sábado, 3 de novembro de 2007

Bwin Liga: Chuva de golos



RESULTADOS DA 9.ª Jornada
Porto - Belenenses, 1-1
Leixões - Braga, 3-0
Paços Ferreira - Benfica, 1-2
Académica - Estrela Amadora, 3-3
Boavista - Vit. Setúbal, 3-3
União Leiria - Nacional, 1-3
Sporting - Naval, 4-1
Marítimo - Vit. Guimarães, 0-1

PRINCIPAIS NOTAS:
- Esta foi a jornada mais produtiva, com 30 golos, média que ronda os quatro por partida. Apenas duas equipas, Braga e Marítimo, ficaram em branco.
- Porto perdeu os primeiros pontos ao empatar com o Belenenses, permitindo uma ligeira aproximação de Benfica e Sporting.
- Com o triunfo nos barreiros, o Vit. Guimarães descolou do Vit. Setúbal e Marítimo, alargando também o fosso para Belenenses e Braga.
- Vitória de Setúbal continua sem perder, enquanto que Boavista e União de Leiria ainda não triunfaram, sendo que os leirienses foram derrotados pelo Nacional, pela primeira vez vencedor em terreno alheio.
- Leixões saboreou a primeira vitória, ante o Braga.
- Academista Lito conseguiu o primeiro 'hat-trick' da prova.

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 25 pontos
2.º Benfica 19
3.º Sporting 18
4.º Vit. Setúbal 15
5.º Vit. Guimarães 18
6.º Marítimo 14
7.º Belenenses 12
8.º Braga 11
9.º Nacional 10
10.º Leixões 9
11.º Estrela Amadora 8
12.º Académica 8
13.º Boavista 6
14.º Naval 6
15.º Paços Ferreira 5
16.º União Leiria 3

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - Esta foi uma jornada atípica no tocante a golos marcados. Pensa que as próximas rondas também terão muitos golos ou esta terá sido um caso isolado?
2 - Considera que o empate concedido frente ao Belenenses poderá abalar o Porto?
3 - O Vitória de Guimarães foi um dos vencedores da jornada, ganhando pontos a Vit. Setúbal, Marítimo, Braga e Belenenses na luta por um lugar europeu. Ocupando o terceiro lugar em igualdade com o Sporting, até onde pensa que podem chegar os vimaranenses?

OS JOGOS

MARÍTIMO - VIT. GUIMARÃES, 0-1
(0-1, Ghilas, 71')

Era um dos embates mais aguardados da jornada e acabou por ser o mais pobre em matéria de golos e de futebol jogado. Foi um jogo quezilento, por vezes até violento. O maritimista Bruno foi expulso por alegada agressão a Flávio Meireles e o vimaranense Carlitos deveria ter seguido o mesmo caminho, depois de uma entrada dura sobre Evaldo. Em superioridade numérica, o Vit. Guimarães instalou-se no meio terreno adversário e, embora sem criar grandes oportunidades, acabou por chegar ao golo, através do recém-entrado Ghilas.

SPORTING - NAVAL, 4-1
(1-0, João Moutinho, 9'; 1-1. Diego, 28'; 2-1, Liedson, 61'; 3-1, Vukcevic, 84'; 4-1, Gladstone, 90'+3')

Os 'leões' voltaram aos triunfos no regresso a Alvalade. No entanto, a vitória dos 'verde-e-brancos' foi mais complicada do que os números fazem crer. João Moutinho abriu o activo logo aos 9 minutos, mas os figueirenses chegariam à igualdade, por Diego, levando a igualdade para o intervalo. No segundo tempo, a Naval esteve perto de passar para a frente, quando o autor do seu golo cabeceou ao poste. Quase de imediato, Liedson numa brilhante jogada, culmindada com um excelente remate, fez o 2-1. Este golo do 'Levezinho' foi digno de levantar qualquer estádio. Já em vantagem no marcador, o Sporting viu a sua tarefa facilitada a partir dos 66 minutos. Taborda fez falta sobre o goleador leonino e foi expulso. João Moutinho permitiu a defesa ao entrado Wilson Júnior, mas os pupilos de Paulo Bento ainda ampliariam o marcador. Vukcevic e Gladstone assinaram mais dois tentos e os 'leões' atingiram a goleada.

BOAVISTA - VIT. SETÚBAL, 3-3
(1-0, Fleurival, 19'; 2-0, Jorge Ribeiro, 24'; 2-1, Cláudio Pitbull, 45'; 2-2, Auri, 56'; 2-3, Edinho, 60'; 3-3, Ricardo Silva, 69')

Excelente espectáculo com os principais ingredientes que um jogo de futebol deve ter: golos e emoção. Os 'axadrezados' conseguiram ganhar vantagem de dois golos, mas o tento de Cláudio Pitbull, à beira do intervalo, foi um importante tónico para os sadinos. O primeiro quarto-de-hora da etapa complementar foi impróprio para cardíacos, com os vitorianos a operarem a reviravolta ao marcador. No entanto, Ricardo Silva evitou a derrota do Boavista ao minuto 69. Até final, as duas equipas continuaram em busca da vitória e mais golos poderiam ter surgido para ambos os lados.

