terça-feira, 1 de abril de 2008

Opinião: Nós por cá...

Caros amigos, cá estou de regresso ao meu blog, depois de dois dias de 'ausência'. Hoje venho falar-vos de alguns assuntos do nosso futebol que, entendo, merecem um comentário.
1. Disse Luís Filipe Vieira que mais importante que o êxito desportivo é a credibilidade do Benfica. Obviamente, a credibilidade é importante em tudo na vida e nunca pode servir para atenuar qualquer tipo de insucesso. O presidente 'encarnado', que, recordo, no início da temporada, disse que o "Benfica tinha o melhor plantel dos últimos dez anos", acrescentou ainda que o clube da Luz "não deveria ter sido campeão recentemente, para que as pessoas tivessem os pés mais assentes no chão". Este discurso parece-me algo contraditório e, perante isto, tratando-se de um emblema com uma história recheada de títulos e cultura de vitória, apetece-me perguntar: o Benfica afinal joga para quê?
2. O Porto pode ser punido com a perda de seis pontos, devido ao caso 'Apito Dourado', alegadamente por tentativa de corrupção desportiva. Não sei se tal situação ocorreu ou não, agora, em meu entender, a legislação desportiva não tem cabimento em Portugal. Vejamos, então se um clube tentar corromper, por duas vezes, algum agente desportivo pode vir a ser punido de forma idêntica a outro que tenha utilizado um atleta de forma irregular numa única partida (caso Meyong)? Ou seja, estamos perante dois tipos de gravidade diferentes, no caso mais grave até alegadamente aconteceu duas vezes, e a penalização para as duas situações é a mesma? Não faz sentido!
3. Felizmente, nem tudo é mau no nosso futebol: o melhor jogador do Mundo é português e não pára de o demonstrar, ainda que além-fronteiras. Já muito aqui falei de Cristiano Ronaldo e não vale a pena alongar-me muito mais. Apenas saliento que agora também já é líder isolado na lista de goleadores da 'Champions', tal como na Premier League. No total já lá vão 36 golos esta época, das mais variadas formas: pé direito, pé esquerdo, cabeça, calcanhar, bola corrida, bola parada... É o maior e é português!

Fotos: Hugo Santos

6 comentários:

Anónimo disse...

1- O benfica joga para o que mais convém ao tipo que é presidente na altura, diz-se mal do vale azevedo mas aqui o orelhas parece da mesma laia.
2- O porto levar com uma penalização de 6 pontos vai fazer uma diferença enorme no decorrer do campeonato, não haja dúvida. O boavista ser despromovido também nem por isso, andam lá pra baixo faz uns anitos e quase ninguém dá por eles.
3- O ronaldo que marque muitos golos e tenha muito sucesso.

Anónimo disse...

1- O benfica joga para o que mais convém ao tipo que é presidente na altura, diz-se mal do vale azevedo mas aqui o vieira parece-me quase tão mau.
2- O porto levar com uma penalização de 6 pontos vai fazer uma diferença enorme no decorrer do campeonato, não haja dúvida. O boavista ser despromovido também nem por isso, andam lá pra baixo faz uns anitos e quase ninguém dá por eles.

Nuno disse...

1. Luis Filipe Vieira tem atitudes muito estranhas e esta que tu referiste é apenas mais uma. Na minha opinião, esta frase ("... mais importante que o êxito desportivo é a credibilidade do Benfica.") apenas tem explicação para justificar o insucesso do Benfica nesta temporada. É que para a História não fica a credibilidade de um clube, mas sim o seu percurso desportivo. Daqui a uns anos ninguém se vai lembrar, por exemplo, desta história da corrupção que envolve o FCP ou o Pinto da Costa, mas de certeza que se vão lembrar que o FCP foi campeão em 2008. Tudo o que não reflecte o resultado desportivo é passado para um segundo plano, ao qual não é dada importância.

2. O maior problema neste caso é a passividade com que estes casos são tratados. Se é justo ou não perder 6 pontos, eu não sei. Mas sei que isso não vai fazer temer as repercussões que atitudes destas (corrupção) possam ter. Faz falta um castigo coerente com a gravidade da situação, algo que imponha algum respeito de modo a evitar que isto se repita. Faz falta uma mão firme, semelhante à que condenou um clube italiano.

3. Cristiano Ronaldo tem que ser mesmo o melhor jogador do mundo em 2008. Se não for este ano, nunca mais será! Ele é absolutamente incrível.

Um abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

1. É este presidente que na minha opinião tem dito e feito coisas muito estranhas no S.L. Benfica. Se o clube está como está então a muito se deve mesmo a esta figura que anda claramente a ganhar um pseudo-protagonismo agarrando-se ao emblema da Luz.

2. Rídiculo de facto perder somente 6 pontos. A gravidade é tal que creio que não passará por um simples perda de pontos!!! Existirão outros processos paralelos que decorrem à margem da Liga e talvez por isso outras sanções mais graves virão, não impede no entanto que esta fosse justa dada a sua independência dos tribunais de justiça civis. Em conclusão e em relação ao "Apito Dourado" no geral julgo que se houve corrupção activa do F.C. Porto este deve pagar pelos crimes da mesma forma que a Juve ou o Marselha já pagaram, descida de divisão. É vergonhoso, mas eu como adepto do F.C. Porto prefiro que o clube desça e cumpra com a sua pena que viva toda a sua história com pessoas a duvidar de cada vitória, cada taça ou campeonato que o F.C. Porto ganhe!

3. É o melhor jogador do mundo neste momento. Goste-se ou não, do estilo, da maneira de jogar ou até da pessoa, ele está imparável e merece indiscutivelmente o prémio este ano.

Gerson Sicca disse...

Pra mi, se o time tenta subornar um juiz deve ser excluído das competições oficiais. essa pena é prevista no Brasil pelo código brasileiro de justiça desportiva. O problema é aplicar.

Anónimo disse...

Pois é... Queria fazer um comentário!!Mas... meus amigos... ja foi tudo dito por vocês. Subscrevo!!