segunda-feira, 28 de abril de 2008

Factos e curiosidades...

QUARESMA BATE RECORDE PESSOAL
Com os dois remates certeiros efectuados em Guimarães - ambos de magnífica execução -, o extremo portista atingiu a sua melhor marca em termos de golos na Liga Portuguesa durante uma temporada. Quaresma soma agora oito tentos, mais dois do que na sua melhor época, a transacta, neste capítulo. A duas jornadas do fim, o 'sete' do Porto poderá ainda aumentar este registo.


ADRIANO ESTREOU-SE A MARCAR

Foi preponderante na conquista do título da pretérita temporada pelos 'dragões', sendo o melhor marcador da equipa na Bwin Liga. No entanto, este ano, o avançado brasileiro tem sido pouco utilizado. Na deslocação a Guimarães, Adriano teve a oportunidade de entrar em campo e acabou por apontar o último golo no robusto triunfo do Porto. O brasileiro estreou-se a marcar na prova e já não corre o risco de ficar 'em branco'.

NÃO HOUVE DUAS SEM TRÊS...
Sporting e Marítimo mediram forças por três vezes na presente temporada. Nos dois confrontos anteriores, um a contar para a Liga e outro referente à Taça de Portugal, os pupilos de Paulo Bento levaram a melhor pelo mesmo resultado, por 2-1. Curiosamente, ontem os 'leões' voltaram a vencer e, novamente, pelos mesmos números.

IRONIA DO DESTINO...
Há um ano, Vítor Oliveira foi o timoneiro da equipa que fez o Leixões regressar ao principal escalão do futebol nacional. Curiosamente, cerca de 12 meses volvidos, foi o antigo emblema do técnico, e alguns dos seus ex-pupilos, a carimbar a descida da formação que agora comanda. O golo de Éder foi insuficiente para evitar a derrota da União de Leiria e, consequentemente, a antecipada descida de divisão, face aos três golos matosinhenses.

DA FELICIDADE À TRISTEZA...
Em apenas o ano tudo pode mudar. Em Fátima, a alegria da subida em 2006/2007 deu agora lugar à tristeza da despromoção. O clube surpreendeu na Taça da Liga, onde, recorde-se, eliminou o Porto e causou grandes problemas ao Sporting, e chegou a estar, aparentemente, numa situação tranquila na Liga Vitalis durante a primeira volta. Contudo, a segunda volta foi terrível e a equipa acaba agora por regressar À II Divisão. Curiosamente, na época anterior, o Olivais e Moscavide fez um percurso bastante semelhante.

RONALDO, POIS CLARO!
O internacional português do Manchester United foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o jogador do ano em Inglaterra. Este galardão tem ainda mais valor, pois só um jogador, o francês Henry, havia conquistado o prémio em duas épocas seguidas. Será que, na próxima época, Cristiano Ronaldo vai atingir um novo recorde no futebol inglês?

Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Desportubol disse...

Apesar de achar o Quaresma um jogador muito instável, mostrou neste jogo porque é especial. Teve 2 golos de execução muito boa e mostra que quando está motivado, as coisas saem bem. Pode ser um jogador decisivo, como foi esta jornada. Pena é a sua irregularidade e algum individualismo.

Nuno disse...

1. O Quaresma tem, para mim, um enorme defeito que é a falta de humildade. Julga-se o melhor de todos mas, a verdade, é que muitas vezes, entra mal nos jogos. Talvez seja a instabilidade que o comentador anterior fala e com o qual eu concordo.

2. O Adriano sofre do mesmo mal que o Stojkovic no Sporting. Embora tenham feito boas exibições, continuam a não ser opções dos treinadores. Porquê?

3. O Paulo Bento e o Sporting tiveram mais sorte do que juízo neste último jogo com o Marítimo. Não deixa de ser curioso que o resultado final dos jogos entre estas duas equipas tenha sido sempre igual, mas se não fosse a estrelinha (estrelona) da sorte, o Sporting hoje estaria em maus lençóis.

4. Não tenho opinião formada.

5. É estranho como é que uma equipa como o Fátima, que esteve ao melhor nível na Taça da Liga, seja despromovida. Pode dar-se o caso de ter sido esta competição que tenha provocado um maior desgaste na equipa mas, ainda assim, penso que esta desculpa não serve. Algo de estranho se passou. A propósito, parece que o Trofense vai ser promovido (tem boas probabilidades disso) à BWin Liga! Acontecimento inédito(?).

6. Pouco mais há a dizer de Cristiano Ronaldo. Nesta temporada, ele tem sido absolutamente extraordinário e tem tudo para ser considerado o melhor jogador do mundo. Se assim não for, terá havido uma enorme injustiça.

Um abraço,
Nuno.