quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Opinião: Reflexão...

O futebol português está de parabéns pela quarta presença consecutiva em fases finais do Euro. Esta Selecção Nacional que conseguiu o apuramento está de parabéns, pois acabou por alcançar o objectivo delineado, ainda que sem grande brilhantismo.
Agora que a 'equipa das quinas' já tem o seu lugar garantido na Áustria e na Suíça, convém que Luiz Felipe Scolari e os responsáveis pela 'equipa das quinas' façam uma reflexão profunda sobre esta fase de qualificação. E isto a fim de dotar Portugal de outras armas para uma competição com um elevado grau de exigência, algo que não aconteceu na fase de qualificação e que, ainda assim, nos fez tremer.
Apesar de muitas opiniões contrárias à minha, mantenho a ideia de que Portugal integrou o grupo mais acessível de todos. A Selecção Nacional não teve como opositor nenhuma equipa grande, nem mesmo, na minha óptica, nenhuma formação de gama média-alta. Ora assim sendo, queria apenas deixar duas notas que merecem reflexão:

1 . Portugal não ganhou nenhum jogo diante dos três adversários melhores classificados no grupo. Fez dois empates com a Sérvia e a Finlândia e um empate caseiro e uma derrota fora com a Polónia. Preocupante, atendendo aos futuros opositores...

2. A Selecção Nacional não fez uma única exibição globalmente positiva. É verdade que existiram momentos com boa qualidade de jogo, mas foram poucos e nunca de forma consistente. A segunda metade do jogo com a Bélgica foi o melhor momento exibicional da 'equipa das quinas'. Muito escasso...

Portugal pode saborear o sucesso pelo facto de a meta traçada ter sido atingida. Mas, a meu ver, o verdadeiro trabalho começa a partir de agora. É que no Euro'2008, a Selecção Nacional já não vai defrontar equipas do nível do Cazaquistão, Arménia ou Azerbaijão. Contra formações como Itália, Alemanha, França ou Espanha, só para citar algumas, os erros pagam-se caro.
Os nossos jogadores têm qualidade, disso não há qualquer dúvida. Por isso, e apesar do que referi anteriormente, confio na Selecção Nacional. Mãos à obra...

Foto: Hugo Santos

8 comentários:

Anónimo disse...

De parabéns por alcançar a meta mas não pelas exibições que foram muito fraquinhas e ficaram muito aquém daquilo a que a selecção nos habituou. Nota menos para o individualismo e falta de espírito de grupo/equipa do Quaresma, e para certas substituições que pecaram por ser tardias.
Ainda há esperança mas a jogar assim... é ver para crer. O melhor mesmo é meter "mãos à obra" para melhorar e para ver se há ali algum entendimento entre os jogadores, já que muitas vezes se nota não esterem entrosados.

Ana Valente

Paulo Jorge Sousa disse...

Pelo valor individual, espero agora que os índices colectivos de Portugal subam significativamente em Junho próximo. Apesar de tudo, parabéns Portugal!

altobola.blogspot.com

Pipos disse...

um bom texto...

mas Scolari sabe melhor que ninguem unir equipas pras fases finais...

Anónimo disse...

Parabéns a todos que participaram neste europeu se se qualificámos é porque se qualificámos senão o fazemos é o treinador que não presta.Deixem o homem trabalhar e Scolari deu uma bofetada bem dada á comunicação Social pois os Jornalistas só colocam questões sem nexo e tiram qualquer um do sério.
O que dizer então da Inglaterra não se qualificar o bom é Steve McClaren?
Que até já foi despedido.
Eu estou confiante num bom Europeu e é certo que temos de melhorar, mas a bola é redonda são 11 contra 11.Agora não vamos embandeirar em arco isto não é nenhum dreamteam é uma selecção .
Scolari também convoca pessoal fora de Forma depois dá o que dá.
Senão o quiser-mos por cá há quem o queira não se esqueçam do que fizemos no Euro-2004, Mundial/2006 e pelo que fez no Brasil.

Saudações Desportivas.
Onde Todos Desportos Pontuam!!!
www.jornalsodesporto.pt.vu ou www.jornalsodesporto.com/forum

Tiago Pinto disse...

