sábado, 24 de março de 2007

Entrevista - Jorge Andrade: “Sei que tenho muitos troféus para ganhar”


É um dos indiscutíveis de Scolari e o patrão da defesa do Deportivo da Corunha, emblema que traz ao peito pela quinta temporada. Depois de sete meses ausente por lesão, o central português regressou esta temporada aos relvados. A carreira do 'Depor', a ambição de conquistar títulos, o interesse de clubes de maior nomeada e a campanha da Selecção Nacional rumo ao Europeu 2008 são os temas abordados nesta entrevista.

Fotos: Hugo Santos

Rola a Bola - Depois de uma longa paragem por lesão, regressou aos relvados. Qual o balanço que faz da presente temporada a nível individual?
Jorge Andrade – O regresso à competição após uma lesão deve ser sempre encarado com precauções. No meu caso, que tive uma lesão grave, é fundamental ter um bom acompanhamento médico e uma atitude que ajude a ultrapassar as dificuldades. Felizmente, desde o momento que me lesionei, que tive ambos. Após uma integração gradual com os meus companheiros, penso que fui-me adaptando à competição e os resultados começaram a surgir. Em termos globais, penso que a avaliação desta época só pode ser positiva, pois tenho feito bons jogos pelo ‘Depor’ e regressei também em bom nível à Selecção Nacional.
- O Deportivo encontra-se na 12.ª posição da Liga espanhola, um lugar pouco usual para o emblema galego. Como se explica esta fraca prestação no campeonato?
- De facto o ‘Depor’ tem habituado os seus adeptos a disputar as competições em que participa com o objectivo de ganhar. Este ano a estratégia do clube foi diferente: tentou proceder a uma reestruturação do plantel, lançando vários jogadores jovens na primeira equipa. Obviamente que, nestas condições, os resultados não surgem de forma imediata. É preciso tempo. No entanto, penso que os resultados têm surgido e certamente o futuro será risonho!
- A equipa está qualificada para as meias-finais da Taça do Rei, competição que em caso de vitória possibilita uma vaga europeia na próxima época. O ‘Depor’ encara agora esta prova a grande prioridade em 2006/07?
- Os resultados alcançados até agora na Taça do Rei comprovam o que referi anteriormente. Temos feito uma boa prova e é certamente um dos objectivos do clube para esta temporada.
- É considerado pela generalidade da crítica internacional como um dos melhores centrais do ‘Velho Continente’. Sente falta de títulos?
- Realmente todo o jogador gosta de ser considerado bom naquilo que faz, mas nesta profissão, muitas vezes, o sucesso mede-se pelos títulos alcançados. Sei que ainda tenho muitos troféus para ganhar! Apostamos?

“Fico orgulhoso que se fale no meu nome para integrar equipas importantes”


- Estando há cinco anos na Corunha e falando-se nos últimos tempos no interesse de diversos colossos europeus (Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Inter de Milão, Liverpool, etc..), acha que está na altura de abrir um novo ciclo na sua carreira?
- Enquanto profissional, sei que tenho que estar preparado para tudo. No entanto, tenho contrato com o ‘Depor’ até 2009, e até indicações contrárias, conto cumprir o meu contrato. Mas é claro que fico orgulhoso que se fale no meu nome para integrar equipas importantes.
- Caso venha a concretizar-se uma transferência, Espanha tem a sua preferência ou gostaria de experimentar outra liga?
- Com certeza que ao optar seria sempre por alguma das principais ligas da Europa. Continuar em Espanha seria positivo, uma vez que é talvez a liga mais competitiva e já estou totalmente adaptado. Contudo, experimentar um outro campeonato pode também ser aliciante. O futuro o dirá…
- Voltar um dia a actuar em Portugal está nos seus planos?
- Não está nos meus planos, pelo menos a médio prazo. Mas, como disse, tenho que estar preparado para tudo. Além disso, como sabemos, há grandes equipas em Portugal.
- Algum dos designados ‘grandes’ partiria em vantagem na sua escolha?
- Como profissional, devo encarar todas as possibilidades. Seria um orgulho representar qualquer um dos clubes grandes em Portugal. Obviamente que tenho um carinho especial pelo Porto, uma vez que foi um clube onde cresci como homem e jogador, e que apostou em mim quando ainda era um jovem.

