quinta-feira, 6 de março de 2008

Taça UEFA: Sortes diferentes para portugueses


Sporting e Benfica partem para a segunda-mão em situações opostas. Os 'leões' empataram a uma bola em Bolton, entrando em Alvalade com vantagem na próxima semana. Por sua vez, os 'encarnados' têm pela frente uma difícil tarefa, após a derrota por 2-1 com o Getafe, no Estádio da Luz.

BOLTON - SPORTING, 1-1
(1-0, McCann, 24'; 1-1, Vukcevic, 69')

Os portugueses deixaram o Reebook Stadium com boas perspectivas em relação à qualificação. Os ingleses entraram melhor na partida, utilizando as sua principal característica: futebol directo para explorar o jogo aérea. O Sporting sentia dificuldades e não conseguia impor o seu estilo de jogo. Não surpreendeu, por isso, que, aos 24 minutos, McCann colocasse o Bolton em vantagem. Não conseguindo inverter a tendência da partida durante todo o primeiro tempo, Paulo Bento mexeu ao intervalo.
O técnico leonino acabaria por ver premiadas as suas alterações, recuando Pereirinha para lateral-direito e entrando Romagnoli na vez de Abel. Ainda assim, Helguson assustou com um cabeceamento à barra da baliza de Rui Patrício, logo no início do segundo tempo. Porém, depois, os 'leões' passaram a ter mais controlo de bola e foram-se aproximando da baliza contrário, muito pela acção do argentino. Romagnoli teve, aliás, soberana ocasião para marcar, mas acertou na trave. Contudo, parecia anunciado o tento leonino. Aoss 69 minutos, Vukcevic repôs a igualdade num excelente pontapé, após boa combinação com Tiuí.
Até ao termo do prélio, o Sporting teve sempre o controlo e poderia mesmo ter chegado à vitória, novamente através do internacional montenegrino.
Os leões são claramente superiores ao Bolton e, se tudo correr como esperado, confirmarão o apuramento em Alvalade, daqui a uma semana.

BENFICA - GETAFE, 1-2
(0-1, De la Red, 25'; 0-2, Pablo Hernandez, 67'; 1-2, Mantorras, 76')

De herói a vilão em quatro dias... Depois de ter apontado um golo importante no 'derby' lisboeta do passado domingo, Cardozo 'borrou a pintura' esta noite. O paraguaio agrediu Belenguer, com uma cotovelada, aos nove minutos, dificultando ainda mais, a já complicada missão das 'águias' para esta partida. Aliás, a sorte nada quis com o Benfica para este embate europeu: sete baixas, inferioridade numérica durante quase toda a partida, lesão de Luisão e um primeiro golo sofrido com muita infelicidade.
Com uma unidade a mais, os espanhóis jogaram com enorme tranquilidade, evidenciando a principal qualidade que lhes era reconhecida: a troca de bola. Aos 25 minutos, De la Red colocou o Getafe em vantagem, num lance em que beneficiou de um fatal desvio de Edcarlos. Os portugueses tentavam pressionar, mas não tinham argumentos para contrariar a boa organização da equipa de Madrid.
Na etapa complementar, a toada de jogo manteve-se, até que Camacho resolveu trocar Di Maria por Mantorras. Porém, volvidos uns minutos, Pablo Hernandez fez o 2-0 e gelou a Luz. Quase de imediato, as 'águias' desperdiçaram soberana oportunidade, mas Edcarlos, com a baliza à sua mercê, atirou à trave. Os 'encarnados' pareciam destruídos, mas um golo de Mantorras, aos 76 minutos, deu um novo alento à equipa. Até final, os lisboetas pressionaram em busca da igualdade, mas sem sucesso.
Não tendo ainda a eliminatória perdida, na próxima semana será necessário haver um Benfica muito diferente do habitual para conseguir inverter o rumo dos acontecimentos.

RESTANTES RESULTADOS DOS OITAVOS-DE-FINAL
Fiorentina - Everton, 2-0
Glasgow Rangers - Werder Bremen, 2-0
Anderlecht - Bayern Munique, 0-5
Marselha - Zenit, 3-1
Tottenham - PSV, 0-1
Bayer Leverkusen - Hamburgo, 1-0


Fotos: Hugo Santos

1 comentário:

Nuno disse...

Esta infantilidade de Cardozo (deve ter qualquer problema ou tique nos cotovelos) teve um grande peso para as dificuldades sentidas pelo Benfica. Esta derrota por 2-1 complica bastante as contas ao clube português, na medida em que vai ter que marcar, pelo menos, 2 golos sem resposta. Nada ainda é impossível, mas dadas as condições actuais (lesões e demissão de Camacho), adivinha-se uma 2ª mão bastante complicada.

Um abraço,
Nuno.