domingo, 21 de outubro de 2007

Carlsberg Cup: Fátima volta a surpreender

Os pupilos de Rui Vitória continuam a surpreender nesta primeira edição da Taça da Liga. Depois de afastar o Porto na ronda anterior, o Fátima venceu o Sporting, no Restelo, por 2-1.
Mas os 'leões não foram o único 'grande' a passar por dificuldades, uma vez que o Benfica também não conseguiu vencer. Perante um bem organizado Vit. Setúbal, os 'encarnados' não foram além de uma sofrida igualdade caseira a uma bola.
Mas as equipas da Liga Vitalis estão de facto em alta nesta competição. Que o diga a União de Leiria, derrotada pelo Penafiel. Os comandados de António Sousa registaram o resultado mais dilatado da primeira-mão da quarta eliminatória, vencendo por 3-1.
Por fim, no duelo entre equipas do segundo escalão, o Portimonense derrotou o Beira-Mar pela margem mínima.
Está, portanto, tudo em aberto para os encontros da segunda-mão, a realizar dia 31, uma quarta-feira.

Quadro de jogos da 4.ª eliminatória (1.ª mão):
Sporting (BL) - Fátima (LV), 1-2
Benfica (BL) - Vit. Setúbal (BL), 1-1
Portimonense (LV) - Beira-Mar (LV), 1-0
Penafiel (LV) - União Leiria (BL), 3-1

BL - Bwin Liga
LV - Liga Vitalis

SPORTING - FÁTIMA, 1-2
(0-1, Cícero, 15'[g.p.]; 1-1, Liedson, 53'; 1-2, Filipe Falardo, 83')

Se já eram os grandes heróis da nova competição do futebol nacional, os pupilos de Rui Vitória confirmaram ainda mais esse estatuto no Restelo. Entrando em campo desinibido, o Fátima chegou à vantagem ao minuto 15. Purovic jogou o esférico com a mão dentro da área leonina e, na conversão da respectiva grande penalidade, Cícero colocou os visitantes em vantagem. O futebol praticado pelo Sporting era decepcionante e Paulo Bento viu-se forçado a lançar três titulares indicutíveis na segunda metade: Miguel Veloso, João Moutinho e Romagnoli. A equipa de Alvalade, hoje a actuar em casa emprestada, melhorou claramente de produção e não espantou que, após cruzamento de Abel, Liedson restabelecesse a igualdade. Os 'leões' procuraram então alcançar a liderança do marcador, mas seria o Fátima a chegar ao golo. A sete minutos do final, Falardo, que saíra do banco, desferiu um remate de fora da área e bateu Tiago, que ficou mal na 'fotografia'. Para seguir em frente na prova, o Sporting precisa agora, pelo menos, de vencer em Fátima por 2-0.

BENFICA - VIT. SETÚBAL, 1-1
(0-1, Matheus, 11'; 1-1, Freddy Adu, 90'+3')

Num jogo de fraca qualidade, os sadinos foram a equipa que melhor entrou na partida. Aos 11 minutos, Matheus surgiu solto em frente a Quim, mas em posição irregular não assinalada, e abriu o activo para a formação do Sado. O Benfica sentiu a ausência de vários titulares e denotava grandes carências na construção de jogo ofensivo. Ainda assim, as 'águias' poderiam ter empatado antes do intervalo, mas Bergessio e Nuno Assis desperdiçaram soberanas ocasiões para marcar. O argentino, aliás, repetiu a dose no segundo tempo, evidenciando clara falta de qualidade na finalização. À semelhança do que aconteceu na eliminatória anterior, seria Freddy Adu a evitar males maiores. O jovem norte-americano entrou a 20 minutos do final - juntamente com Mantorras - e, já em período de descontos, apontou o golo que ditou o empate final. O Vit. Setúbal entrará, assim, em vantagem no jogo da segunda-mão, bastando-lhe um nulo para seguir para a fase de grupos.

