terça-feira, 13 de março de 2007

Entrevista - Telma Monteiro: “Não sinto pressão”


É, com apenas 21 anos, um dos motivos de orgulho do País desportivo. Já foi medalhada em quase todas as competições internacionais de judo. Falta uma. Telma Monteiro, uma das principais esperanças nacionais nos próximos Jogos Olímpicos, assume claramente que o seu objectivo para Pequim, em 2008, é trazer mais uma medalha para Portugal. Conheça melhor a actual número um do ranking mundial.

Rola a Bola - Como e quando se iniciou no judo?

Telma Monteiro - Experimentei pela primeira vez aos 12 anos, mas só durante dois meses, e não deu para ter bem a noção do que era o judo. Entretanto joguei futebol e, mais tarde, aos 14 regressei a sério por insistência da minha irmã Ana, que era praticante.
- Foi, portanto, um início algo tardio…
- Sim, foi já muito tarde. A partir dos 5-6 anos já se pode começar a praticar.
- Qual o objectivo que tinha quando entrou na modalidade?
- Ser forte (risos). Quando entrei, havia um grupo forte de raparigas já com resultados de destaque a nível nacional e queria ser forte como elas.
- Teve noção imediata do potencial que tinha para praticar judo?
- Não, mas sempre trabalhei bastante para conseguir ser forte.
- Conseguiu esse objectivo, a ponto de a considerarem um ‘fenómeno’. O que se sente quando é adjectivada desta forma?
- Sinto-me honrada com esse elogio. Tenho consciência de que o que fiz não é normal, mas não deixo que isso me suba à cabeça. Antes pelo contrário, é uma motivação para o futuro, e uma recompensa a todo o meu trabalho.
- Em seu entender, quais os principais atributos que um judoca deve ter?
- Deve ter espírito de sacrifício, disciplina, humildade e determinação.
- É o segredo do seu sucesso?
- Acho que sim, são características que penso possuir e que, sem dúvida, contribuem para que ganhe.
- A competição no judo é estratificada por pesos. É muito complicado estar frequentemente de olho na balança?
- Peso-me regularmente, e é complicado ter que perder peso.
- Faz muitas dietas?
- Faço sempre dieta um mês antes das competições, porque normalmente tenho de perder cinco quilos.
- Condiciona muito a sua vida no dia-a-dia?
- Não tenho a vida normal de um jovem da minha idade… Não saio regularmente, não me deito tarde e os meus dias são em função dos treinos. Nesse sentido, condiciono.
- Não sendo profissional, teme prejudicar a sua vida futura?
- Quem faz desporto amador corre sempre esse risco, mas tenho esperança de que tudo vai correr bem. Sou uma pessoa optimista!
- Esta actividade tem sido financeiramente lucrativa?
- Por agora, dá para ser independente. Mas quando entrei no judo não foi por dinheiro, por isso tudo o que vier será bom.

“Não vivo obcecada com o ranking”

