terça-feira, 23 de outubro de 2007

Liga dos Campeões: Jornada positiva para Porto e Benfica


Depois da derrota do Sporting, as duas outras equipas portuguesas conseguiram resultados favoráveis às suas pretensões. Os portistas empataram em Marselha, enquanto que os benfiquistas derrotaram o Celtic. Para além disto, 'dragões' e 'águias' viram os seus principais adversários perder nesta terceira ronda.

TÓPICOS DE DISCUSSÃO

1 - Pensa que o Porto já não deixará fugir o apuramento?
2 - Considera que o Benfica volta a ter hipóteses de qualificação?
3 - A visita da Roma a Alvalade será decisiva para o futuro do Sporting na prova. Confia na vitória dos 'leões'?
4 - Cristiano Ronaldo é o melhor marcador da Liga dos Campeões. Na sua opinião, o internacional português é o jogador mais em foco na presente edição da prova?

MARSELHA – PORTO, 1-1
(1-0, Niang, 70’; 1-1, Lucho, 79’[g.p.])

Jesualdo Ferreira surpreendeu a colocar Mariano Gonzalez no onze, em detrimento de Tarik, numa partida em que os ‘dragões’ obtiveram um resultado positivo. No entanto, com um pouco mais de sorte, os portugueses tinham conseguido os três pontos, face à superioridade evidenciada sobre os franceses. Sobretudo no primeiro tempo, o Porto foi claramente mais forte. Os ‘azuis-e-brancos’ foram mais rematadores e dominadores, mas não foram felizes neste período. Raul Meireles esteve perto de dar vantagem à equipa lusa ao acertar por duas vezes no poste direito da baliza gaulesa. Após o reatamento, a partida foi um pouco mais equilibrada. Um pouco contra a corrente do jogo, o Marselha adiantou-se no marcador por Niang. Porém, o Porto não baixou os braços e continuou a procurar o golo. Nove minutos depois do tento marselhês, Lisandro foi derrubado pelo guardião Mandanda e Lucho empatou o jogo, na transformação da respectiva grande penalidade. Os ‘dragões’ viram ainda as suas contas saírem favorecidas com a derrota do Liverpool em Istambul. Bastam duas vitórias nos desafios caseiros para assegurar a qualificação para os oitavos-de-final.

BENFICA – CELTIC, 1-0
(1-0, Cardozo, 87’)

À semelhança do último jogo da competição, os ‘encarnados’ criaram inúmeras ocasiões de golo. No entanto, desta feita acabaram por ver o esforço premiado na parte final. No primeiro tempo, o Benfica jogou de forma lenta e não conseguiu criar desequilíbrios na defensiva escocesa. Cardozo e Katsouranis dispuseram das duas únicas situações para marcar, tendo o Celtic respondido por Donati, que obrigou Quim a uma boa intervenção. Na etapa complementar os portugueses jogaram de forma mais rápida e podem até queixar-se de alguma falta de sorte. Cardozo acertou duas vezes nos ferros da baliza de Boruc e, pelo meio, o guardião polaco fez ainda algumas defesas de qualidade. Seria, no entanto, o dianteiro paraguaio o herói da partida. Após um excelente passe de Di Maria, o ‘Tacuara’ surgiu isolado em frente ao guarda-redes adversário e fez o tento solitário da partida. As ‘águias’ voltam, assim, a entrar na luta pela qualificação, tendo beneficiado da derrota do principal concorrente, o Shakhtar, em Milão.

ROMA - SPORTING, 2-1
(1-0, Juan, 15'; 1-1, Liedson, 18'; 2-1, Vucinic, 70')

O clube de Alvalade perdeu uma boa ocasião para ficar mais perto do apuramento. Esperava-se que o encontro de Roma fosse difícil, mas ficou clara a ideia de que os portugueses poderiam ter trazido pontos da capital italiana. Sem Anderson Polga, que se ressentiu de uma lesão, Miguel Veloso actuou ao lado de Tonel no eixo defensivo, baixando Moutinho para o vértice mais recuado do meio-campo. A equipa do português Antunes - que ficou sentado no banco - ganhou avanço aos 15 minutos. Num canto batido por Pizarro do lado esquerdo, Juan fez o 1-0 de cabeça, sem oposição dos defesas 'verde-e-brancos' e apanhando Tiago a meio caminho entre a bola e a baliza. Duraria, no entanto, pouco tempo a vantagem transalpina. Três minutos depois, Abel ganhou a linha de fundo e tirou um cruzamento da direita que encontrou a cabeça de Liedson. O 'Levezinho' restabelecia a igualdade e estreava-se a marcar na mais importante prova europeia de clubes. Até ao intervalo há apenas a realçar a saída da 'estrela' da Roma, Totti, por lesão.
Vucinic, o substituto do capitão romano, haveria de estar em evidência no segundo tempo. Logo no recomeço, uma falha de Miguel Veloso permitiu ao montenegrino ficar na posse do esférico na área leonina e 'cavar' uma grande penalidade por falta do jovem sportinguista. Na disputa do lance com Veloso, Vucinic deixou-se cair e iludiu o árbitro Terge Hauge. Contudo, 'Deus escreveu direito por linhas tortas', pois, na conversão do castigo, Mancini permitiu a defesa de Tiago. Depois deste lance, os 'leões' ganharam confiança e ainda poderiam ter passado para a frente, através de Izmailov. Porém, seria Vucinic a decidir o encontro. Aproveitando um lapso de Abel, que parecia ter o lance controlado no lado direito, o montenegrino flectiu para o interior, ultrapassou Tonel e, de ângulo já apertado, bateu Tiago. Paulo Bento ainda arriscou nos últimos minutos, trocando Ronny por Purovic, mas estava já sentenciada a história da partida. Daqui a duas semanas há novo duelo entre Sporting e Roma, desta feita em Alvalade, estando a equipa portuguesa obrigada a vencer para acalentar esperanças em apurar-se para a fase seguinte.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES
GRUPO A
Marselha – PORTO, 1-1
(1-0, Niang, 70’; 1-1, Lucho, 79’[g.p.])
Besiktas – Liverpool, 2-1
(1-0, Hyppia, 13’[p.b.]; 2-0, Bobo, 82’; 2-1, Gerrard, 85’)

