quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Taça UEFA: Braga foi o único a ganhar a eliminatória


Tal como previsto, aquando do sorteio, apenas os arsenalistas conseguiram alcançar um lugar na fase de grupos da competição. Perante opositores de grande valia, União de Leiria, Paços de Ferreira e Belenenses foram eliminados, mas deixaram, todos eles, boa imagem nesta aventura europeia.

BRAGA - HAMMARBY, 4-0
(1-0, Wender, 46'; 2-0, Jorginho, 67'; 3-0, Linz, 80'[g.p.]; 4-0, Hussain, 90')

Se alguém teria dúvidas em relação à superioridade dos arsenalistas em relação aos nórdicos, dissipou-as de forma clara. Depois da derrota por 1-2, na Suécia, os bracarenses procuraram um golo desde o primeiro minuto. Os suecos limitavam-se a defender e podem dar-se por satisfeitos por terem segurado o nulo até ao intervalo. No minuto inicial da segunda parte, Wender abriu o activo e colocou o Braga na frente da eliminatória. A partir daí, tudo se tornou mais simples para a equipa de Jorge Costa, a ponto de alcançar uma goleada por 4-0. Jorginho, Linz e Hussain fizeram funcionar o 'placard' e os minhotos, à semelhança da temporada transacta, voltam a entrar na fase de grupos da Taça UEFA.

UNIÃO LEIRIA - BAYER LEVERKUSEN, 3-2
(1-0, Cadu, 3'; 1-1, Papadoupolos, 10'; 2-1, João Paulo, 12'; 2-2, Kiessling, 87'; 3-2, Laranjeiro, 90')

Depois da derrota por 1-3, na Alemanha, a equipa do Lis necessitava de vencer por 2-0 na segunda mão. E começou bem. Logo aos três minutos, o brasileiro Cadu deu vantagem aos portugueses. No entanto, à passagem do minuto dez, tudo ficou mais complicado para o leirienses, depois do grego Papadoupolos ter empatado a contenda. Mas a União de Leiria reagiu bem e repôs a vantagem quase de imediato por intermédio de João Paulo. Depois deste frenético quarto-de-hora inicial, os germânicos fizeram valer a experiência e conseguiram controlar os ímpetos dos pupilos de Paulo Duarte. Quando estavam na desesperada busca do empate na eliminatória, os lusos acabariam por sofrer um golo que ditou o afastamento. Kiessling, que havia bisado em Leverkusen, fez o 2-2 a três minutos do fim. Contudo, a União de Leiria foi briosa e conseguiu, no minuto final, através de Laranjeiro, chegar à vitória no jogo, dando alguns pontos preciosos ao ranking português.
A formação leiriense merece, apesar de tudo, um enorme aplauso, pois a eliminatória esteve em aberto durante 177 minutos. E, não fosse o resultado exagerado verificado na Alemanha, os portugueses poderiam mesmo ter seguido em frente.

AZ ALKMAAR - PAÇOS FERREIRA, 0-0
A falta de sorte na primeira mão, com duas bolas ao ferro e um golo sofrido no final da partida, explicam a razão de os 'castores' terem sido afastados. Em estreia europeia, os pacenses foram dignos de representar o futebol português na Europa. O jogo da segunda mão foi algo monótono. No primeiro tempo, o Paços de Ferreira procurou, sobretudo, conter os holandeses. Conseguiu-o, fruto da sua boa organização. Mas faltava o resto, pois os portugueses necessitavam de um golo. José Mota apenas arriscou nos derradeiros dez minutos do prélio e fica a ideia de que poderia tê-lo feito mais cedo. Já diz o ditado: 'perdido por um perdido por mil'...

BELENENSES - BAYERN MUNIQUE, 0-2
(0-1, Toni, 59'; 0-2, Altintop, 78')

O emblema da 'Cruz de Cristo' deixa a Taça UEFA, mas não há razões para baixar a cabeça. Perante um colosso do futebol europeu, talvez o maior candidato à conquista da prova, os 'azuis' mantiveram a eliminatória em aberto durante 149 minutos. Tal como na primeira mão, o Belenenses voltou a mostrar que não esteve na Europa por acaso. Os lisboetas deram boa réplica aos alemães, e foram mesmo superiores durante o primeiro tempo. Silas esteve, inclusive, perto de anular a vantagem bávara (1-0 na primeira mão). Contudo, no segundo tempo, a formação orientada por Jorge Jesus não conseguiu suster o maior poderio do Bayern. O italiano Luca Toni - autor do golo em Munique - voltou a ser o 'carrasco' do conjunto do Restelo, ao apontar o primeiro tento germânico, aos 59 minutos, e ao assistir Altintop no segundo.

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: