sexta-feira, 16 de março de 2007

Quem é o Espanhol?


Finalista da Taça UEFA em 1987/88, o Espanhol não chegava tão longe numa prova europeia desde essa temporada. Fundado em 1900, o clube alcançou por três vezes o terceiro posto na Liga espanhola (1967, 1973 e 1987) e é por ser detentor da Taça do Rei, prova conquistada em quatro ocasiões (1929, 1940, 2000 e 2006), que este emblema catalão marca presença na actual edição da Taça UEFA.
Competindo numa das mais competitivas Ligas mundiais, o Espanhol é um inexperiente nas andanças europeias quando comparado com o Benfica. Os espanhóis têm 56 jogos nas competições uefeiras (48 na UEFA e 8 na Intertoto), enquanto que os portugueses já participaram em 284 confrontos europeus.
Treinado por Ernesto Valverde, este clube de Barcelona, que, curiosamente equipa ‘à Porto’, é um conjunto tipicamente ao estilo de ‘nuestros hermanos’, fazendo da força e da velocidade de jogo as suas grandes armas. Adoptando habitualmente um sistema de 4-3-3, o Espanhol tem como principais figuras os médios Eduardo Costa, Ivan De la Peña e Rufete e os atacantes Pandiani, Tamudo e Luís Garcia (não confundir com o avançado do Liverpool). Recorde-se que já dois jogadores bem conhecidos dos portugueses representaram o clube na presente temporada: o moçambicano Armando, curiosamente um ex-Benfica, e o luso César Peixoto.
Na presente temporada, este emblema catalão encontra-se na nona posição da Liga espanhola, com 37 pontos (fruto de nove vitórias, dez empates e sete derrotas) e caracteriza-se por ser uma equipa que não marca muitos golos (28), mas que também sofre poucos (27). Na Taça do Rei, o Espanhol não repetirá a proeza da época transacta, uma vez que se ficou pelos dezasseis avos de final, fase em que foi afastado pelo Rayo Vallecano, actualmente a militar na II Divisão B.
Mas se estes registos estão longe de deslumbrar, os resultados obtidos na Taça UEFA desta temporada reforçam a ideia de que, apesar do favoritismo ‘encarnado’, todas as cautelas são necessárias. Dos dez jogos que disputou na competição, o Espanhol venceu oito e empatou dois, marcando 24 golos e sofrendo seis.

Carreira do Espanhol na Taça UEFA:
Primeira Ronda:
Artmedia (Esl.) - Espanhol, 2-2
Espanhol - Artmedia, 3-1
Fase de grupos:

Sparta Praga (R.Chec.)- Espanhol, 0-2
Espanhol - Zulte Waregen (Bel.), 6-2
Ajax (Hol.) - Espanhol, 0-2
Espanhol – Áustria Viena (Áus.), 1-0
Dezasseis avos de final:

Livorno (Itá.) – Espanhol, 1-2
Espanhol – Livorno, 2-0
Oitavos de final:
Maccabi Haifa (Isr.) – Espanhol, 0-0
Espanhol – Maccabi Haifa, 4-0