quinta-feira, 1 de março de 2007

Entrevista - Fusco: “Quero acreditar que o Beira-Mar vai ganhar”


Representou o Beira-Mar durante nove temporadas, seis delas envergando a braçadeira de capitão de equipa. Ergueu a única Taça de Portugal do historial do emblema aveirense, após uma vitória sobre o Campomaiorense, naquele que foi o momento mais glorioso da sua carreira. Hoje, perto de completar 35 anos, o médio, que actualmente defende as cores do Seixal, torce pelo seu antigo clube nesta prova e recorda a façanha de 1999.


Rola a Bola - Como recorda a data de 19 de Junho de 1999?

Fusco – Recordo essa data com muita saudade, pois foi um momento único na minha carreira.
- Acreditaram desde o início que era possível conquistar o troféu?
- Tenho uma situação engraçada para contar. Quando viemos jogar a Alvalade na primeira volta do campeonato desse ano, ficámos a dormir em Carcavelos. Ao passarmos junto do Estádio Nacional, comentei com o Simic [colega de equipa] que deveria ser o máximo jogar uma final da Taça de Portugal naquele estádio. Felizmente veio a concretizar-se. Quando chegámos à final, acreditava que íamos ganhar, mas antes disso não me passava pela cabeça.
- O facto de ser capitão de equipa fez com que essa conquista tivesse um sabor mais especial?
- Por um lado sim, porque foi o viver daquele momento… Receber a Taça do então Presidente da República, Jorge Sampaio, foi um momento único. Mas por outro lado, o importante foi mesmo a conquista, independentemente de ser ou não o capitão.
- Torce pelos "auri-negros" nesta competição?
- Sim. Gosto do clube e vou torcer por eles. Era bonito que acontecesse com eles o que aconteceu connosco. O que eu e os meus colegas fizemos jamais será esquecido, por isso ficava contente se o Beira-Mar conseguisse repetir esse feito. E há uma coisa engraçada, o clube esteve na final em 90/91, 98/99 e se esta época (2006/07) lá chegar, será com o mesmo intervalo de tempo: oito anos. Era giro!
- Curiosamente nesse ano o Beira-Mar desceu de divisão e nesta temporada ocupa o 15.º posto da tabela, estando numa luta árdua pela permanência. Será um bom prenúncio?
- É engraçado, também é coincidência até ao momento, mas acho que se vão manter. A equipa agora está mais forte.
- Se tivesse que escolher um adversário para as meias-finais, qual escolheria: Sporting, Belenenses ou Braga/Varzim?
- Talvez o vencedor do Braga-Varzim. O Sporting e o Belenenses são muito fortes. Na minha perspectiva, acho o Braga e o Varzim mais acessíveis. Mas, como é só um jogo, tudo pode acontecer.
- Acredita que os pupilos de Paco Soler podem repetir a façanha de 1999?
- Se chegarem à final as probabilidades de isso acontecer são maiores, mas quero acreditar que vão ganhar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fusco é sem dúvida uma referência para o futebol nacional. Um exemplo para os mais novos. É de jogadores e mais, de homens como tu que o futebol cada vez mais sente falta!!