quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Selecção Nacional: Makukula decisivo na vitória

Portugal deu um importante passe rumo ao Europeu, ao vencer no Cazaquistão, por 2-1. À semelhança do passado sábado, a 'equipa das quinas' esteve longe de realizar uma exibição de bom nível, mas conseguiu o mais importante: somar mais três preciosos pontos na caminhada para o Euro'2008. Para além disso, o sector atacante ganhou um novo reforço, pois o luso-congolês Makukula, estreante nos AA, foi o autor do tento que abriu caminho ao triunfo luso, carimbado por Cristiano Ronaldo.
Entrando na partida com o mesmo onze que defrontou o Azerbaijão, a formação lusa teve sempre o domínio, mas jogava de forma lenta e previsível. Não obstante esse facto, Hugo Almeida, Ricardo Carvalho e Maniche podiam ter dado vantagem aos portugueses ainda no primeiro tempo.
Na etapa complementar, o prélio mantinha a toada da parte inicial. Urgia proceder-se a alterações e foi isso que fez Flávio Teixeira. Com sucesso. Nani e Makukula renderam Maniche e Hugo Almeida e os resultados da mudança foram evidentes.
A força do maritimista começou a causar dores de cabeça à defensiva cazaque e o golo parecia estar mais perto. Até que aconteceu mesmo. Aos 83 minutos, Quaresma tirou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Makukula, que inaugurou o marcador.
Mas os golos não se ficariam por aqui. Em período de descontos, numa jogada 'à Manchester', Cristiano Ronaldo fuzilou o guardião adversário, após assistência de Nani. No escasso tempo que restava, o Cazaquistão teve ainda tempo para obter o tento de honra, por Byakov, aproveitando uma desconcentração da defensiva portuguesa.
Com esta vitória, Portugal cimentou o segundo lugar no grupo, com três pontos de vantagem para a Finlândia, terceira, e ficando a um ponto da líder Polónia.
No próximo mês de Novembro, a Selecção Nacional recebe a Arménia e a Finlândia, concluindo a fase de qualificação. Bastam quatro pontos para chegar à Áustria e Suíça, em 2008.
Resta acrescentar que a Sérvia bateu o Azerbaijão, por 6-1, mantendo, ainda que ténues, esperanças no apuramento.

CLASSIFICAÇÃO
1.º POLÓNIA 24 pontos (12 jogos)
2.º PORTUGAL 23 (12 jogos)
3.º Sérvia 20 (12 jogos)
4.º Finlândia 20 (12 jogos)
5.º Bélgica 12 (11 jogos)
6.º Arménia 9 (9 jogos)
7.º Cazaquistão 7 (12 jogos)
8.º Azerbaijão 5 (10 jogos)

Jogos que faltam às quatro equipas que podem ainda apurar-se:
17 de Novembro:
Sérvia - Cazaquistão
Finlândia - Azerbaijão
Portugal - Arménia
Polónia - Bélgica
21 de Novembro
Sérvia - Polónia
Portugal - Finlândia

Equipas já apuradas para o Euro'2008:

- Áustria (organizador)
- Suíça (organizador)
- Grécia (Grupo C)
- Alemanha (Grupo D)
- República Checa (Grupo D)
- Roménia (Grupo G)

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - Considera que Makukula é um verdadeiro reforço para o ataque da Selecção Nacional?
2 - Pensa que Polónia e Portugal vão conseguir o apuramento ou a Finlândia e a Sérvia ainda podem surpreender?

Foto: Hugo Santos

7 comentários:

Anónimo disse...

1 - Parece que marca golos, coisa que os outros não fazem. Como tal, parece que é um reforço.
2 - Não acredito que Finlândia e Sérvia possam causar surpresas, pelo que Polónia e Portugal devem ser os apurados, e até podemos ainda chegar oa primeiro lugar porque os polacos ainda vão à Sérvia.

Tiago Pinto disse...

Ricardo carvalho foi muito importante nestes dois jogos. ainda bem que está de volta...

http://footballdependent.blogspot.com/

Paulo Jorge Sousa disse...

Com a responsabilidade da boa união do grupo a pertencer por inteiro ao seleccionador nacional, está visto que o ‘Grande Irmão’ Murtosa seria a pessoa indicada para orientar os patrícios na hora da verdade.

altobola.blogspot.com

Tiago Pinto disse...

apesar de eu achar que a polónia não ganha nenhum dos dois ultimos jogos, creio que passará na mesma visto que 2 empates dão-lhe o apuramento.

ao contrário do que muitos apregoam este não é um grupo fácil.

a classificação final será:

Portugal
Polónia
Sérvia

www.footballdependent.blogspot.com

Anónimo disse...

É um exelente jogador e um grande reforço para a nossa selecção.
Quanto ás equipas com possivel apuramento... tudo pode acontecer; o futebol tem sempre grandes surpresas!
Só espero é que Portugal nos surpreenda pela positiva!

Anónimo disse...

Desde que marque golos, é sempre benvindo

Mário Ventura disse...

1 - Considero que sim, visto que no modelo de jogo indicado para ultrapassar defensivas fortes fisicamente e, neste caso em particular, muito recuadas e povoadas, mostrou ter mais vontade, mas espírito combativo e melhor toque de bola para finalização do que Hugo Almeida, o outro avançado de Portugal com características mais parecidas. Neste momento, para mim, Nuno Gomes continua a ser o melhor avançado português, seguido de Hélder Postiga. Depois vem esse tal lote, onde incluo Makukula, de possíveis soluções, onde se incluem também Hugo Almeida e... João Tomás.

2 - Tendo em conta o calendário, penso que a dúvida apenas reside no facto de quem ficará em primeiro lugar: Portugal ou Polónia?