- Das muitas medalhas que obteve, alguma teve um sabor mais especial?
- A de 1.º lugar no Europeu de seniores do ano passado, na Finlândia, e a de 3.º no Campeonato do Mundo, no Cairo, em 2005. Ser campeã da Europa era um sonho de sempre, já tinha duas medalhas de bronze e queria muito a de ouro… Para além dessa, a de 3.º lugar no Cairo também teve um sabor especial porque veio confirmar que estou entre as melhores do Mundo.
- No próximo mês há o Europeu de seniores. Como está a Telma? Preparada para defender o Ouro conquistado no ano transacto?
- Sinto-me bem a treinar. Tudo o que for medalha será bom, abaixo disso não, mas não escondo que vou com ambição de voltar a ser campeã europeia.
- Como campeã, a eventualidade de ficar por uma Prata não terá um certo sabor a derrota?
- Não. Claro que, se chegar à final, vou querer ganhar, mas é no Europeu que começa já a classificação para os Jogos Olímpicos, por isso quanto mais pontos conseguir, melhor. A prata já me valeria bastantes…
- Garantir um lugar nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, será por certo o principal objectivo para 2007, quais os restantes?
- O Europeu, o Campeonato do Mundo e as Taças do Mundo são os objectivos para este ano. Mas, sem dúvida, que o Mundial será o mais importante
- Depois da prata no Egipto, em 2005, será este o ano do Ouro?
- O quinto lugar garante a minha presença nos Jogos Olímpicos, mas parto, no mínimo, com o objectivo de repetir o feito de 2005. Sei que posso até fazer melhor, mas isso só se verá no dia da prova. Até lá, vou, com certeza, trabalhar bastante.
- O seu discurso fala muito nos Jogos Olímpicos. É esse o seu grande objectivo em termos de carreira?
- É a única medalha que me falta…Uma medalha nos Jogos é um resultado para a vida e seria, sem dúvida, o pico da minha carreira.
- Depois do 9.º lugar em Atenas, esse sonho é para ser já cumprido em Pequim?
-Se for a Pequim, o meu objectivo será conquistar uma medalha.
- Tem consciência que é uma das esperanças do País para Pequim. Sente algum peso por esse facto?
- Depois de tudo o que conquistei e da regularidade dos meus resultados, é normal que as pessoas esperem muito de mim, e eu também espero. Não sinto pressão, vejo isso como uma motivação. A pressão sou eu que a faço a mim mesma, não tenho medo das críticas. Se tivesse, e se sentisse pressão, não era a primeira a dizer que quero uma medalha. Se conseguir alcançar esse feito é muito bom, se não o atingir cá estarei para ouvir as críticas, a vida não acaba por isso.
- Qual a sensação de ser actualmente a número 1 do ranking mundial?
- Estar em primeiro do ranking significa que consegui bons resultados e que tenho sido regular, é um orgulho por representar uma série de bons resultados. No entanto, não vivo obcecada com isso, pois o ranking é inconstante e nem sempre não ser a primeira ou das primeiras significa não ser das melhores. Tudo depende também das competições que em que uma atleta entra ou não.

Perdeu o futebol, ganhou o judo
Antes de enveredar mais a sério pela modalidade que pratica actualmente, Telma teve uma passagem pelo ‘desporto-rei’, durante dois anos. Representou clubes como o Monte da Caparica e o Beira-Mar de Almada. Tendo gostado da experiência, a judoca que compete pelas Construções Norte Sul e é treinada por Vítor Caetano, não se arrepende de ter saído, pois, segundo ela, “tudo tem o seu tempo”. Jogando na posição de avançado, Telma considera que “jogava razoavelmente bem”, mas os golos não eram o seu forte: “Tinha mais jeito para pegar na bola e correr até à frente”.
Hoje, esta simpatizante do Benfica, confessa não acompanhar muito o futebol, mas admite gostar de ver um bom jogo, independentemente das equipas.

Principais conquistas:

2003
Medalha de Bronze - Campeonato da Europa Júnior
2004
Medalha de Bronze - Campeonato da Europa Sénior
Medalha de Bronze - Campeonato do Mundo Júnior
Medalha de Ouro - Campeonato da Europa Júnior
2005
Medalha de Bronze - Campeonato do Mundo Sénior
Medalha de Bronze - Campeonato da Europa Sénior
Medalha de Prata - Campeonato da Europa sub-23
Medalha de Ouro - Taça do Mundo etapa de Moscovo categoria Super A (Rússia)
2006
Medalha de Ouro – Campeonato da Europa sub-23
Medalha de Ouro – Campeonato da Europa sénior
Medalha de Prata - Torneio Fukuoka (Japão)
2007
Medalha de Prata – Torneio Paris (França)

4 comentários:

Anónimo disse...

ja conhecia a historia pk vi uma reportagem num canal de televisao,forca telma vai em frente

Ana Isabel disse...

Olááá, Amigo!
Estou a gostar muito da evolução do teu trabalho!! :) A entrevista está bem estruturada e nada entediante!
Continua com o teu bom trabalho, nunca desistas só assim irás atingir os teus sonhos! Basta acreditar! Eu acredito!
Beijoca de Luz, Ana

NM. disse...

Via a Telma todos os Dias de manhã nas escadas do pragal , antes de chegar á anselmo. Agora tá no benfica ! D+ !

Spirit disse...

E parabéns à Telma pela mais recente medalha de ouro conquistada no Campeonato da Europa em Tbilissi, na Geórgia, na passada sexta-feira, dia 24 de Abril de 2009 :)

Beijinhos