sábado, 13 de outubro de 2007

Euro'2008: Portugal lucrou em três campos

Depois de três empates consecutivos na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008, a Selecção Nacional regressou às vitórias, frente ao Azerbaijão, por 2-0, em Baku. Mas não foi somente o desfecho desta partida que colocou os portugueses a sorrir. Os adversários directos Finlândia e Sérvia emparatam, respectivamente, diante de Bélgica e Arménia, deixando os lusos numa situação bem mais favorável no que concerne ao apuramento. Aliás, a igualdade dos nórdicos em solo belga permitiu a Portugal a subida ao segundo lugar do agrupamento (qualificam-se os dois primeiros).
No Azerbaijão, o embate ficou marcado por diferentes estreias: Bruno Alves e Hugo Almeida marcaram pela primeira vez ao serviço da principal formação portuguesa, enquanto Miguel Veloso envergou pela primeira vez a camisola dos AA. Para além disso, este foi o primeiro de três prélios sem Scolari no banco.
A história do encontro conta-se facilmente. Portugal foi, como esperado, claramente superior ao conjunto azeri. O golo de Bruno Alves, logo aos 11 minutos, num cabeceamento depois de um pontapé de canto, foi um importante tónico de motivação e tranquilidade para a 'equipa das quinas'.
O Azerbaijão era quase inofensivo e apenas por uma vez assustou Ricardo, fruto de uma descoordenação entre o guardião luso e Bruno Alves, mas sem efeito prático. A Selecção Nacional comandava as operações e viu ainda a sua tarefa ficar mais facilitada com a expulsão de Kerimov, perto da meia-hora, devido a uma agressão a Cristiano Ronaldo.
Em cima do final da primeira parte, Hugo Almeida foi ainda a tempo de ampliar a vantagem lusitana, dando a melhor sequência a cruzamento de Miguel.
Os portugueses estiveram perto do terceiro tento, por diversas vezes, mas o resultado manter-se-ia inalterável até final. Não tendo feito uma exibição de 'encher o olho', Portugal venceu de forma clara e tranquila. Quarta-feira há mais...

GRUPO A
Resultados do dia:
Arménia - Sérvia, 0-0
Azerbaijão - PORTUGAL, 0-2 (0-1, Bruno Alves, 11'; 0-2, Hugo Almeida, 45')
Polónia - Cazaquistão, 3-1 (0-1, Byakov, 20'; 1-1, Smolarek, 55'; 2-1, Smolarek, 64'; 3-1, Smolarek, 65')
Bélgica - Finlândia, 0-0

CLASSIFICAÇÃO:
1.º POLÓNIA 24 pontos (12 jogos)
2.º PORTUGAL 20 (11 jogos)
3.º Finlândia 20 (12 jogos)
4.º Sérvia 17 (11 jogos)
5.º Bélgica 12 (11 jogos)
6.º Arménia 9 (9 jogos)
7.º Cazaquistão 7 (11 jogos)
8.º Azerbaijão 5 (9 jogos)

Próximos jogos (17 de Outubro):
Cazaquistão - PORTUGAL
Azerbaijão - Sérvia
Bélgica - Arménia

TÓPICOS DE DISCUSSÃO

1 - Gostou do jogo que a Selecção Nacional fez no Azerbaijão?
2 - Portugal subiu ao segundo posto do grupo, lugar que já garante a qualificação. Pensa que a 'equipa das quinas' ainda poderá chegar à liderança do agrupamento?
3 - Como antevê a visita ao Cazaquistão?
4 - Depois do empate na Arménia, considera que a Sérvia ficou arredada da qualificação?

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

1 - Não.
2 - Não.
3 - Com alguma sorte ainda perdemos.
4 - Talvez.

Poeta de Fermelã disse...

1-Mais ou menos, o que interessa neste momento é ganhar e não jogar bonito.
2-É melhor pensar no 2º lugar e deixar o 1º lugar para quem foi claramente melhor que nós.
3-Muito complicada porque eles não são tão mancos como os Azeris.
4-Ainda está tudo em aberto, só não sei é porque ninguem fala na Finlândia e só se fala na Servia como adversarios de Portugal.
cpmts