PORTIMONENSE - BEIRA-MAR, 1-0
(1-0, Diogo, 72')

Num jogo pobre, Vítor Pontes estreou-se da melhor maneira à frente dos algarvios. Na primeira parte as oportunidades foram raras, havendo apenas a destacar um remate à trave de Emídio Rafael na cobrança de um livre. No segundo tempo o encontro subiu de qualidade e as duas equipas estiveram mais perto do golo. Inclusivamente, ambas desperdiçariam uma grande penalidade. Seria, porém, o Portimonense a atingir a vantagem através de Diogo, aos 72 minutos. Tudo fica em aberto para o prélio da segunda-mão.

PENAFIEL - UNIÃO LEIRIA, 3-1
(1-0, João Pedro, 4'; 2-0, Bakero, 68'; 3-0, Bakero, 80'; 3-1, Sougou, 90'+2')

Este foi o embate que teve mais golos e no qual se assistiu ao melhor espectáculo. António Sousa, recém-chegado a Penafiel, começa já a mostrar serviço. A equipa da casa adiantou-se cedo no marcador, numa primeira parte em que ambos os conjuntos praticaram um futebol positivo e virado para a baliza adversária. Na etapa complementar emergiu o extremo Bakero, ele que até já vestiu a camisola leiriense, com dois golos. Sougou conseguiu ainda reduzir a desvantagem nos descontos, tento importante para dar ainda esperança à União de Leiria para o segundo encontro.

TÓPICOS DE DISCUSSÃO
1 - Ficou surpreendido com os resultados?
2 - Benfica e Sporting devem repetir a aposta em jogadores menos utilizados na segunda-mão?
3 - Em seu entender, quem vai atingir a fase de grupos?
4 - Freddy Adu quase não tem sido utilizado por Camacho (soma apenas 72 minutos), mas já salvou o Benfica de duas derrotas na Carlsberg Cup. Considera que o norte-americano merece mais oportunidades na equipa 'encarnada'?

Fotos: Hugo Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

O que me parece, e que acredito cada vez mais ao ver os jogos, é que, tanto o meu clube (Benfica) e o Sporting têm jogadores a mais, que não têm vontade de ganhar, logo não são dignos das camisolas que vestem.
É logico, e de louvar, o esforço que os jogadores de equipas chamadas "inferiores" fazem, toda a força e garra que aplicam ao jogar contra os chamados "grandes".
1º porque querem mostrar o que valem... Eles sim querem ganhar!
2º porque vêm aí a oportunidade de ter alguem que repare neles e a possibilidade de subirem na carreira...
Por outro lado tenho confiança no "meu" treinador. Não é em pouco tempo que se constroi uma equipa. E se bem que o Benfica precisa de dinheiro, tambem precisa de jogadores e acho que a venda de alguns como Simão, Ricardo Rocha e a não garantia de Micolli atrasaram na construção da equipa.
Se os jogadores com execesso de comodidade e confiança imaginassem o sacrificio monetário que certas pessoas fazem para ver um ESPECTÁCULO que não CIRCO talvez se aplicassem mais... Digo eu...

Anónimo disse...

1 - Não, do sporting já se espera tudo.
2 - Se for para mudar de resultados, tudo bem. Se for pa continuar na mesma desgraça não vale a pena.
3 - A este ritmo ganha o fátima.
4 - Deixa-o estar quietinho no banco onde não incomoda ninguém.

Anónimo disse...

1- Esperava o empate do Benfica mas não a derrota do Sporting, Leiria e Beira Mar.
2-Se não quiserem passar, porque não? :-D
3-Neste momento, e em jogos de taças, tudo pode acontecer. Aliás , as surpresas são mais frequentes neste tipo de competições. Não faço apostas.
4-Acho que sim mas não como titular.

Bruno Pinto disse...

1. Não fiquei nada surpreendido com os resultados.

2. Não devem repetir essa aposta, senão são eliminados com toda a certeza.

3. Sporting, Setúbal, Beira-Mar e Penafiel.

4. Sim, acho que merece mais oportunidades. Mais que, por exemplo, Bergessio, Coentrão ou Cardozo!