“Dois encontros [Bélgica e Sérvia] que pretendemos vencer”

- A Selecção Nacional terá agora mais dois jogos na fase de qualificação, diante da Bélgica e da Sérvia. Em seu entender, são dois jogos decisivos?
- Com certeza que são dois jogos importantes. Se são decisivos, só saberemos na fase final da qualificação. São dois candidatos ao apuramento para o Euro’2008, tal como nós, portanto são dois encontros que pretendemos vencer.
- Em caso de não averbar os três pontos caseiros frente à Bélgica ou de derrota na Sérvia, o apuramento fica comprometido?
- Acredito no grupo que temos na Selecção. Estamos motivados para atingir o apuramento e, como tal, encaramos os desafios sempre com intenção de os vencer. Não nos passa pela cabeça que nos próximos encontros, com a Bélgica e a Sérvia, os resultados não sejam positivos.
- Depois das boas campanhas no Europeu 2004 e no Mundial 2006, o grau de exigência dos adeptos portugueses aumentou. Considera que esse facto traz um efeito positivo ou poderá, de alguma forma, fruto da maior pressão, ser nocivo à equipa?
- Actualmente a Selecção é composta por jogadores experientes e que actuam nas principais competições do Mundo. O facto de os resultados terem sido positivos nas últimas grandes competições traz-nos, de facto, maior responsabilidade, mas é precisamente disso que gostamos. Os adeptos portugueses sabem que, da nossa parte, terão sempre uma equipa que honrará Portugal.

Palmarés:
Taça de Portugal (2001), pelo Porto
Supertaça de Portugal (2001), pelo Porto
Supertaça de Espanha (2003), pelo Deportivo da Corunha
Vice-campeão Europeu de Selecções (2004)
Internacionalizações: 46 (3 golos)

Uma aventura... na televisão

Aquando da sua lesão, o internacional português viveu uma “experiência interessante”, como apresentador televisivo de um programa desportivo. O jogador chega mesmo a gracejar com essa aventura no pequeno ecrã: “Como não jogava por estar lesionado, tive dúvidas sobre qual era a minha profissão! (risos)". Quanto ao balanço que faz da sua passagem pela televisão é “bastante positivo”, de forma que não descarta repeti-la futuramente: “Encarei a experiência como algo casual, que aconteceu devido à situação em que me encontrava. Se no futuro as condições se proporcionarem, por que não repetir?”, conclui o jogador.

Notas:
- Quem quiser conhecer melhor o jogador pode aceder à sua página pessoal (www.jorge-andrade.com)
- Jorge Andrade falou ainda do Espanhol, próximo adversário do Benfica na Taça UEFA. Essas declarações serão publicadas na véspera desse jogo.
- Por fim, queria deixar o meu agradecimento a Marisa Borrego, Jaime Seita e Pedro Duque (representante do jogador) que me ajudaram a concretizar esta entrevista. Obrigado!

4 comentários:

NRod disse...

Sem dúvida dos melhores centrais.. que iria certamente trazer uma mais valia em 2004...

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro tudo bem?
Achei fantástica a entrevista com o zagueiro Jorge Andrade. O considero um jogador excelente, que mereceria inclusive, a oportunidade de jogar em um time europeu de maior expressão.

Em relação ao jogo de Portugal, eu tinha quase certeza que a equipe portuguesa passaria facil pela Belgica. Agora vamos ver o próximo jogo!! estarei torcendo por vocês!!

grande abraço e até mais

Anónimo disse...

Bem não acompanho o futebol português de perto, mas acredito que o Jorge Andrade sendo um dos homens de confiança do melhor técnico do mundo, que é o Felipão, é um jogador que podi trazer junto com os outro jogadores portugueses grandes felicidades para a nação mãe de nós brasileiros.

Anónimo disse...

Quando se junta um bom jogador e um excelente jornalista, o resultado só poderia ser uma optima entrevista. Força Portugal. Força Jorge e Força Pedro.