sábado, 6 de outubro de 2007

Bwin Liga: Porto não facilita em Coimbra


Os 'dragões' continuam a só conhecer o sabor doce na vitória no Campeonato, desta vez a vítima foi a Académica. Em sete jogos, outras tantas vitórias que permitem aos comandados de Jesualdo Ferreira liderar a prova confortavelmente.
Ao bater o Vit. Guimarães, o Sporting ascendeu ao segundo posto, em parceria com o Marítimo, que empatou ante o Vit. Setúbal. A jornada fica ainda marcada pelo regresso do Benfica às vitórias e pelo primeiro triunfo da Naval e do Paços de Ferreira. Por sua vez, União de Leiria e Boavista ainda não ganharam, ocupando agora, ambos, os lugares de descida.

7.ª Jornada
Sporting - Vit. Guimarães, 3-0
Leixões - Naval, 0-1
Marítimo - Vit. Setúbal, 0-0
União Leiria - Benfica, 1-2
Académica - Porto, 0-1
Braga - Nacional, 1-0
Paços Ferreira - Estrela Amadora, 2-1
Boavista - Belenenses, 2-4

CLASSIFICAÇÃO:
1.º PORTO 21 pontos
2.º Sporting 14
3.º Marítimo 14
4.º Benfica 13
5.º Vit. Guimarães 12
6.º Vit. Setúbal 11
7.º Braga 10
8.º Belenenses 10
9.º Leixões 6
10.º Nacional 6
11.º Estrela Amadora 6
12.º Académica 6
13.º Paços Ferreira 5
14.º Naval 5
15.º Boavista 4
16.º União Leiria 3

OS JOGOS

PAÇOS DE FERREIRA - ESTRELA AMADORA, 2-1
(1-0, Furtado, 71'; 2-0, Renato Queirós, 75'; 2-1, Anselmo, 85')

À sétima jornada, os 'castores' celebraram o primeiro triunfo. A primeira parte da contenda foi equilibrada e monótona, com maior domínio dos locais. Na etapa complementar o encontro ganhou maior interesse. José Mota arriscou mais no banco pacense e veio a colher frutos. Furtado e Renato Queirós deram vantagem de dois golos ao Paços de Ferreira, mas a vitória não estava ainda segura. A cinco minutos do fim, Anselmo bateu Peçanha e reduziu para os 'tricolores', colocando a incerteza no resultado até ao derradeiro apito do árbitro.

BOAVISTA - BELENENSES, 2-4
(0-1, Zé Pedro, 27'[g.p.]; 1-1. Marcelão, 30'; 1-2, Silas, 51'; 2-2, Marcelão, 67'; 2-3, Gavilan, 70'; 2-4, Zé Pedro, 90')

Este foi o jogo que encerrou a sétima jornada e pode dizer-se que a fechou com chave de ouro. Duas equipas dispostas a ganhar e que proporcionaram um espectáculo interessante, no jogo mais produtivo em matéria de golos. Os 'azuis' estiveram por duas vezes na frente do marcador, mas os 'axadrezados' conseguiram igualar nas duas primeiras situações em que estiveram em desvantagem. No entanto, à terceira foi de vez e o Belenenses viria mesmo a ganhar o duelo. Nos lisboetas, Zé Pedro esteve em plano de evidência ao apontar dois golos. Igual número de tentos obteve o boavisteiro Marcelão. Porém, este brasileiro esteve em foco também pela negativa, visto que foi expulso a dez minutos do fim, o que complicou a tarefa do Boavista, que perdia por 2-3, na busca do empate. As 'panteras' continuam, desta forma, sem saber o que é ganhar um jogo na Bwin Liga.

BRAGA - NACIONAL, 1-0
(1-0, Linz, 87'[g.p.])

Quem se deslocou ao estádio viu um jogo com várias oportunidades de golo, para ambos os lados, mas que terminaria somente com um remate certeiro, e na conversação de um castigo máximo. Foi uma partida entretida e na qual as duas equipas tiveram uma atitude bastante positiva, jogando para marcar. Contudo, a sorte acabaria por sorrir aos arsenalistas. A três minutos do final, Linz fez o tento solitário da noite, batendo Diego de 'penalty'. O lance que deu origem ao castigo máximo foi bastante contestado pelos insulares, mas, de facto, Pedro Proença esteve bem, uma vez que Ricardo Fernandes corta a jogada com a mão no interior da sua área. Nota negativa para as expulsões de César Peixoto, no Braga, e de Alonso e Juliano, no Nacional.

