domingo, 28 de outubro de 2007

Bwin Liga: Sporting foi o derrotado da ronda


Ficou concluída, esta segunda-feira, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional. Os 'leões' acabam por ser o grande perdedor da ronda, pois perderam o segundo lugar e viram aumentar o fosso para o líder, ao empatar no terreno do Nacional.
Pelo contrário, Porto e Benfica foram os vencedores do 'fim-de-semana' futebolístico. Os 'dragões' bateram o Leixões e ampliaram a vantagem para o segundo classificado de sete para oito pontos. Na segunda posição da prova surge agora o clube da Luz, depois do triunfo sobre o Marítimo. Merecem ainda destaque os dois Vitórias. Os vimaranenses receberam e bateram a última classificada União de Leiria, enquanto os sadinos derrotaram, também em casa, o Paços de Ferreira.
Por fim, nos outros três encontros da ronda registaram-se empates. Belenenses e Académica ficaram-se pelo nulo, tal como Estrela da Amadora e Boavista, enquanto que Naval e Braga empataram a um golo.

8.ª JORNADA

Vit. Guimarães - União Leiria, 2-1
Belenenses - Académica, 0-0
Vit. Setúbal - Paços de Ferreira, 3-1
Nacional - Sporting, 0-0
Estrela Amadora - Boavista, 0-0
Benfica - Marítimo, 2-1
Naval - Braga, 1-1
Porto - Leixões, 3-0

CLASSIFICAÇÃO
1.º PORTO 24 pontos
2.º Benfica 16
3.º Sporting 15
4.º Vit. Guimarães 14
5.º Marítimo 14
6.º Vit. Setúbal 14
7.º Braga 11
8.º Belenenses 11
9.º Estrela Amadora 7
10.º Nacional 7
11.º Académica 7
12.º Naval 6
13.º Leixões 6
14.º Boavista 5
15.º Paços Ferreira 5
16.º União Leiria 3

PORTO - LEIXÕES, 3-0
(1-0, Lisandro, 5'; 2-0, Tarik, 8'; 3-0, Lisandro, 78')

Foi muito fácil este oitavo triunfo consecutivo dos 'azuis-e-brancos'. Lisandro abriu o activo aos cinco minutos, num lance em que fica a ideia de que o argentino ajeitou o esférico com o braço, e Tarik elevou para 2-0 três minutos depois. O segundo tento merece destaque pela brilhante jogada e conclusão do jogador marroquino. Aos oito minutos o jogo estava sentenciado. A partir daí, o Porto limitou-se a controlar o encontro, poupando energias para os próximos embates. Ainda assim, os 'dragões' ampliariam a vantagem. Quaresma cruzou primorosamente a bola para a cabeça de Lisandro e o argentino apontou o seu oitavo golo em sete partidas, confirmando o estatuto de melhor marcador da Bwin Liga.

NAVAL - BRAGA, 1-1
(1-0, Saulo, 1'; 1-1, Linz, 57'[g.p.])

Empate justo num encontro com duas partes distintas. Os figueirenses entraram no encontro a ganhar e foram sempre melhores durante o primeiro tempo. Já na etapa complementar tudo foi diferente. Os bracarenses melhoraram de produção e chegaram à igualdade, através de uma grande penalidade muito contestada pelos locais. Pouco depois, a Naval ficaria reduzida a dez unidades por expulsão de Elivelton e o Braga chegou a estar perto da vitória.

BENFICA - MARÍTIMO, 2-1
(0-1, Kanu, 7'; 1-1, Cardozo, 17'[g.p.]; 2-1, Adu, 87')

Este encontro prometia e não defraudou as expectativas. A Luz foi palco de um jogo de grandes emoções, em que Freddy Adu voltou a ser decisivo. Os madeirenses adiantaram-se no marcador por Kanu, aos sete minutos, mas, dez minutos volvidos, Cardozo restabeleceu a igualdade de 'penalty'. O Marítimo era a melhor equipa neste período e dispôs de soberana oportunidade para passar para a frente, também de grande penalidade. No entanto, Makukula permitiu a defesa a Butt, entrado após a expulsão de Quim no lance que originou o castigo máximo. Na segunda parte o Benfica, mesmo com menos uma unidade, foi mais forte. Ao contrário do que se viu no primeiro tempo, o Marítimo, ainda que em superioridade numérica encolheu-se e os 'encarnados' criaram algumas situações para marcar. Freddy Adu, a três minutos do final, fez o 2-1, após incursão de Léo pela direita, e deu a vitória às 'águias'.

