quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Curiosidade: Conheça os invencíveis dos campeonatos europeus


Porto, AEK Atenas (dos portugueses Geraldo e Manu), Dudelange e Dínamo Tblissi são, como vimos, as quatro equipas do ‘Velho Continente’ que somam por vitórias todos os jogos realizados nos seus campeonatos. Mas, para além destes, há mais 35 conjuntos que também ainda não foram derrotados, dois dos quais portugueses. Benfica e Vitória de Setúbal juntam-se aos portistas no rol dos lusos invencíveis.
Existem, porém, mais lusitanos que não conheceram o sabor da derrota: alguns dos nossos emigrantes.
Luís Loureiro (Anorthosis, Chipre), Manuel da Costa (PSV Eindhoven, Holanda), Figo e Pelé (Inter, Itália), Nuno Claro, Tony, Cadú, Amoreirinha, Fredy, Manuel José, Dani, André Leão, Pedro Oliveira e Semedo (Cluj, Roménia), Lucas (Estrela Vermelha, Sérvia), Zé Rui (CSKA Sófia, Bulgária) e os naturalizados Deco (Barcelona, Espanha) e Pepe (Real Madrid, Espanha) são os outros portugueses que, espalhados pela Europa, ainda não sofreram qualquer desaire nos respectivos campeonatos.
De salientar também a presença na lista de quatro clubes com ligações ao futebol português na presente temporada, em virtude de medirem forças com equipas lusas na presente temporada: Liverpool (Inglaterra), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Bayern Munique (Alemanha) e Aris Salónica (Grécia). Os ingleses são adversários do Porto na Liga dos Campeões e, na mesma competição, os ucranianos estão no grupo do Benfica. Quanto aos alemães, afastaram o Belenenses da Taça UEFA e farão parte do agrupamento do Braga na próxima fase da prova, tal como os gregos.

LISTA DAS 39 EQUIPAS IMBATÍVEIS EM 2007/2008:

13 jogos:
Sheriff* (Moldávia)
12 jogos:

Shakhtar Donetsk* (Ucrânia)
10 jogos:

Rabotnicki* (Macedónia), Cluj* (Roménia) e Wisla Cracóvia* (Polónia)
9 jogos:
Standard Liège* (Bélgica), Bayern Munique* (Alemanha), Dudelange* (Luxemburgo) e Hibernian (Escócia)
8 jogos:

Lenkoran* e Olimpik (Azerbaijão), CSKA Sófia* (Bulgária), Arsenal* e Liverpool (Inglaterra), Dínamo Tblissi* e Zestaponi (Geórgia), Partizan* e Estrela Vermelha (Sérvia) e Galatasaray* (Turquia)
7 jogos:

PORTO*, BENFICA e VIT. SETÚBAL (PORTUGAL), Simurg (Azerbaijão), Inter Milão* e Fiorentina (Itália), Ajax e PSV Eindhoven (Holanda) e Real Madrid* e Barcelona (Espanha)
6 jogos:
Besa* e Partizani Tirana (Albânia)
5 jogos:
Anorthosis (Chipre) e Beitar Jerusalém* (Israel)
4 jogos:

AEK Atenas*, Olimpiakos e Aris Salónica (Grécia), Linfield*, Glentoran e Cliftonville (Irlanda do Norte)

* - são líderes no respectivo campeonato

Notas:
- Este trabalho refere-se apenas às primeiras divisões dos campeonatos europeus, não incluindo as provas de Andorra e São Marino, disputadas em moldes de grupo.
- Aquando da próxima paragem dos campeonatos europeus, devido a compromissos das selecções nacionais, no próximo mês, o Rola a Bola voltará a apresentar a lista das equipas sem derrotas nos campeonatos da Europa.

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: