segunda-feira, 7 de abril de 2008

Factos e curiosidades... (especial Sporting-Rangers)


Depois do empate a zero em Glasgow, o clube de Alvalade recebe, esta quinta-feira, o Rangers, num embate que decidirá quem estará nas meias-finais da Taça UEFA. O resultado obtido fora de portas confere favoritismo à equipa de Paulo Bento. Mas não só. Os dados históricos jogam, na sua maioria, a favor do Sporting: apurou-se sempre que registou uma igualdade a zero fora numa primeira-mão, venceu todos os jogos diante de equipas escocesas em Alvalade e o Rangers não tem um historial muito favorável nas partidas em solo luso. Neste contexto histórico, há apenas um revés: na única eliminatória entre os dois conjuntos, a formação de Glasgow levou a melhor, graças ao maior número de tentos apontados em terreno alheio.

SABOROSOS EMPATES A ZERO

O Sporting acabou sempre apurado quando obteve um nulo como visitante numa primeira-mão de uma prova europeia. Tal situação aconteceu em seis ocasiões, sendo que numa delas (1963/64), esse apuramento verificou-se devido ao facto de os golos fora não servirem para desempatar. Certo é que eram as regras daquele tempo e que os portugueses terminariam a eliminatória na condição de vencedores.
Os seis resultados registados pelos ‘leões’ em Alvalade, depois de empates a zero fora:
1963/64 (Taça das Taças): Sporting – Lyon, 1-1 e 1-0 (desempate, em Madrid)
1967/68 (T. Cidades com Feira): Sporting - Brugge, 2-1
1973/74 (Taça Taças): Sporting - Cardiff, 2-1
1985/86 (Taça UEFA): Sporting – Dínamo Tirana, 1-0
1993/94 (Taça UEFA): Sporting – Kocaelispor, 2-0
1997/98 (Pré-eli. Liga Campeões): Sporting – Beitar Jerusalém, 3-0

ALVALADE, UM PALCO TERRÍVEL PARA OS ESCOCESES

Sempre que receberam equipas da Escócia, os ‘verde-e-brancos’ fizeram jus ao favoritismo na condição de visitado. Nos cinco embates em que foram anfitriões diante de formações daquele país, os ‘leões, com maior ou menor dificuldade, venceram sempre. Um desses encontros foi, precisamente, frente ao Glasgow Rangers.
Os cinco jogos do Sporting com equipas escocesas em Alvalade:
1962/63 (Taça dos Campeões): Sporting – Dundee, 1-0
1971/72 (Taça das Taças): Sporting – Glasgow Rangers, 4-3
1972/73 (Taça das Taças): Sporting – Hibernian, 2-1
1983/84 (Taça UEFA): Sporting – Celtic, 2-0
1993/94 (Taça UEFA): Sporting – Celtic, 2-0

O QUE FEZ O GLASGOW RANGERS EM PORTUGAL?
Os ‘protestantes’ visitaram, por cinco vezes, equipas do nosso País e não registam um saldo muito favorável: uma vitória (no Bessa), um empate (no Dragão) e três derrotas (Alvalade, Antas e Barreiros). No entanto, é de registar que todos os duelos foram renhidos. As três derrotas escocesas foram sempre por um golo de diferença, assim como o triunfo do Glasgow Rangers na casa do Boavista. Em termos de golos, os britânicos sofreram sete em terreno português e apontaram cinco.
As cinco visitas do Glasgow Rangers a Portugal:
1971/72 (Taça das Taças): Sporting – Rangers, 4-3
1983/84 (Taça das Taças): Porto – Rangers, 1-0
1986/87 (Taça UEFA): Boavista – Rangers, 0-1
2004/05 (Taça UEFA): Marítimo – Rangers, 1-0
2005/06 (Liga dos Campeões): Porto – Rangers, 1-1

ESCOCESES LEVARAM A MELHOR NO ÚNICO DUELO
Sporting e Glasgow Rangers encontraram-se, agora, pela segunda vez nas provas europeias. No confronto anterior, na Taça das Taças 1971/72, a sorte acabou por sorrir à formação britânica. Depois de, na Escócia, perderem por 3-2, os portugueses ganharam na segunda-mão por 4-3. A eliminatória terminou igualada a seis tentos, mas, devido ao maior número de golos obtidos fora, os escoceses afastaram os ‘leões’ da competição.

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Nuno disse...

É verdade que o Sporting tem fortes possibilidades de ganhar neste jogo da 2ª mão, mas eu acho que o empate a zero na Escócia não é um resultado muito tranquilizador. Concordo que o Sporting pode ser o favorito pelo facto de jogar em casa, mas também temo que o Glasgow Rangers venha cá para a desforra e que, com isso, o Sporting sofra. É que um empate com golos é o fim do Sporting!

Um abraço,
Nuno.

Jotas disse...

Não concordo muito com oNuno, pois vejo o Sporting muito superior a este Galsgow, equipa que luta muito, mas com falta de jogadores com alguma classe.
Tem um futebol tipicamente britânico, por isso acredito que o Sporting passe sem grandes sobressaltos.