NACIONAL - SPORTING, 0-0
O clube de Alvalade voltou a averbar mais um resultado negativo, num jogo em que ralizou uma pobre exibição. O Nacional teve o comando da partida até aos 70 minutos de jogo, apesar de não criar grandes ocasiões para marcar. O Sporting apenas se soltou nos derradeiros 20 minutos de jogo, encostando os madeirenses à sua defensiva. Por seu turno, os pupilos de Jokanovic, a jogar em contra-ataque, tornaram-se também mais perigosos. Seria então neste período que surgiriam as melhores oportunidades de golo, mas os dois guarda-redes, Diego Benaglio e Stojkovic, estavam inspirados e não permitiram que as respectivas redes fossem violadas. Resultado justo.

ESTRELA DA AMADORA - BOAVISTA, 0-0
O empate traduz o real equilíbrio entre as duas formações. Os 'axadrezados' foram melhores no primeiro tempo e os 'tricolores' no segundo. Num jogo de poucas oportunidades, Mateus poderia ter colocado os 'axadrezados' em vantagem no primeiro tempo, quando, em boa posição, permitiu a intervenção do guardião Nélson. A defesa da tarde seria, no entanto, efectuada por Carlos já na parte final, evitando o golo de Marco Paulo. Perto do final, Jorge Ribeiro, na transformação de um livre directo, acertou no poste. O Boavista continua sem vencer.

VIT. SETÚBAL - PAÇOS FERREIRA, 3-1
(1-0, Auri, 26'; 1-1, Luiz Carlos, 60'[g.p.]; 2-1, Edinho, 67'; 3-1, Bruno Gama, 80')

Os sadinos estão, de facto, a atravessar um grande momento e somaram mais três pontos importantes nesta jornada. A formação orientada por Carlos Carvalhal foi superior à equipa de José Mota, que cumpriu 200 jogos ao serviço dos pacenses, e justificou o triunfo. No entanto, a vitória só seria confirmada a dez minutos do fim, quando Bruno Gama fez o 3-1 final. O jovem cedido pelo Porto estreou-se a marcar no principal escalão do futebol português.

VIT. GUIMARÃES - UNIÃO LEIRIA, 2-1
(0-1, João Paulo, 15'; 1-1, Miljan, 47'; 2-1, Rabiola, 90'+5')

Mais um jogo marcado pela contestação de uma equipa ao trabalho do árbitro, neste caso da União de Leiria a Duarte Gomes. Imune a polémicas, o certo é que o conjunto de Manuel Cajuda averbou mais três pontos. Os leirienses começaram bem, marcaram aos 15 minutos e chegaram ao intervalo em vantagem. No entanto, na etapa complementar deu-se a reviravolta minhota e surgiram também os casos do jogo. O emblema da cidade do Lis queixa-se de falta sobre um seu jogador no lance do empate vitoriano; de uma grande penalidade não assinalada a seu favor e, por fim, do tento da vitória vimaranense ter sido obtido para além do tempo de compensação. Com a derrota na 'Cidade-berço', o emblema do Lis continua como 'lanterna vermelha'.

BELENENSES - ACADÉMICA, 0-0

Empate justo, pese embora poder ter sido com golos. Os 'estudantes' dominaram no primeiro tempo e dispuseram das melhores situações para marcar. No segundo tempo, os 'azuis' melhoraram de produção com as entradas de Cândido Costa e Ruben Amorim, mas foram incapazes de abrir o activo. Para a equipa de Domingos este foi um importante ponto na fuga aos lugares de despromoção.

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - As opções de Paulo Bento têm sido bastante discutidas. Concorda com as críticas ao técnico leonino?
2 - O Vitória de Setúbal continua invencíval. Está surpreendido com a boa carreira do clube sadino?
3 - Lisandro tem uma média superior a um golo por jogo. Considera que o atacante argentino tem sido a maior figura deste Campeonato?

Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Paulo Jorge Sousa disse...

O jovem norte-americano tem ganho minutos na equipa de Camacho e experiência no futebol europeu. Mais: no pouco tempo que está em campo já é visto pelos companheiros como um autêntico talismã e pelos adversários como um concreto pesadelo. Usando o nome próprio da principal figura do filme 'Pesadelo em Elm Street', este Freddy não é certamente o Krueger, mas lá que assusta, assusta...

altobola.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu não gosto do Paulo Bento mas não lhe posso tirar o mérito como treinador e acho que já provou bastante no clube que representa actualmente por isso não concordo com as criticas de que tem sido alvo.
Quanto ao Vitória é, sem duvida, bastante agradável ver o quanto esta equipa subiu. Se há uns tempos atrás se falava em ordenados em SUPER atraso e em possiveis rescisões, actualmente se comprova que é uma situação ultrapassada.
Relativamente ao Lisandro, tem provado ser um excelente jogador.
Trabalha bem em campo e quase sempre com resultados. Na finalização não facilita. Felizmente para o porto que nunca teve dificuldades nesse campo. Infelizmente para o meu Benfica que até conseguimos fazer o mais complicado (chegar á baliza) mas na fizalização... é o que se tem visto!!