ACADÉMICA - ESTRELA AMADORA, 3-3
(1-0, Lito, 25'; 1-1, Maurício, 36'; 2-1, Lito, 47'; 3-1, Lito, 58'; 3-2, Anselmo, 61'; 3-3, Wagnão, 88')

Mais um grande jogo de futebol: golos e oportunidades em catadupa. Os 'tricolores' conquistaram um ponto importante no terreno de um adversário directo e bem o mereceram pela entrega e crença, depois de estarem a perder 3-1. Lito, autor do primeiro 'hat-trick' da Bwin Liga, foi a figura de uma partida em que a Académica teve a vitória na mão, mas deixou escapar dois preciosos pontos.

UNIÃO LEIRIA - NACIONAL, 1-3
(0-1, Juliano, 8'; 0-2, Juninho, 53'; 0-3, Fellype Gabriel, 84'; 1-3, Paulo César, 90')

Mais uma derrota para os leirienses e que resultou na saída de Paulo Duarte do comando técnico da equipa. Os homens do Lis ainda não venceram e já disputaram cinco jogos em casa. Os madeirenses entraram no embate a ganhar, agravando a intranquilidade da União de Leiria, última classificada. O Nacional jogou de forma serena e foi avolumando a vantagem de forma natural, perante uma União de Leiria incapaz de furar a linha defensiva insular até ao último minuto.

PAÇOS FERREIRA - BENFICA, 1-2
(0-1, Rodriguez, 21'; 1-1, Tiago Valente, 29'; 1-2, Katsouranis, 86')

Terceira vitória consecutiva dos 'encarnados', a sua melhor série de vitórias na prova, curiosamente sempre por 2-1. No entanto, este não foi um jogo fácil para o Benfica, que teve de sofrer para alcançar mais um triunfo. Realizando uma fraca exibição, os pupilos de Camacho obtiveram os dois tentos em lances de bola parada. Dois livres de Rui Costa resultaram em dois golos: primeiro por Cristian Rodriguez e depois por Katsouranis, este já nos minutos finais da partida. Pelo meio, Tiago Valente respondeu pelos pacenses. Num encontro no qual o empate não ficaria mal, o Benfica contou com a 'estrelinha' na deslocação à Mata Real, aproximando-se, desta forma, do líder Porto.

PORTO - BELENENSES, 1-1
(1-0, Hélder Postiga, 21'; 1-1, Zé Pedro, 49')

Os portistas cederam os primeiros pontos da época. Os 'dragões' adiantaram-se no marcador aos 21 minutos, por intermédio de Hélder Postiga, numa jogada em que o dianteiro 'azul-e-branco' estava fora-de-jogo quando recebeu o passe de Paulo Assunção. Esta vantagem portista durou até aos 49 minutos, momento em Zé Pedro restabeleceu a igualdade. Até final, o Porto procurou ainda recuperar a vantagem, mas foi incapaz de furar a defesa 'azul', não contando, desta feita, com a magia de Quaresma, bastante apagado. Com este resultado, o conjunto de Jesuado Ferreira ficou impossibilitado de igualar ou bater o recorde do clube em arranques de campeonato, fixado nas 13 vitórias consecutivas, em 1939/40.

LEIXÕES - BRAGA, 3-0
(1-0, Roberto, 36'; 2-0, Bruno China, 45'; 3-0, Jorge Gonçalves, 74')

Ao nono jogo, os matosinhenenses alcançaram o primeiro triunfo na Bwin Liga, perante um adversário a atravessar um mau momento. Orientados interinamente por António Caldas, os arsenalistas nem começaram mal o encontro, mas os 'bebés' foram crescendo com o decurso da partida. Roberto, Bruno China (ambos no primeiro tempo) e Jorge Gonçalves (na segunda metade) fizeram os golos do Leixões. A vitória do conjunto do Mar é inteiramente justa, pese embora o resultado ser algo pesado para os minhotos.

Fotos: Hugo Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Já não era sem tempo, a ver se a tendencia se mantem agora. A jogar contra as equipas que estão nos ultimos lugares da classificação tambem eu faço 9 jogos sempre a ganhar.

Nuno disse...

Foi bom que o FCP tenha "perdido" os primeiros pontos no campeonato, permitindo a aproximação dos mais directos adversários, relançando um campeonato que começava a ficar decidido prematuramente.

Tenho pena é que a Académica, depois de estar a vencer, se tenha deixado empatar...

Um abraço,
Nuno.

Cristina disse...

Infelizmente, a saída do Paulo Duarte peca por tardia. Gosto muito dele, mas, efectivamente, o trabalho desenvolvido não tem gerado frutos.

Vamos ver quem será o senhor que se segue!

Beijinho, Pedro ;)

Anónimo disse...

1 - Descuidaram-se, pra semana já volta ao ritmo normal de 1 golo por jogo.
2 - Espero que sim.
3 - Não sei mas equipas novas no topo é sempre de elogiar, corta a pasmaceira do campeonato.

Anónimo disse...

Num caso é alegada agressão, no outro é uma entrada dura. Os critérios continuam engraçados. :)

Saudações.