ACADÉMICA - PORTO, 0-1
(0-1, Lucho, 28'[g.p.])

Os 'azuis-e-brancos' entraram bem no prélio, decididos a rapidamente ganhar vantagem. Quaresma deu o primeiro sinal rematando à figura de Pedro Roma, mas a maior perdida esteve nos pés de Tarik. Bem solicitado por Raul Meireles, o marroquino falhou escandalosamente o golo com a baliza à sua mercê. Adivinhava-se o tento portista, o que aconteceu aos 28 minutos. Quaresma foi empurrado por N´Doye na área dos 'estudantes' e, na marcação do castigo máximo, Lucho fez aquele que viria a ser o único golo da partida. Em desvantagem no marcador, a Académica estendeu o seu jogo, mas os 'dragões' tiveram sempre o controlo da partida. Hélder Barbosa, que rendeu Ivanildo, colocou a cabeça em água a Fucile, mas faltou companhia ao jovem esquerdino, cedido pelo Porto à 'Briosa'. Os conimbricenses tinham vontade, mas faltava a arte para colocar os portistas em apuros.

UNIÃO LEIRIA - BENFICA, 1-2
(1-0, Cadu, 2'; 1-1, Nuno Gomes, 15'; 1-2, Nuno Gomes, 65')

Após dois empates a zero, os 'encarnados' voltaram aos triunfos diante de um adversário que ainda não venceu na Bwin Liga. Contudo, as 'aguias' apanharam valente susto, quando,a os dois minutos, Cadu da Silva colocou a formação do Lis na frente do marcador. Os benfiquistas - a actuarem com dois pontas-de-lança (Cardozo e Nuno Gomes) -, não tardaram a reagir e, aos 15 minutos, o avançado português correspondeu de forma perfeita a um centro de Rodriguez e repôs a igualdade. O Benfica instalou-se no meio-campo leiriense, mas jogava de forma lenta e não criava perigo. Por sua vez, a União de Leiria utilizava a arma do contra-ataque para tentar causar danos na defensiva contrária. Até que, aos 65 minutos, Katsouranis descobriu Nuno Gomes na área e o dianteiro colocou os lisboetas em vantagem. O Benfica esteve depois, por algumas vezes, perto de 'matar' o jogo, e até pode queixar-se de uma grande penalidade que não foi assinalada a seu favor, mas viria a terminar o encontro a sofrer para garantir os tês pontos.

LEIXÕES - NAVAL, 0-1
(0-1, Marcelinho, 18'[g.p.])

Pela primeira vez os matosinhenses não empataram na Bwin Liga, na estreia auspiciosa de Ulisses Morais ao comando dos figueirenses. Um corte de Nuno Diogo com a mão, no interior da área leixonense, permitiu a Marcelinho abrir o activo na conversão de uma grande penalidade. Os pupilos de Carlos Brito estiveram desinspirados e não conseguiram furar a muralha defensiva dos 'verde-e-brancos'. A Naval registou, assim, o primeiro triunfo no Campeonato.

MARÍTIMO - VIT. SETÚBAL, 0-0
Partida entre duas formações que têm feito carreiras assinaláveis neste começo de época, mas que estiveram longe de proporcionar um bom espectáculo. Os 'verde-rubros' ficaram longe da produção evidenciada nos últimos encontros e acabaram por ser os sadinos a ameaçar por algumas vezes a baliza de Marcos. O guardião madeirense foi mesmo a principal figura do embate, contribuindo decisivamente para o nulo. Este resultado permite ao Vit. Setúbal continuar invencível na prova.

SPORTING - VIT. GUIMARÃES, 3-0
(1-0, Izmailov, 60'; 2-0, Izmailov, 69'; 3-0, Tonel, 85')

Depois de dois jogos sem vencer, os 'verde-e-brancos' regressaram aos triunfos. Num jogo claramente prejudicado pelo mau estado do relvado, o árbitro acabou por ter influência no resultado.
A primeira parte foi equilibrada e sem grandes ocasiões de golo, daí que o nulo verificado ao intervalo estivesse de acordo com a produção de ambas as equipas. No segundo tempo, Paulo Bento lançou Izmailov, que viria a ser o elemento-chave na partida. Aos 60 minutos, o internacional russo deu vantagem ao Sporting, culminando uma bela jogada de contra-ataque. No entanto, o tento leonino é precedido de uma falta clamorosa de Vukcevic sobre Flávio Meireles, tornando-se difícil de entender como Jorge Sousa nada assinalou. Em vantagem no marcador, tudo se tornou mais fácil para a equipa de Alvalade. Nove minutos volvidos, Izmailov num remate de fora da área, em que Nilson não ficou bem na 'fotografia', elevou a contagem. Estava encontrado o vencedor da contenda, mas, aos 85 minutos, Tonel ainda repetiu o feito de Kiev, estabelecendo o 3-0 final.

