segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Factos e curiosidades...

RIVALIDADE AO EXTREMO…
Li, na semana passada, uma notícia no jornal ‘Maisfutebol’ que me deixou atónito. No ‘derby’ argentino da cidade de La Plata, Verón (Estudiantes) pediu a Leguizamón (Gimnasia) para trocar de camisola. O ex-jogador do Inter de Milão e Manchester United, entre outros, tem um sobrinho que é fã do futebolista da equipa rival. Por isso mesmo, Verón quis fazer uma surpresa ao seu familiar, ao que Leguizamón acedeu de imediato. Até aqui tudo normal. O anormal da situação surgiu quando o Gimnasia suspendeu o seu atleta por um jogo, devido à ira dos adeptos perante o gesto cordial do jogador para com o rival. Se, por exemplo, o Benfica-Sporting é considerado rivalidade, o que dizer disto?

QUEM SABE NUNCA ESQUECE…
Em alguns casos esta máxima aplica-se mesmo na prática. Henrik Larsson é disso um exemplo. Aos 36 anos, o ex-internacional sueco, que ainda na época passada passou três meses no Manchester United, continua a facturar ao mais alto nível. Agora ao serviço do clube da terra, o Helsingborg, o avançado nórdico continua a colocar os guarda-redes contrários em pânico. Em sete jogos na Taça UEFA, contando com as duas pré-eliminatórias, Larsson já apontou oito golos, um registo digno de fazer inveja a muitos jovens…

UM CASO DE TEMPO E SUCESSO…
Alex Ferguson completou na passada semana 21 anos à frente do Manchester United. O técnico escocês chegou a Old Trafford em 1986, quando o clube já não vencia o Campeonato há 19 anos. Demorou seis anos a conquistar o título inglês, mas nem por isso perdeu a confiança dos dirigentes dos ‘red devils’. Felizmente para eles. Em 21 anos, Ferguson colocou vários troféus na vitrina do clube: 9 Campeonatos Ingleses, 5 Taças de Inglaterra, 2 Taças da Liga, 7 Supertaças Inglesas, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça das Taças e 1 Taça Intercontinental. Deram-lhe tempo - algo impensável em Portugal - e ele mostrou serviço, fazendo o Manchester United regressar às glórias do passado.

PORTUGUESES GOLEADORES INSPIRAM RESPECTIVAS EQUIPAS

Por falar no Manchester United, Cristiano Ronaldo esteve em foco ao apontar os dois golos do conjunto no triunfo sobre o Blackburn Rovers. Mas não foi o único emigrante luso a fazer o ‘gosto ao pé’ nos principais escalões de diversas ligas europeias neste fim-de-semana. Eduardo Simões (Vihren, Bulgária), Bernardo Vasconcelos (APOP, Chipre), Ricardo Fernandes (APOEL, Chipre), Hugo Almeida (Werder Bremen, Alemanha) e Carlos Martins (Huelva, Espanha) também marcaram. Curiosamente, as equipas de todos estes jogadores venceram os seus jogos.

DUDELANGE SOMA E SEGUE…
Na passada semana, falei aqui na única equipa cem por cento vitoriosa do futebol europeu. Depois de mais uma jornada do Campeonato Luxemburguês, o Dudelange mantém o estatuto. Os líderes do campeonato daquele país foram ao terreno do Differdange, quinto classificado à entrada no jogo, e venceram por 4-2. 13 jogos e outras tantas vitórias. Notável!

Fotos de Verón e Alex Ferguson: Hugo Santos

4 comentários:

Armando Silva disse...

Alex Ferguson é de facto um caso raro no futebol mundial, pois se no campeonato inglês provas de fidelidade e continuidade são normais, passar mais de 21 anos ao serviço do mesmo clube ultrapassa todos os limites do pensável... Por este andar, o Queirós ainda vai terminar a carreira antes do técnico Alex Ferguson...
Quanto ao Ronaldo, continua imparável, e o Man united e futebol inglês parecem ser mesmo o palco ideal para o nosso craque...

Cumprimentos amigo

Gerson Sicca disse...

O campeonato de Luxemburgo deve ser uma loucura.
Essa do Gimnasia foi ridícula. Coisa sem sentido. Meu pai gremista doente já pegou uma camisa do grande Figueroa, ídolo do Internacional na década de 70, pra dar ao meu tio. Isso deve ser considerado normal
E o LArrson é um caso incrível de longevidade no futeol. Sempre foi muito bom jogador.

Bruno Pinto disse...

Em relação aos portugueses que marcaram golos...
O Ronaldo parece começar a engrenar a máquina, depois de um início de temporada algo titubeante. Marca golos de todas as maneiras e feitios, é o jogador mais completo do mundo. O Hugo Almeida continua a surpreender muita gente, sendo um dos melhores goleadores da Bundesliga. Após um época de aprendizagem a um tipo de futebol diferente mas ideal para a sua fisionomia, o ex-portista promete uma época em grande. Destaco também o golo de Carlos Martins. Gosto do seu futebol e espero que não se perca na liga espanhola.

Abraço.

Anónimo disse...

Aquilo do jogador ser suspenso é das coisas mais estupidas que já ouvi, isto vindo dum adepto português, cujo campeonato tens coisas estupidas todas as semanas.