domingo, 11 de novembro de 2007

Bwin Liga: Benfica ganha em três campos


10.ª JORNADA
Belenenses - Leixões, 1-1
Vit. Guimarães - Paços Ferreira, 0-0
Naval - União Leiria, 1-0
Vit. Setúbal - Académica, 3-1
Benfica - Boavista, 6-1
Braga - Sporting, 3-0
Estrela Amadora - Porto, 2-2
Nacional - Marítimo, 0-2

PRINCIPAIS NOTAS:
- O Benfica obteve a maior goleada da prova e beneficiou do empate do Porto, o segundo consecutivo, para se aproximar da liderança e aumentou a vantagem sobre o Sporting, após a derrota deste em Braga. ‘Leões’ caíram do terceiro para o quinto posto.
- Mesmo tendo empatado em casa com o Paços de Ferreira, o Vit. Guimarães ascendeu ao terceiro lugar.
- Vit. Setúbal continua sem perder e averbou mais um triunfo que lhe permitiu ultrapassar o Sporting e subir à quarta posição.
- Mudança técnica em Leiria ainda não trouxe alteração em termos de resultado. União continua sem ganhar, tal como o Boavista.
- Depois de duas derrotas, o Marítimo venceu o 'derby' insular e aproximou-se da linha da frente.

CLASSIFICAÇÃO

1.º PORTO 26 pontos
2.º Benfica 22
3.º Vit. Guimarães 19
4.º Vit. Setúbal 18
5.º Sporting 18
6.º Marítimo 17
7.º Braga 14
8.º Belenenses 13
9.º Nacional 10
10.º Leixões 10
11.º Estrela Amadora 9
12.º Naval 9
13.º Académica 8
14.º Paços Ferreira 6
15.º Boavista 6
16.º União Leiria 3

TÓPICOS DE DISCUSSÃO

1 - O Porto perdeu quatro pontos perdidos em duas jornadas. Considera que os últimos resultados poderão fazer 'tremer' os 'dragões' em vésperas de visitar o Benfica?
2 - Vitória de Setúbal continua em alta e na próxima jornada desloca-se ao Dragão. Pensa que os sadinos têm possibilidades de pontuar no Porto?
3 - O Sporting perdeu copiosamente em Braga e perdeu mais pontos para os rivais. Em seu entender, os 'leões' ainda têm hipóteses de chegar ao título?

OS JOGOS

NACIONAL - MARÍTIMO, 0-2
(0-1, Makukula, 26'; 0-2, Wênio, 66')

Após dois desaires consecutivos, os 'verde-rubros' deslocaram-se à Choupana para enfrentar os 'alvi-negros', moralizados pelo triunfo robusto em Leiria. O 'derby' insular ficou aquém das expectativas, pois não foi um grande jogo de futebol. O Marítimo acabou por ser a melhor equipa e justificou a vitória pelo pragmatismo e organização. A baliza de Marcos esteve sempre segura e a vitória também. Nota ainda para o regresso de Makukula aos golos, em vésperas de representar a Selecção Nacional.

ESTRELA AMADORA – PORTO, 2-2
(0-1, Lisandro, 23’; 0-2, Raul Meireles, 49’; 1-2, Maurício, 85’; 2-2, Mateus, 90’ [g.p.])

A cinco minutos do final, os ‘dragões’ venciam por 2-0, com golos de Lisandro e Raul Meireles, e ninguém diria que o prélio terminasse com repartição de pontos. Mas foi o que veio a acontecer. O Porto foi superior, dominou na primeira parte, ampliou a vantagem já na etapa complementar e controlou o jogo até aos 80 minutos. Mas um desafio de futebol tem duração de 90 minutos e, depois, os ‘azuis-e-brancos’ foram displicentes e perderam dois pontos. À semelhança da jornada anterior, o Estrela da Amadora teve o mérito de acreditar até ao final, obtendo um empate em que recuperou de uma desvantagem de dois golos. Os portistas perderam quatro pontosem duas rondas.

BRAGA – SPORTING, 3-0
(1-0, Frechaut, 27’; 2-0, Linz, 64’; 3-0, Jorginho, 66’)

Os números dizem tudo quanto à justiça do triunfo arsenalista. Os minhotos foram sempre melhores e poderiam ter atingido um resultado ainda mais expressivo, perante um irreconhecível Sporting. Quando Frechaut abriu o marcador, já o Braga havia desaproveitado algumas oportunidades. A perder por 1-0 ao intervalo, Paulo Bento retirou um defesa, Ronny, para colocar o avançado Purovic. A alteração não trouxe os efeitos desejados pelo técnico leonino e a derrota foi ainda mais pesada. No final, o treinador da equipa de Alvalade reconheceu a superioridade contrária e considerou “horrível” a exibição do seu conjunto. Manuel Machado começará esta semana a trabalhar nos bracarenses, estando estes com o moral em alta.