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - O Boavista está abaixo da linha de água. Pensa que os 'axadrezados' lutarão apenas pela permanência neste campeonato?
2 - O Belenenses alcançou um precioso triunfo no Bessa. Poderão os 'azuis' aspirar novamente a um lugar europeu?
3 - Qual o jogador mais em foco na prova?
4 - Qual o jogador-revelação até ao momento?

Fotos: Hugo Santos

13 comentários:

Anónimo disse...

Estou para ver os comentários relativamente a esta falta.
Tenho a certeza que agora não reclamarão que foram roubados...
Isto realmente...
Os portugueses e os seus telhados de vidro...

Peyroteo disse...

"tornando-se difícil de entender como Jorge Sousa nada assinalou."

Pois, é que o Simon cai em cima do Flávio Meireles, porque sofreu falta do outro jogador do Guimarães.

Amigo, o Sporting não ganhou 1-0 com um Livre inventado na linha de pequena área ou com um penalty no último minuto tipo ESTRELA CADENTE, por um jogador levar com a bola na cara.

O SPORTING GANHOU 3-0!!!

PB disse...

Caro Sr. PPA, os comentários que faço neste blog estão isentos e ninguém me pode apontar uma cor clubística. Se ler o blog desde o início do mesmo, verá que as análises são feitas de forma imparcial. Já recebi mails, inclusive, a dizerem que sou afecto ao seu clube... Quanto ao lance em causa, o Vukcevic não só faz falta sobre o Flávio Meireles, como antes ainda o fez também sobre o Desmarets. Gostava que as pessoas vissem futebol e não vissem apenas a sua cor. Um abraço

PB disse...

Ah em relação ao 3-0 que refere, convém ainda assinalar que o lance referido abre caminho à vitória do Sporting e não foi o lance do segundo ou do terceiro golos, sejamos justos!

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro!! tive a oportunidade de assistir o jogo do Sporting. Achei o Izmailov muito jogador. Veio de que clube, vc sabe?

Aqui eu estava assitindo o classico entre São Paulo X Corinthians...grande jogo amigo! acabou o tabu de 4 anos hehe. Um anorme abraço

PB disse...

Caro Renato, o Izmailov veio do Lokomotiv de Moscovo, da Rússia, e está no Sporting por empréstimo até final da época.
Um grande abraço

Cristina disse...

Pedro, sem esquecer, que ficou também um penalty por assinalar contra o Benfica...

PB disse...

Cara Cristina, apenas vi o resumo do jogo pela Sporttv e não é mostrada qualquer imagem sobre o facto a que se refere. Caso tenha acontecido, e vou procurar inteirar-me, as minhas desculpas aos leitores.
Cumprimentos

Cristina disse...

No problem... ;)

No final da 1.ª parte, há um lance que realmente deixa dúvidas. Pessoalmente, dá-me a sensação que o Luisão fez falta sobre o avançado leiriense, João Paulo. Também não vi repetições... estive no Estádio, logo não posso ajuizar. Mas essa foi a ideia que me deu.

Schwarz disse...

Sou sportinguista e considero que houve falta no lance do primeiro golo. Mas apenas sobre o Meireles. Não é por isso que é mais ou menos falta. Foi falta e ponto final. Tive pena apenas que o treinador e os responsáveis do clube não o tivessem admitido. Seriam levados mais a sério no futuro.

Anónimo disse...

mais um jogo estranhamente facil com um penalti estranhamente marcado cá para as nossas bandas, e falamos da "mao" do katso ou da falta sobre o flavio enfim nos lisboetas ou somos cegos ou não queremos ver, se calhar é complexo de superioridade(tambem deve existir já que existe o de inferioridade)

Anónimo disse...

Cristina,
Tem toda a razão no lance do Luisão. Sou Benfiquista mas sei ver futebol. No entanto, se viu o jogo, não pode esquecer o penalty sobre o Nuno Gomes que também ficou por marcar. Confirmadissimo no programa desportivo da TVI.
Cumprimentos

Cristina disse...

Carla, como disse, não vi as repetições. Estive no Estádio e o lance do Luisão e João Paulo passou-se em frente à bancada onde eu estava... o do Nuno Gomes foi no lado oposto - confesso que não vi!