quarta-feira, 28 de março de 2007

Entrevista - João Benedito: “Ganhar o Europeu é o maior objectivo”


Deixou Alvalade rumo ao futsal espanhol, mas mostra que a ligação sentimental ao Sporting mantém-se intacta. Perseguido pelo azar nesta aventura pelo país de ‘nuestros hermanos’, o guardião da Selecção Nacional não se deixa abater. Ganhador por natureza e um dos melhores do Mundo na sua posição, João Benedito quer juntar mais títulos ao seu já vasto palmarés.

Fotos: futsalsporting.com

Rola a Bola - Vive a primeiro experiência como emigrante, em Espanha. Face aos convites que já tinha tido anteriormente, qual a razão da transferência para o estrangeiro apenas se ter verificado nesta temporada?
João Benedito – Deve-se essencialmente a uma conjugação de factores favoráveis, entre eles, a destacar, a concordância do Sporting.
- O facto de ter deixado o Sporting com o ceptro de campeão nacional teve algum peso na sua decisão de emigrar?
- Lógico que é melhor sair com obra feita. Mesmo assim, não vejo esse factor como decisório.
- Porque optou pelo Playas de Castellon?
- Porque é um dos grandes clubes europeus, por ser um clube que se dedica única e exclusivamente ao futsal e, fundamentalmente, por ter objectivos de conquista de troféus.
- Jogar na Liga espanhola era um sonho?
- Era uma vontade muito grande. O sonho tinha como conteúdo jogar na Liga Espanhola e vencê-la.
- O facto de ter dois colegas da Selecção Nacional, Leo e Miguel Almeida, no seu novo emblema contribuiu para facilitar a integração numa nova realidade social e desportiva?
- Quando cheguei o Miguel já levava seis meses neste clube e, como tal, foi uma ajuda muito importante para que mais rapidamente conhecesse ‘os cantos à casa’. O Leo vive há muitos anos em Espanha e conhece muito bem a realidade social deste país, o que se torna uma grande ajuda na transição de hábitos e costumes. Para mais, é sempre bom ter pessoas com quem falar a nossa língua.

“Época não está a correr como esperaria devido às lesões”


- Quais as principais diferenças entre o futsal espanhol e o português?
- Existem diferenças, mas não quer dizer por isso que o Futsal português seja pior ou que o Espanhol seja um exemplo a seguir. Há, logicamente exemplos a seguir e erros a não cometer. Entre as coisas boas destaco: logística organizativa das competições; competitividade da Liga - tanto se pode ganhar ao primeiro como perder com o último; forma de finalizar - zonas de finalização, potência e colocação; o facto de os treinadores pensarem pela sua cabeça e não se limitarem a seguir linhas de raciocínio já existentes - estão constantemente a inovar; e os emissores de opinião preocuparem-se mais em valorizar o que bem se faz, em vez de apenas se limitarem a criticar.
- No início da temporada sofreu uma lesão, recuperou e assumiu a titularidade na baliza do Playas, mas, quando tudo começava a correr pelo melhor, foi vítima de um pneumotoráx. Está longe de ser a estreia esperada na Liga espanhola…
- Esta época não está a correr como esperaria devido às lesões. Elas têm sido o meu maior aliado, pois não me têm largado durante a temporada, e o meu maior concorrente, isto porque o tempo de lesão não se resume à inactividade: há que começar tudo de novo.
- Felizmente esse problema já foi ultrapassado e o regresso às quadras está para breve. Como se sente nesta altura?
- Neste momento já treino a cem por cento, estou apenas à espera de jogar. Passa-se que, neste momento, o Playas tem um problema com o excesso de jogadores estrangeiros. Apenas podem ser convocados seis jogadores que não sejam convocáveis para a selecção espanhola e existem sete no plantel do clube, o que para mim, regressado de uma lesão e estando o outro guarda-redes a cumprir, torna-se um grande problema.
- No Sporting estava habituado a lutar pelo título anualmente, enquanto que o Playas, pese embora ser um emblema de nomeada e com títulos importantes no palmarés, está a sentir dificuldades em garantir um lugar no play-off. Como encara essa nova situação na sua carreira?
- O Playas luta pelo título. Como já referi, se isso não acontecesse não teria vindo para este clube. O que se está a passar, dada a qualidade dos jogadores que fazem parte deste grupo de trabalho, é inconcebível.
- A sua equipa foi eliminada nos quartos-de-final do play-off nas duas últimas temporadas. Qual o objectivo traçado para esta época?
- Dadas as contingências da classificação neste momento, o objectivo imediato é entrar nos play-off na melhor posição possível e depois, nos jogos a eliminar, lutar pelo título.

“Muito dificilmente jogarei em outro clube [português que não o Sporting]”

- Continua a acompanhar o futsal português?
- Claro que sim, até mais do que quando estava em Portugal.
- Do que tem observado, qual é o principal candidato à conquista do título, na sua óptica?
- Quero que seja o Sporting. Tem uma equipa nova que não permite ser tão regular como esperaria. No entanto, a qualidade e competitividade dos seus jogadores tornam-na letal nos confrontos decisivos.
- Pretende regressar ao futsal português?
- Sim.
- O Sporting terá a sua preferência num eventual retorno ao nosso País?
- Muito dificilmente jogarei em outro clube.
- Este ano ficará marcado pela realização de um Europeu, a realizar em terras lusitanas. Como anfitrião, Portugal pode almejar erguer o ceptro do “Velho Continente”?
- Seria fantástico que o terceiro Europeu organizado pela FPF [Federação Portuguesa de Futebol] ficasse em Portugal. Penso que a Selecção Nacional será uma das mais sérias candidatas. Mas há que ter sempre em conta os grupos de acesso e os cruzamentos das meias-finais.
- Defender a baliza nacional nessa importante competição é o seu maior objectivo para o ano de 2007?
- Ganhar o Europeu é o meu maior objectivo, mas não é o único. Ainda falta muito para Novembro.
- Quais são as outras metas?
- Entre outros objectivos pessoais, destaco apenas um objectivo colectivo: ganhar a Liga Espanhola.

“Cristiano é um grande valor do futsal nacional”
O guardião internacional português não se escusou a comentar a prestação de Cristiano, seu sucessor na baliza leonina, tecendo-lhe rasgados elogios: “Tem feito uma época fantástica. É um dos elementos mais importantes do Sporting. O seu desempenho está directamente relacionado com as vitórias da equipa e sua consequente classificação. É, neste momento, um grande valor do futsal nacional.”

Gestão fica para mais tarde
João Benedito é licenciado em gestão e chegou a exercer esta actividade ao serviço do Sporting. No entanto, a possibilidade de emigrar fez com que, para já, se dedique somente à carreira desportiva. “Neste momento, acima de tudo, sou jogador de Futsal. Foi uma opção que tomei e vou assumi-la até ao fim. Nunca se pode ter tudo e quando se quer fazer tudo ao mesmo tempo corre-se o risco de nada se fazer bem”, finaliza o guarda-redes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Es o melhor guarda-redes do Mundo! O Sporting espera por ti!