domingo, 27 de abril de 2008

Bwin Liga: Sporting sobe ao segundo lugar com 'ajuda' do Porto

Está ao rubro a luta pelo acesso directo à Liga dos Campeões. Os três conjuntos que lutam pelo segundo lugar estão, a duas jornadas do fim, mais próximos que nunca.
Em Guimarães, em dia de recorde de lotação do estádio, os vitorianos sofreram um grande revés. O Porto poupou alguns dos seus elementos titulares, mas ainda assim conseguiu a vitória mais robusta da época em jogos fora do Dragão (5-0). Depois de uma primeira parte com poucas ocasiões de golo, os pupilos de Jesualdo Ferreira foram tremendamente eficazes e festejaram uma 'mão cheia' de tentos na etapa complemetar. Bruno Alves, Quaresma (com dois soberbos golos), Farías e Adriano construíram a goleada 'azul-branca', que fez os vimaranenses cair para terceiro lugar.
No segundo posto, com os mesmos pontos do Vit. Guimarães, está agora o Sporting. Os 'leões' bateram o Marítimo, por 2-1, mas não ganharam para o susto. Logo aos dois minutos, um desentendimento entre Polga e Rui Patrício foi bem aproveitado por Bruno Fogaça para abrir o activo. No entanto, a equipa leonina empataria ainda no primeiro tempo, através de uma grande penalidade convertida por Romagnoli, após uma falta inexistente sobre o mesmo jogador. O argentino estaria de novo em foco no segundo tempo, ao apontar, de forma fortuita, o segundo tento do Sporting. A bola embateu no médio, após um alívio de um defensor insular, e fez um chapéu ao adiantado Marcos. A formação de Alvalade é a única a depender exclusivamente de si para alcançar o segundo posto.
Quem também beneficiou da derrota do Vit. Guimarães foi o Benfica. Os 'encarnados' regressaram aos triunfos frente ao Belenenses, depois de três derrotas consecutivas. Luisão e Cardozo estabeleceram as contas do jogo (2-0).
Na luta por um lugar europeu, o Vit. Setúbal colou-se ao Belenenses e, apesar de estar numa situação complicada, o Braga voltou a sonhar, graças a um triunfo sobre o Paços de Ferreira. Os pacenses acabaram por descer à zona de despromoção, por troca com o Leixões, vencedor em Leiria, por 3-1, com golos de Jorge Gonçalves, Hugo Morais e Castanheira. Com este resultado, a União ficou automaticamente despromovida.
Por sua vez, Académica, Naval e Estrela da Amadora garantiram a manutenção nesta jornada. Os 'estudantes' repetiram a vitória obtida na Luz na deslocação ao terreno do Nacional (3-0); os figueirenses derrotaram o Boavista pela margem mínima e os amadorenses empataram a zero no Bonfim.
Desta forma, a formação que acompanhará a União de Leiria na Liga Vitalis do próximo ano sairá do duo composto por Leixões e Paços de Ferreira.


28.ª JORNADA
Braga - Paços Ferreira, 2-1
(1-0, Linz, 14'; 2-0, Freachaut, 52'; 2-1, William, 63')
Benfica - Belenenses, 2-0
(Luisão, 41' e Cardozo, 65')
Naval - Boavista, 1-0
(Delfim, 33')
Nacional - Académica, 0-3
(Patacas, 7'[p.b.]; Cris, 29' e Edgar, 74')
União Leiria - Leixões, 1-3
(0-1, Jorge Gonçalves, 1'; 1-1 Éder, 18'[g.p.]; 1-2, Hugo Morais, 62'; 1-3, Castanheira, 69')
Vit. Guimarães - Porto, 0-5
(Bruno Alves, 53'; Quaresma, 59' e 70'; Farías, 77 e Adriano, 82')
Sporting - Marítimo, 2-1
(0-1, Bruno Fogaça, 2'; 1-1, Romagnoli, 17'[g.p.]; 2-1 Romagnoli, 53')
Vit. Setúbal - Estrela Amadora, 0-0 (segunda-feira, 19.45)

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 72 pontos
2.º Sporting 49
3.º Vit. Guimarães 49
4.º Benfica 48
5.º Belenenses 42
6.º Vit. Setúbal 42
7.º Marítimo 40
8.º Braga 37
9.º Boavista 35
10.º Nacional 32
11.º Académica 31
12.º Estrela Amadora 30
13.º Naval 30
14.º Leixões 26
15.º Paços Ferreira 24
16.º União Leiria 15

Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Nuno disse...

O Sporting, apesar de ter ganho, não fez um grande jogo e questiono mesmo se merecia ter ganho. Num jogo em que os 3 golos são completamente estranhos e atípicos, o espectáculo foi bastante pobre.

Mais uma vez, não consigo perceber por que raio é que o Paulo Bento insiste em manter Rui Patrício na baliza. Começa a ser (de certeza que já é) ridícula a sua teimosia e o golo do Marítimo vem reforçar ainda mais a estupidez que é manter o Stojkovic no banco. É certo que o golo partiu de um desentendimento entre Polga e Rui Patrício, mas é inadmissível que uma equipa que se diz ser profissional, como é o Sporting, cometa erros infantis como este. Aliás, ao longo da temporada, o Sporting tem-se caracterizado por uma brutal inconsistência. Algo de estranho se passa no balneário que justifique estas más (péssimas) prestações. Ontem, valeu-lhe a sorte. Sem ela, certamente hoje as coisas seriam bem diferentes. É que vejamos: o golo do Marítimo foi qualquer coisa de estranho (graças à dupla Polga-Rui Patrício), embora o pontapé de bicicleta tenha sido fantástico; o 1º golo do Sporting, ao que parece, surgiu de uma falta inexistente dentro da área do Marítimo, que levou à marcação de um penalti, incrivelmente convertido em golo (coisa rara no Sporting) e, finalmente, o último golo, uma coisa que acontece para aí uma vez num milhão! Um ricochete que deu origem a um bom golo.

Quero felicitar a manutenção da Naval e, especialmente, da Académica. :)

Um abraço,
Nuno.