Caro Hugo:

é verdade que é preciso reflectir sobre a qualificação, as más exibições e a falta de jogo colectivo mas nesse estado estarão todas as selecções apuradas, não achas?

depois, portugal não ganhou aos adversários directos! não seria mais adversário directo a Bélgica (á partida) do que a finlândia e, mesmo, a polónia? pois era, mas como isso dá cabo das contas...

Não conto com os jogos contra as equipas pequenas em casa: Cazaquistão e Azerbeijão onde não percebo porque é que a selecção jogu mal, mas... nos jogos grandes digam-me se alguém limpou a Bélgica com tanta facilidade como nós? Alguém jogou na sérvia (estamos a falar de qualidade de jogo) tão bem como nós? ainda agora com a Finlânida, portugal jogou mal? porquê?

todos nós precisamos de reflectir.
Parabéns Portugal, parabéns Scolari!vamos limpar o caneco!

http://footballdependent.blogspot.com/

Bruno Pinto disse...

Olá Pedro,

Ando com tanto trabalho que nem na TV consegui ver o jogo decisivo, mas sempre posso falar sobre a qualificação na generalidade e opinar acerca deste teu artigo.

Pois bem, não gosto do Scolari enquanto pessoa e considero-o um treinador fraco a nível táctico, mas reconheço-lhe outros méritos. Foi com ele que Portugal alcançou os melhores resultados de sempre, é com ele que nos estamos a afirmar como uma selecção de topo e isso eu não esqueço. Não esqueço as alegrias vividas no Euro'2004, pese embora a desilusão final. Não deixando de concordar contigo, já que as péssimas exibições são uma realidade bem visível, importa também dizer que o importante é chegar à fase final e então, aí sim, mostrar o nosso potencial (estou certo que vamos fazer um óptimo Europeu e que somos uma das selecções com hipóteses reais à vitória, não obstante a concorrência feroz existente). Nota-se em Portugal um salto ascendente para um nível superior, para o rol de selecções que, mesmo jogando mal, atingem os objectivos. Lembro-me de muitas vitórias morais, mas derrotas efectivas. Nessa altura exaltávamos equipas como a Alemanha ou Itália que, não jogavam nada nas qualificações, mas chegavam sempre lá.

Não sou ingrato e reconheço mérito ao Scolari, mas é verdade que não gosto dele nem como pessoa nem como treinador. Isso não me impede, no entanto, de ser um adepto incondicional da Selecção Nacional e torcer pelas suas vitórias, até porque se não forem os portugueses a puxar por Portugal, quem será então? Tal como tu, confio num brilharete no próximo Verão e nessa altura agradecerei a Scolari o que fez de bom pelo país (também fez muita asneirada...), mas o seu contrato acabará aí e ainda bem.

Última nota: o Jorge Andrade é enorme, mas as lesões estão a prejudicá-lo muitíssimo... Estou em pulgas para ver essa dupla de centrais magnífica formada por Ricardo Carvalho e Pepe. E acho sinceramente que o lote de jogadores que estará no Europeu será superior ao que esteve no Mundial. Assim eles cheguem à Áustria e Suíça na melhor forma possível.

Abraço.

Anónimo disse...

