quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Futebol europeu: 24 equipas ainda não perderam no respectivo campeonato

Em Outubro, o Rola a Bola apresentou-lhe a lista das 39 equipas imbatíveis nas ligas europeias na época em curso. Volvido um mês, constata-se que 15 conjuntos perderam esse estatuto, ficando agora o rol de invencíveis reduzido a 24 formações, oriundas de 19 países.
De entre os resistentes, destaca-se o Dudelange, que, como já foi referido na rubrica ‘Factos e curiosidades’, é o único clube cem por cento vitorioso nos campeonatos do ‘Velho Continente’.
Uma das notas de destaque desta lista prende-se com o facto de a Liga Portuguesa ser aquela que conta com mais equipas invictas. Porto, Benfica e Vit. Setúbal são as três formações nacionais que ainda não conheceram o sabor da derrota. Para além da Bwin Liga, apenas a Premier League Inglesa, a Liga Sérvia e a Norte-irlandesa têm mais que um conjunto, neste caso dois, a conseguir escapar à derrota.
Mas existem mais portugueses imbatíveis na Europa: alguns dos emigrantes. Luís Loureiro (Anorthosis, Chipre), Figo e Pelé (Inter, Itália), Nuno Claro, Tony, Cadú, Amoreirinha, Fredy, Manuel José, Dani, André Leão, Pedro Oliveira e Semedo (Cluj, Roménia), Lucas (Estrela Vermelha, Sérvia), Zé Rui (CSKA Sófia, Bulgária) são os outros lusitanos que, espalhados pelo ‘Velho Continente’, ainda não sofreram qualquer desaire nos respectivos campeonatos.
De salientar ainda a presença na lista de dois clubes estrangeiros com ligações ao futebol português na presente época, em virtude de medirem forças com equipas lusas nas provas europeias: o Liverpool (Inglaterra) e o Aris Salónica (Grécia). Os ingleses são o próximo adversário do Porto na Liga dos Campeões, enquanto que os helénicos integram o grupo do Braga na Taça UEFA.

LISTA DAS 24 EQUIPAS IMBATÍVEIS EM 2007/2008:

17 jogos:
Sheriff* (Moldávia)
15 jogos:
Cluj* (Roménia)
14 jogos:
Rabotnicki* (Macedónia) e Wisla Cracóvia* (Polónia)
13 jogos:
Standard Liège* (Bélgica), Dudelange* (Luxemburgo) e Partizan Belgrado* (Sérvia)
12 jogos:
CSKA Sófia* (Bulgária), Arsenal* e Liverpool (Inglaterra), Estrela Vermelha (Sérvia) e Galatasaray* (Turquia)
11 jogos:
Olympik * (Azerbaijão), Ajax* (Holanda), Inter Milão* (Itália)
10 jogos:
PORTO*, BENFICA e VIT. SETÚBAL (PORTUGAL) e Zestaponi* (Geórgia)
9 jogos:
Anorthosis* (Chipre) e Beitar Jerusalém* (Israel)
8 jogos:
Aris Salónica (Grécia), Glentoran* e Cliftonville (Irlanda do Norte)

* - são líderes no respectivo campeonato

Notas: - Não estão incluídas as ligas de Andorra e São Marino, disputadas em moldes diferentes.
- Saiba quinta-feira quantas equipas, e quais são, não venceram ainda qualquer jogo nas respectivas ligas.

Foto: Hugo Santos

3 comentários:

Pipos disse...

a fiorentina perdeu esta semana em casa c a Udinese....

PB disse...

Tens razão, Pipos. Como tinha na cabeça que o Inter e a Fiorentina não tinham perdido, nem verifiquei na Liga Italiana. Lapso meu, obrigado.
Um abraço

Anónimo disse...

Tenho o teu blog entre os meus favoritos, e olha que não são muitos... Tens um talento muito especial que, infelizmente, não está a ser devidamente aproveitado, mas considero ser uma questão de tempo. Tal como tu, sou jornalista na área desportiva, felizmente empregado. Deixa-me dar-te um conselho: coloca no teu perfil a tua área de residência, sempre é um dado importante para quem, por exemplo, procura bons colaboradores em determinadas zonas do País. Já agora, publica o teu currículo, mesmo que não seja extenso. Afinal, o teu português, excelente, já é por si uma boa referência. E, pronto, voltarei cá ciclicamente. Se quiseres passa pelo meu blog, que à beira do teu é uma espécie de Casal Ventoso em demolição. cá fica o endereço: dornomenisco.blogspot.com

PS: Suponho que sejas de Braga ou arredores. É um palpite estúpido, eu sei, mas conheço o Hugo Santos de lá... se for o mesmo.

Bigsousa