BENFICA – BOAVISTA, 6-1
(1-0, Cardozo, 19’; 1-1, Jorge Ribeiro, 58’; 2-1, Maxi Pereira, 62’; 3-1, Cristian Rodriguez, 67’; 4-1, Ricardo Silva, 81’ [p.b.]; 5-1, Nuno Gomes, 86’ [g.p.]; 6-1, Nuno Gomes, 89’)

Os ‘encarnados’ assinaram a maior goleada da prova até ao momento, resultado algo pesado face à produção dos pupilos de Jaime Pacheco na primeira metade. Neste período o jogo foi equilibrado, terminando com 1-0, e nada fazia prever este desfecho. Zé Kalanga foi expulso aos 56 minutos e complicou ainda mais a missão dos ‘axadrezados’. Porém, Jorge Ribeiro empatou logo de seguida. Não quebrando animicamente com o tento dos portuenses, o Benfica partiu em busca da vitória e dos golos. Nuno Gomes esteve em foco e Bergessio ainda desperdiçou uma grande penalidade.

VIT. SETÚBAL – ACADÉMICA, 3-1
(1-0, Matheus, 19’; 2-0, Elias, 20’; 2-1, Fofana, 58’; 3-1, Cláudio Pitbull, 63’[g.p.])

A equipa do Sado está em claro estado de graça. Ninguém consegue parar os vitorianos, que ainda não perderam nos 13 jogos oficiais disputados na temporada. Inspirados por Matheus e Cláudio Pitbull, os sadinos contabilizaram mais uma vitória e já vão em 18 pontos à décima jornada, menos seis do que o total da derradeira época.

NAVAL – UNIÃO LEIRIA, 1-0
(1-0, Marcelinho, 59’)

Não produziu ainda efeitos a mudança técnica nos leirienses, cada vez mais destacados no fundo da tabela. Vítor Oliveira estreou-se com uma derrota no comando da União de Leiria. Num jogo importantíssimo,Ulisses Morais conseguiu o sétimo ponto em quatro partidas. Contudo, reduzida a dez unidades nos últimos 25 minutos, por expulsão de Marcelinho, o autor do golo vitorioso, a Naval teve que sofrer para segurar o triunfo.

VIT. GUIMARÃES – PAÇOS FERREIRA, 0-0

Os pacenses saíram da ‘Cidade-Berço’ com um importante ponto na bagagem. José Mota apostou no empate e a organização defensiva da sua equipa permitiu-lhe concretizar o objectivo. O Vit. Guimarães fez uma primeira parte fraca, subiu de rendimento na segunda metade, criou algumas ocasiões, mas não conseguiu furar o último reduto do Paços de Ferreira.

BELENENSES – LEIXÕES, 1-1
(1-0, Zé Pedro, 4’; 1-1, Nwonko, 80’)

Depois do empate no Dragão, os ‘azuis’ não conseguiram um resultado positivo, averbando o terceiro empate consecutivo. Por seu turno, os matosinhenses, motivados pela vitória expressiva sobre o Braga, obtiveram um precioso ponto na deslocação a Lisboa. O Belenenses entrou a ganhar, com um golo de Zé Pedro, aos quatro minutos, mas foi incapaz de desferir o golpe final ao adversário. O Leixões melhorou no segundo tempo e acreditou no empate, que viria a alcançar.

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro! vc viu a situação do campeonato italiano? anularam até a partida Atalanta X Milan. Grande abraço amigo, e olha...o Lulinha do Corinthians pode ser o reforço do Chealsea para o meio do ano que vem.! abração

Nuno disse...

Parece que a crise que se falava existir no Sporting ainda não terminou. A derrota expressiva desta jornada demonstra isso mesmo! Não entendo como é que uma equipa como o Sporting, que no ano passado até fez excelentes exibições, chegou a uma situação destas: 5º lugar no campeonato!

Um abraço,
Nuno.

Cristina disse...

O Sporting esteve o jogo todo a ver jogar: não fazia passes certos, não fazia jogadas, não fazia nada... não sou sportinguista, nem nutro simpatia pelo SCP, mas custa-me ver uma equipa como esta a sofrer perante um Braga que, afinal de contas, não respira tranquilamente.

O Benfica fez o que lhe competia: ganhar a um adversário mais fraco!

O Porto... adormeceu! E com esta "brincadeira" perdeu pontos em relação aos adversários directos.

A minha UDL ainda não encontrou o seu caminho, lamentavelmente. A equipa tem atitude, joga relativamente bem... não consigo compreender a péssima campanha nesta edição da Bwin.

Dou ainda os parabéns a duas equipas que me estão a surpreender: Setúbal (que apesar das conhecidas dificuldades, está lindamente classificado) e Guimarães (veio da L. Vitalis está na frente de muitas outras equipas sempre candidatas à Europa).

Anónimo disse...

1 - Era bonito era que perdesse o porto e o benfica.
2 - Acho que até era proveitoso se o vitoria de setubal ou de guimarães acabasse o campeonato em 1º lugar, só para variar um bocado.
3 - O sporting já não vai a lado nenhum.