada dia de um presidente que como se disse e bem, dirige um clube que não visa ganhar competições, mas sim ter "credibilidade". Eu ainda não entendi como podemos ser crediveis se não ganharmos jogos!
Quanto ao jogo de hoje entre o F.C. Porto e o Benfica, o que posso dizer é que o F.C. Porto só não ganhou por mais porque passou a primeira parte e grande parte do jogo com uma calma excessiva a defender atrás do seu meio campo. Jesualdo esteve bem na segunda parte e a equipa começou a pressionar um pouco mais à frente no terreno e creio que foi sempre notória uma gigante diferença entre as equipas neste momento do campeonato.
Quanto ao Vit. Guimarães, deixo aqui a minha palavra de encorajamento a uma equipa que merece tudo o que de bom lhe está a acontecer. Muitos associados que seguem religiosamente o clube e de uma maneira muito pouco comum neste país. É bonito de se ver e muito mais bonito seria se o clube que só depende dele mesmo, conseguisse obter o acesso à Liga dos Campeões.

Nuno disse...

O Sporting, mais uma vez, não soube aproveitar a oportunidade de melhorar a sua classificação. Tem sido sistemático, ao longo deste campeonato, o desaproveitamento dos desaires dos seus adversários. Depois de um jogo fantástico frente ao Benfica, é absolutamente lastimável a prestação frente ao Leiria.

Acerca do Porto-Benfica, já era de esperar uma derrota do Benfica. Todas as acusações de LF Vieira apenas servem para aumentar a sede de vingança e o Porto iria fazer tudo para derrotar o Benfica. Sendo que a sua qualidade de jogo é muito melhor do que a do Benfica (a estabilidade e os níveis de confiança também são outros), um resultado destes era de esperar.

Para terminar, salientar a excelente temporada do V. Guimarães que, por tudo o que tem acontecido com os seus directos adversários, merece estar onde está (2º lugar).

Um abraço,
Nuno.