sexta-feira, 23 de março de 2007

Curiosidade: Saiba quem marca mais e sofre menos nos campeonatos europeus


Confrontado com esta questão, qualquer amante do 'desporto-rei' irá, certamente, pensar em clubes como Manchester United, Barcelona, Lyon ou Inter de Milão. De facto todos estes emblemas são líderes nos seus países, mas nenhum deles é resposta certa.
No tocante ao capítulo ofensivo, o AZ Alkmaar, da Holanda, é o conjunto mais concretizador do 'Velho Continente'. A equipa treinada por Van Gaal, terceira na Liga Holandesa, apontou, até ao momento, 71 golos em 29 partidas. Contudo, em termos de média de golos por partida, o Levski de Sófia é o detentor do melhor registo. Os búlgaros têm uma média de 2.9 tentos por jogo (56 golos em 19 encontros), contra os 2.4 dos homens do 'país das tulipas'.
Já no que concerne à eficácia defensiva, o Baku, do Azerbaijão, é a melhor defesa dos campeonatos europeus, com apenas 4 golos sofridos em 16 jogos. Curioso é o facto de este clube do Leste ocupar somente o quinto lugar na respectiva liga e de ser um dos piores ataques, tendo facturado apenas por 13 vezes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei deste artigo! Este tipo de artigos, tipo "curiosidades", pode ser algo a explorar neste blog. Vivemos um pouco fechados e limitados aos campeonatos e Selecções de topo. Porque não dar mérito a feitos, resultados, estatísticas de outros?! Parabéns Pedro.