quinta-feira, 24 de abril de 2008

Opinião: Pela verdade e justiça...

Muitos adeptos portistas não ficarão, por certo, nada incomodados se a sua equipa perder em Guimarães. Esse desfecho complicaria as contas dos rivais Sporting e Benfica. Não acredito, no entanto, que os 'dragões' que entrarem em campo joguem com outro intuito que não o de ganhar. Acima de tudo está o brio profissional dos atletas e estes não admitirão vê-lo beliscado.
Todavia, as declarações de Jesualdo Ferreira, no final do jogo frente ao Benfica, deixaram no ar a possibilidade de o Porto apresentar modificações no seu 'onze' na deslocação à 'cidade-berço'. Esta é a questão que se coloca: será que o campeão nacional fará subir ao relvado o seu melhor onze? As mais recentes notícias apontam para algumas poupanças, casos de Bosigwa e Lucho, entre outros eventuais ausentes. Espero que tal cenário não venha a confirmar-se. Para bem do campeonato, pela verdade desportiva e pela justiça...

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Bruno Pinto disse...

Não partilho dessa opinião, Pedro. O FC Porto deve, na minha opinião, fazer descansar alguns dos mais utilizados (Lucho por exemplo...), pois a final da Taça aproxima-se e o FC Porto deve zelar pelos seus interesses e não pelos dos outros. Se não apresentar a melhor equipa em Guimarães isso não deverá ser visto como um desvirtuar da verdade da liga, antes pelo zelo dos próprios interesses portistas. Teorias da conspiração, não. O FC Porto deve proceder às alterações que entender e não estar preocupado com o clube A,B ou C. Os que entrarem em campo devem, isso sim, lutar pela vitória, mas isto já é uma questão distinta.
Abraço.

Anónimo disse...

Pois é caro Pedro, esta é uma questão aparentemente fácil, no entanto bem analisada torna-se delicada e provavelmente poderá ganhar contornos de debate polémicos. Segundo as declarações e o que tem vindo a público de facto o F.C. Porto irá actuar com um onze diferente do que tem vindo a apresentar nos últimos jogos. No entanto quando se fala de um onze diferente não nos referimos a onze jogadores diferentes, há que ter atenção! Pode ser um, dois ou três, não me parece que o F.C. Porto irá além disso! Jesualdo Ferreira tem o direito de querer rodar a equipa e escolher o onze que bem lhe apetecer, no entanto claro que muitos se colocarão (como aqui no artigo) se isso é ético! Para mim é justo e é legal, porque uma equipa não são onze, são todos os que lá estão. Ora com o F.C. Porto campeão acho até justo "premiar" outros atletas pelo trabalho durante o ano e até pode ser uma análise já a pensar quem fica ou quem sai para a próxima época. Não é contudo muito ético e também pode-se colocar a questão; porque não mexeu Jesualdo no onze frente ao Benfica? É legítimo sim... Não acredito porém que trocando um Lucho por um Bolatti por exemplo o segundo não irá para dentro de campo dar tudo o que tem e mostrar que é verdadeiramente um jogador do F.C. Porto. São todos os que lá estão e todos podem ser opções! Agora coloca-se claro é a questão se essa equipa que o Porto apresentará é a mais forte. Pois aí é que a coisa se complica, porque ao deixar-se um Lucho no banco não me parece que o F.C. Porto seja mais forte, pelo contrário! Compreendo a apreensão dos adeptos leoninos e das águias, mas os mesmos terão que também ver o lado dos tais dois ou três possíveis jogadores que irão entrar no tal modificado onze. Há que respeitar o profissionalismo dos mesmos, porque nenhum atleta seja ele qual for vai para dentro do campo para fazer má figura. Sublinho também que sei que muito se joga neste confronto, no entanto equipas com o Sporting e Benfica dependeram só delas durante o campeonato e com orçamentos muito superiores tinham obrigação de ter feito melhor e não chegar a este ponto de olhar para um desafio completamente à parte e levantar suspeitas ou duvidar... Não digo que não o possam fazer, parece-me é que já se trata do desespero de quem infelizmente fez um péssimo trabalho durante a época.
Por último quanto logo à primeira frase do artigo, acredito que existam alguns portistas que não ficarão incomodados, talvez muitos. No entanto a maior parte deles, como eu, quer que o clube ganhe e bem; alguns pela rivalidade que também se traça entre estes dois clubes, outros sobretudo para que se eliminem novamente as possibilidades de levantarem novas suspeitas sobre a verdade e justiça no seio do F.C. Porto. Neste momento Pedro admito que ser-se adepto do F.C. Porto é uma grande luta, porque torna-se complicado viver como "Dragão" e ter que justificar tudo, sejam derrotas ou vitórias a este país. Justiça na atribuição do título todos sabem que houve, agora deixo uma questão também no ar. Se o Vit. Guimarães (com ou sem vitória frente ao F.C. Porto) conseguir um lugar na Liga dos Campeões não será uma conquista justa?!

Anónimo disse...

Não me faz muita diferença, mal por mal, sempre ficava o guimarães num mais que justo segundo lugar. Não vinha mal nenhum ao mundo e, sempre podia ser que os outros "grandes" aprendessem alguma coisa.

Bruno Pinto disse...

O FC Porto não subiu ao relvado com o melhor onze e, no entanto, venceu por 0 - 5 (!!) ao segundo classificado. Como se vê, as poupanças nada tiveram a ver com a falta de verdade desportiva. A resposta está dada.

Abraço.