quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Selecção Nacional: Proibido repetir resultado de 1999

O Azerbaijão, à partida, está longe de ser considerado um dos conjuntos mais complicados de defrontar. Contudo, os antecedentes recentes da Selecção Nacional (empate no Liechenstein há dois anos e igualdade na Arménia em Agosto) fazem com que todos os cuidados sejam poucos. Até porque Portugal não se pode dar ao luxo de perder pontos, sob pena de ficar arredado do Euro’2008. Estas cautelas tornam-se ainda mais imperiosas se atendermos à história. Na única viagem portuguesa ao terreno deste opositor, há oitos anos, o resultado esteve longe de ser o mais favorável, registando-se um empate.
Estávamos a 4 de Setembro de 1999 e, sob o comando de Humberto Coelho, a ‘equipa das quinas’ procurava alcançar o apuramento para o Euro’2000 – o que viria a conseguir, sendo terceira classificada na fase final da prova -, mas na deslocação a esta república da ex-União Soviética não conseguiu melhor que uma igualdade a um golo. E o desfecho final acabou até por ser um mal menor. O Azerbaijão adiantou-se no marcador por Tagizade, aos 58 minutos, tendo Portugal respondido por Figo, nos segundos finais da partida, quando o adversário já se encontrava reduzido a dez unidades, por expulsão do autor do seu tento, desde os 84 minutos.
Como curiosidade, a Selecção Nacional alinhou da seguinte forma: Vítor Baía; Secretário, Paulo Madeira, Fernando Couto e Dimas; Paulo Sousa (Capucho, 68’), Paulo Bento (Pauleta, 29’) e Rui Costa; Figo, Sá Pinto (Sérgio Conceição, 46’) e João Pinto. Pedro Espinha, Rui Bento, Jorge Costa e Nuno Gomes não saíram do banco de suplentes. O avançado benfiquista é o único que ainda integra a equipa portuguesa, podendo, desta vez, actuar em Baku.

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - Acha que Portugal vai ganhar no Azerbaijão?
2 - Considera que a ausência de Scolari do banco vai ser muito negativa para a equipa?

Foto: Hugo Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

1- Desta selecção já se espera tudo.
2- Mas por outro lado com o scolari ausente só pode melhorar, por isso ainda há esperança.

abr disse...

Antes de mais, PARABÉNS pelo blog.
Como comentou Ricardo Rocha: "mereces uma oportunidade no mundo jornalístico", sem dúvida alguma.
Nos tópicos de discussão apenas posso dizer que temos equipa para ganhar. Mas, como todos sabemos, a bola é redonda e tudo pode acontecer dentro das quatro linhas, até soar o apito final. Normalmente é com as formações que pensamos de mais fácil acesso que se dá o desaire total. Espero que não.
No que respeita a Scolari, não será com uma ausência de 90 minutos, no "1º balcão", que as "quinas" irão esquecer os seus ensinamentos. Não podemos esquecer que estes nos levaram a vice-campeões europeus e que faltou muito pouco para subir ao pódio no mundial.
No entanto, a nível psicológico, não será fácil a sua ausência mas acho que a equipa irá demonstrar o respeito que tem pelo seleccionador e que não abdica da sua liderança.
Ou seja, iremos mostrar um dos F's que representa a nossa nação.

ana bento rodrigues

Bruno Pinto disse...

1. Eu acho que Portugal vai ganhar. Aliás, Portugal tem a obrigação de vencer a uma selecção muito inferior e numa altura em que é imperioso ganhar para nater inatactas as esperanças na qualificação para o Euro'2008. Se não ganhar será uma vergonha!

2. A ausência de Scolari do banco, sinceramente, acho que será uma questão completamente irrelevante.