1º Concordo com o primeiro ponto apesar de não me surpreender. Ainda assim e mesmo tendo passado esta fase, não superamos desafios fáceis ou acessíveis. Pior mesmo do que nós, foi a Inglaterra, mas essa ainda tinha uma poderosa Croácia no grupo e uma sempre interessante Rússia.
Quanto ao último jogo, sinceramente tinha aquilo que podem chamar de "feeling" que Portugal não iria ganhar à Finlândia. Acho piada aos jornalistas da RTP que durante o comentário do jogo diziam que a Finlândia pouco fez para ganhar aquele jogo. Não concordo, acho que até é bem mais o contrário e a obrigação estava do nosso lado, não do deles. Além do mais e aqui está o argumento principal é que Selecções pequenas como a Finlândia e outras bem menores preocupam-se sobretudo em defender bem ou até mal, mas defender-se. O atacar é outro "mundo" muitas vezes inacessível para estas Selecções. Foram inteligentes e defenderam-se como puderam explorando no que lhes foi permitido o contra-ataque ou utilizando a sua elevada estatura, que ainda era o que lhes restava. É preciso ser sempre coerente e cada equipa ou Selecção joga o que joga dentro dos seus "valores". Veja-se Andorra que perdeu todos os jogos, mas que quase garantia um surpreendente empate frente à Rússia... Não me venham os srs. comentadores um dia referir que num futuro jogo entre Portugal e Andorra, esta pouco havia feito para ganhar esse encontro. Seria rídiculo, pois conheço a realidade dessas Selecções e sei que quer os jogadores quer os Seleccionadores regem-se por "leis" muito diferentes de outros em que se tenta sempre jogar da melhor maneira possível dentro de um esquema táctico enquadrado para os jogadores que se dispoem.

2º Não fez exibições positivas e muito desse demérito deveu-se inegavalmente ao seu treinador. Infelizmente não sou dos que acredita no trabalho do Seleccionador. Sou daqueles que diz que ele é um bom político, soube lidar bem com os adeptos e levar a que estes seguissem e apoiassem a sua "religião" futebolistica. O futebol é mais do que isso e parece-me normal termos atingido com ele os anteriores "pódios" devido ao imenso talento natural que tinhamos, tal como os brasileiros em certas competições anteriores em que brilhavam porque tinham sobretudo matéria prima inigualável. A verdade é que as saídas de Rui Costa e Luís Figo, assim como a pouco participação de Deco e o envelhecimento de alguns jogadores que ou ainda jogam ou foram sendo substituidos por outros inadaptados deu nisto. É a prova de que Scolari na minha opinião e sem querer ferir quaisquer susceptibilidades não tem o necessário, para além de não saber lidar nada bem com verdades e questões que visam duvidar da sua capacidade como Seleccionador junto da comunicação social, roçando mesmo a má educação.
Além do mais já expressei aqui, mais do que uma vez (estava precisamente em trabalho no estádio da Luz e assisti com olhos, com coração e com mente), que não entendo como se perde uma final de um Europeu realizado em Portugal, com um apoio que provavelmente mais nenhum Seleccionador irá ter e com uma equipa que era em tudo inferior à nossa, a não ser na vontade! Não entendo e não sou dos que relembra esse dia, como um feito ou glória. Na minha opinião foi uma perda inigualável e foi o maior "erro" de toda a história do nosso futebol.

Além dessa recordo também já agora o Mundial de 2006 em que saimos com derrota pesada da Alemanha, mas ficamos felicíssimos com o quarto-lugar. É óbvio que são boas classificações mas é notório e até surpreendente o decréscimo brutal das exibições nesses encontros. Corremos como é habitual atrás do resultado, mas é sempre tarde.

Para finalizar e quanto ao Euro 2008, não acredito que Portugal chegue à Final, nem lá perto. Acredito porém que mesmo com este Seleccionador faremos bem melhor do que esta Qualificação enrascada. Os jogadores que estão inadaptados irão certamente estar mais entrosados e talvez o facto de se jogar contra Selecções maiores dê mais motivação a esta Selecção que perdeu muita identidade devido às repentinas e muitas saídas de vários jogadores importantes para a identidade da mesma. Só um último aparte. Vi Cristiano Ronaldo com a braçadeira de capitão da nossa Selecção!!! Quando tal acontece creio que é inegável a falta de liderança, de maturidade, de humildade, em suma de identidade desta mesma Selecção.

Nuno disse...

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=267519&idselect=12&idCanal=12&p=200

Os números falam por si. Com tudo o que Scolari fez pela Selecção Nacional, o pessoal ainda se queixa! Queixa-se de barriga cheia, é o que é. Eu acho que Scolari fez bem abandonar a conferência de imprensa: As perguntas dos jornalistas andavam todas à volta da mesma coisa, das dificuldades que a selecção teve. Caramba, Portugal não se apurou? O que é que interessa mais? Que mania temos de ser mesquinhos!