sábado, 24 de março de 2007

Dia em grande para o desporto português


Sábado foi um dia em cheio para as cores nacionais em matéria de desporto. Mas vamos por partes. No Futebol, a Selecção Nacional não foi nada meiga para com a sua congénere belga, aplicando uma goleada de quatro golos sem resposta. Nuno Gomes, Cristiano Ronaldo (2) e Quaresma levaram o Estádio de Alvalade, praticamente esgotado, ao rubro. Para além do triunfo, os portugueses beneficiaram também da derrota da Sérvia (1-2) no Cazaquistão, igualando o adversário de quarta-feira na tabela classificativa. No outro encontro do grupo A, a Polónia aplicou 'chapa' cinco ao Azerbaijão, saltando para a liderança do grupo.

Classificação
1.º Polónia 13 pontos (6 jogos)
2.º Finlândia 11 pontos (5 jogos)
3.º Portugal 10 pontos (5 jogos)
4.º Sérvia 10 pontos (5 jogos)
5.º Bélgica 7 pontos (5 jogos)
6.º Cazaquistão 5 pontos (6 jogos)
7.º Arménia 1 ponto (4 jogos)
8.º Azerbaijão 1 ponto (5 jogos)

Próximos jogos (quarta-feira):
Sérvia-Portugal
Azerbaijão-Finlândia
Polónia-Arménia

Lusitanos no Mundial de Râguebi

Mas a jornada gloriosa do desporto luso não se ficou pelo Futebol. No Râguebi, o dia foi ainda mais histórico. Não obstante ter sido derrotada (12-18) no Uruguai, a Selecção Nacional carimbou o apuramento para o Mundial de França, uma vez que tinha vencido a formação celeste em casa por 12-5. Os pupilos de Tomaz Morais colocaram pela primeira vez o nome de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo da modalidade. Mas o feito é ainda maior: A Selecção Nacional será a única totalmente amadora a figurar na lista de participantes num Mundial de Râguebi.
Resta referir que esta grande competição terá lugar em Setembro, tendo Portugal já conhecido os seus opositores na fase inicial: Escócia (dia 9), Nova Zelândia (dia 15), Itália (dia 19) e Roménia (dia 25).

2 comentários:

Anónimo disse...

É de louvar este feito da Selecção Nacional de râguebi! Com este apuramento para o Mundial em França marca em definitivo a história da modalidade e até do desporto nacional. Mais grandioso é o feito quando nos apercebemos que esta será a única Selecção totalmente amadora presente no maior evento da modalidade a nível mundial! Felicitações a todos os dirigentes e jogadores desta equipa, mas particular atenção a Tomaz Morais. O seleccionador demonstra cada vez mais ser um ícone de indiscutível talento e dedicação no comando técnico da Selecção e torna-se quanto a mim um caso sério de sucesso de reconhecimento mundial.

NRod disse...

De parabéns a conjunta dedicação desportiva portuguesa. Não só o futebol é dedicação e empenho , o râguebi é dos mais exigentes fisica/mentalmente.