segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Factos e curiosidades...

Esta rubrica semanal é, desta vez e excepcionalmente, um pouco diferente do habitual. Atendendo aos importantes compromissos das principais selecções nacionais de Futebol e Futsal, marcados para quarta-feira, o Rola a Bola quis conhecer o historial de confrontos com os respectivos adversários. Analisando todos os embates, conclui-se que a história abre boas perspectivas para os duelos desta semana. Conheça então o historial de embates com a Finlândia (Futebol) e com a Roménia (Futsal).

FUTEBOL: VANTAGEM SOBRE FINLANDESES
Portugal e Finlândia vão medir forças pela oitava vez, naquele que será o mais importante embate da história entre as duas selecções. Uma autêntica final. Assim se pode definir a partida, na qual os lusos apenas necessitam do empate para rumar ao Euro’2008. Analisando a história de duelos entre os dois países, constata-se que os portugueses têm vantagem sobre os nórdicos, registando três vitórias, três empates, uma derrota, 11 golos marcados e seis sofridos. Este é um bom presságio para o desafio do Dragão. Mas não é o único: na única vez que a Finlândia visitou o recinto do Porto saiu derrotada por 1-0, golo de César Brito, em 1991.
No entanto, foi, curiosamente, na cidade ‘Invicta’ que Portugal sofreu uma das mais humilhantes derrotas da sua história, curiosamente ante os finlandeses. Em 2002, numa partida de preparação para o Mundial desse ano, a Selecção Nacional foi copiosamente goleada no Bessa, por 4-1, perdendo também Simão, gravemente lesionado, para essa importante competição.
Já nesta fase de qualificação, em Helsínquia, as duas equipas empataram a uma bola, com Nuno Gomes a responder a um tento de Johansson.
Historial de jogos:
22 Set. 1982 (Helsínquia) Finlândia – PORTUGAL, 0-2 (Nené e António Oliveira)

21 Set. 1983 (Alvalade) PORTUGAL – Finlândia, 5-0 (Jordão, Carlos Manuel, António Oliveira, José Luís e um auto-golo adversário)

* 22. Jan. 1986 (Leiria) Portugal – Finlândia, 1-1 (Diamantino)

12.Set. 1990 (Helsínquia) Finlândia – Portugal, 0-0

11 Set. 1991 (Antas) PORTUGAL – Finlândia, 1-0 (César Brito)

* 23 Mar. 2002 (Bessa) Portugal – FINLÂNDIA, 1-4 (Sérgio Conceição)

6 Set. 2006 (Helsínquia) Finlândia – Portugal, 1-1 (Nuno Gomes)

* Estes jogos foram particulares, todos os outros foram de qualificação para Europeus

FUTSAL: CONTRA A ROMÉNIA SÓ DÁ GOLEADA
A Selecção Nacional apenas defrontou a sua congénere romena em duas ocasiões. Os dois encontros, ambos particulares, foram realizados em terras lusas, em 2005, e terminaram com duas vitórias concludentes da ‘equipas das quinas’. Este registo histórico é, sem dúvida, um bom tónico para o duelo de quarta-feira. Como nota de curiosidade, cinco dos elementos que integram actualmente o conjunto português já sabem o que é marcar à Roménia: Ricardinho (3), Arnaldo (3), Israel, Zé Maria e Formiga.
Historial de jogos:
22 Nov. 2005 (Albergaria-a-Velha) PORTUGAL – Roménia, 9-1 (Arnaldo, Ricardinho [3], André Lima [2], Minhoca, Jony e Formiga)

23 Nov. 2005 (Vagos) PORTUGAL – Roménia, 8-1 (Arnaldo [2], André Lima [2], Jony, Israel, Zé Maria e Gabriel)

Foto Nuno Gomes: Hugo Santos
Foto Zé Maria: Hugo Manita

Sem comentários: