sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Clássico: Historial dos duelos entre Benfica e Porto


Águias' e 'dragões' mediram forças por 73 vezes em jogos a contar para o Campeonato Nacional, com os 'encarnados' como anfitriões. Da análise de todos esses clássicos, conclui-se que o Benfica tem feito jus à condição de visitado ao longo da História. Os 'encarnados' venceram 40 jogos, registaram-se 22 empates e somente 11 vitórias portistas.
No que a golos diz respeito, no total foram apontados 225 (média de cerca de três por partida), sendo que 155 foram festejados pelos benfiquistas e 70 pelos homens da 'Invicta'.
Como curiosidade, há a destacar o resultado mais desnivelado nestes clássicos realizados em Lisboa: 12-2 para o clube Luz, na época 1942/1943.

DUELO ENTRE EQUIPAS QUE NÃO PERDEM
Benfica e Porto são as duas únicas equipas que ainda não conheceram o sabor da derrota na Bwin Liga da presente temporada. No entanto, ambos os conjuntos acumulam ainda alguns jogos sem sofrer da desaires referentes à época transacta.
O emblema da Luz leva mais de um ano sem perder na prova máxima do futebol nacional. A última derrota data de 18 de Novembro de 2006, em Braga, por 3-1, com Ricardo Rocha, agora no Tottenham a marcar o tento solitário dos lisboetas. No total, os 'encarnados' não perdem para o Campeonato há 32 jogos (21 referentes à pretérita temporada e 11 na época em curso).
Por sua vez, os 'dragões' sofreram o último desaire no Bessa, ante o Boavista, a 28 de Abril, por 2-1. Lucho Gonzalez marcou de penalty o golo 'azul-e-branco'. No total, o Porto soma 14 desafios sem conhecer a derrota (três de 2006/2007 e 11 da actual edição da Bwin Liga).
Amanhã vai ser escrito mais um capítulo da História deste sempre apetecível clássico do futebol nacional. Resta aguardar pelo desfecho para saber se ambos continuam invencíveis...

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - Qual o seu prognóstico para o jogo?
2 - Na sua opinião, qual o jogador que pode fazer a diferença?

Foto: Hugo Santos

8 comentários:

Anónimo disse...

1 - 2-0 Benfica.
2 - Cristian Rodriguéz.

Anónimo disse...

1 - O porto vai ganhar, mas o que era bonito era perderem os dois.
2 - Os jogadores do benfica fazem sempre a diferença, pela negativa.

Nuno disse...

1. 3-2 para o Benfica.
2. Nuno Gomes.

bento barbosa disse...

Benfica o Porto i ( ói! ói! Dói )
Na excelência não haverá quem destoe ou quem se destaque.

Bruno Pinto disse...

1. O FC Porto é uma grande equipa, a melhor a nível nacional, e uma grande equipa raramente perde dois jogos seguidos. Acho que o FC Porto vai ganhar 2 - 1.

2. O Quaresma será o melhor jogador sobre o relvado, mas acho que a diferença será feita pelo Lucho e Lisandro.

Anónimo disse...

1. Benfica 0-1 F.C. Porto

2. Benfica: Rui Costa e Cristian Rodriguez
Porto: Tarik Sektioui e Lisandro

José Albino disse...

12-2 .. Chiça o slb ganhou 12-2 ao porto.. bem eu sei que foi nos anos 40.. mas n sei n :P

Agora ficava contente com 2-0 :P Mas se fosse a 60 anos atras... ah pois e

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro! queria informar vc que eu fiz um blog relaconado a política e gostaria de ter sua visita constante. Um grande abraço

http://politicaemquestao.blog.terra.com.br