domingo, 18 de novembro de 2007

Opinião: Portugal sem cor

A Selecção Nacional equipou-se de branco no jogo diante da Arménia e essa indumentária assentou-lhe na plenitude, face à descolorida exibição realizada. A
'equipa das quinas' não tem efectuado partidas brilhantes, mas ontem fez, provavelmente, o seu pior jogo da fase de qualificação para o Euro'2008. Isto em vésperas do encontro decisivo, ante a Finlândia. Valeu o golo de Hugo Almeida para nos dar a vitória e colocar-nos a um ponto da Áustria e da Suíça.
Perante um adversário frágil, mas bem organizado defensivamente, a Selecção Nacional jogou de forma lenta, previsível e nem as suas principais individualidades, como Cristiano Ronaldo, conseguiram desequilibrar. Para além disto, juntam-se algumas falhas no sector mais recuado, que um adversário mais forte poderia ter aproveitado de outra forma. Quarta-feira, no Dragão, as coisas têm que ser diferentes, porque a Finlândia, estando longe de ser uma potência mundial, é bem superior à Arménia.
Faltaram algumas unidades importantes na equipa, casos flagrantes de Ricardo Carvalho e Deco, mas isso não pode servir de desculpa, face ao naipe de jogadores à disposição de Scolari. Foi por demais evidente que ausência do central do Chelsea causou enorme intranquilidade na defesa e que Simão não desempenha o papel do 'catalão'. Urge resolver esses problemas. O futebolista do Atlético de Madrid, além de estar talhado para actuar nas alas, não 'empresta' o mesmo apoio defensivo a Maniche, não 'rasga' as defesas contrárias com passes de ruptura como os de Deco, nem tão-pouco preenche os espaços centrais da mesma forma que o luso-brasileiro. A rotina da de jogo da equipa altera-se por completo. O conjunto nacional fica, essencialmente, com menos gente a laborar defensivamente e menos eficaz ofensivamente.
Scolari deverá pensar numa outra alternativa a Deco no desafio com os finlandeses. A meu ver, João Moutinho ou Tiago poderiam ser as opções mais credíveis para um encontro como este. Curiosamente, nenhum deles foi convocado. Ainda assim, estou plenamente convicto de que Portugal vai chegar ao Euro´2008. Mas para fazer novo brilharete na prova, convém não esquecer esta sofrida fase de qualificação...

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro!! então,o que acha das chances de Portugal diante da Finlândia? basta apenas um epmate não é isso? eu adorei o jogo entre Itália e Escócia...muita emoção heh! grande abraço e qd puder dá uma passadinha no meu blog! até mais

Anónimo disse...

Portugal entrou sem chama sem garra numa táctica sem organização sem mostrar o seu trabalho de casa.Simão Tudo menos a Playmaker eu punha C. Ronaldo dado que Moutinho Tiago João Coimbra Hugo Viana Zé Pedro Silas ou Fajardo ficaram fora da convocatória.
Na Baliza apostaria em Quim em vez de Ricardo na Esquerda punha Jorge Ribeiro em vez de Caneira, nos extremos na Esquerda Nani e na Direita Simão em vez do Mágico Quaresma que na selecção não rende nem metade do que faz no Porto.
Scolari tentou mudar com as substituições mas nem essas ajudaram.
Salvou-se o Golo de Hugo Almeida.
Scolari também é um treinador que não arrisca muito se tira um defesa mete um defesa se mete um médio tira um médio e não outra opção.

Saudações Desportivas.
Onde Todos Desportos Pontuam!!!
www.jornalsodesporto.pt.vu ou www.jornalsodesporto.com/forum