Classificação
1.º MARSELHA 7 pontos
2.º PORTO 5
3.º Besiktas 3
4.º Liverpool 1

GRUPO B
Chelsea – Schalke 04, 2-0

(1-0, Malousa, 4’; 2-0, Drogba, 47’)
Rosenborg – Valência, 2-0
(1-0, Koné, 53’; 2-0, Riseth, 61’)

Classificação

1.º CHELSEA 7 pontos
2.º Rosenborg 4
3.º Valência 3
4.º Schalke 04 3

GRUPO C
Real Madrid – Olympiakos, 4-2

(1-0, Raul, 2’; 1-1, Galletti, 7’; 1-2, Júlio César, 47’; 2-2, Robinho, 68’; 3-2, Robinho, 83’; 4-2, Balboa, 90’+3’)
Werder Bremen – Lazio, 2-1
(1-0, Sanogo, 28’; 2-0, Hugo Almeida, 54’; 2-1, Manfredini, 82’)

Classificação
1.º REAL MADRID 7 pontos
2.º Olympiakos 4
3.º Werder Bremen 3
4.º Lazio 2

GRUPO D
Milão – Shakhtar Donetsk, 4-1

(1-0, Gilardino, 6’; 2-0, Gilardino, 14’; 2-1, Lucarelli, 51’; 3-1, Seedorf, 62’; 4-1, Seedorf, 69’)
BENFICA – Celtic, 1-0
(1-0, Cardozo, 87’)

Classificação
1.º MILÃO 6 pontos
2.º SHAKHTAR 6
3.º Benfica 3
4.º Celtic 3

GRUPO E
Rangers - Barcelona, 0-0
Estugarda - Lyon, 0-2

(0-1, Fábio Santos, 56'; 0-2, Benzema, 79')

Classificação
1.º BARCELONA 7 pontos
2.º RANGERS 7
3.º Lyon 3
4.º Estugarda 0

GRUPO F
Roma - SPORTING, 2-1
(1-0, Juan, 15'; 1-1, Liedson, 18'; 2-1, Vucinic, 70')
Dínamo Kiev - Manchester United, 2-4
(0-1, Ferdinand, 10'; 0-2, Rooney, 18'; 1-2, Diogo Rincon, 34'; 1-3, Cristiano Ronaldo, 41'; 1-4, Cristiano Ronaldo, 68'[g.p.]; 2-4, Bangoura, 78')

Classificação
1.º MANCHESTER UNITED 9 pontos
2.º ROMA 6
3.º Sporting 3
4.º Dínamo Kiev 0

GRUPO G
CSKA Moscovo - Inter Milão, 1-2
(1-0, Jô, 32'; 1-1, Crespo, 52'; 1-2, Samuel, 80')
PSV Eindhoven - Fenerbahçe, 0-0

Classificação
1.º INTER MILÃO 6 pontos
2.º FENERBAHÇE 5
3.º PSV Eindhoven 4
4.º CSKA Moscovo 1

GRUPO H
Arsenal - Slavia Praga, 7-0
(1-0, Fabregas, 5'; 2-0, Hubácek, 24'[p.b.]; 3-0, Walcott, 41'; 4-0, Hleb, 51'; 5-0, Walcott, 55'; 6-0, Fabregas, 58', 7-0, Bendtner, 89')
Sevilha - Steaua Bucareste, 2-1
(1-0, Kanouté, 5'; 2-0. Luís Fabiano, 18'; 2-1, Petre, 63')

Classificação

1.º ARSENAL 9 pontos
2.º SEVILHA 6
3.º Slavia Praga 3
4.º Steaua Bucareste 0

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Na verdade, esta época, que foi preparada com tempo de sobra para que o clube contratasse “aquisições cirúrgicas” que dessem à equipa a necessária “experiência internacional”, está a revelar um Sporting de qualidade inferior, cujas fragilidades seriam mais fáceis de suportar e, sobretudo, de explicar, se a maioria dos protagonistas fossem os jogadores formados na Academia de Alcochete, como acontecia há um ano.

Anónimo disse...

A um avançado pede-se que marque sempre golos! Mas Cardozo escolheu um excelente jogo para voltar a marcar!
Quanto aos Tópicos de discussão:
1-> Em princípio ganhar os 2 jogos em casa será suficiente e penso que será isso que vai acontecer.
2-> Só para a UEFA
3-> Não.
4-> -> Apenas pelos golos marcados…

Anónimo disse...

1 - O Porto não vai deixar fugir o apuramento e vai mesmo ganhar o grupo.
2 - É difícil, mas ainda é possível.
3 - Vão perder outra vez...
4 - Sim, tem feito golos e grandes exibições, como em Alvalade e Kiev.