quarta-feira, 19 de março de 2008

Opinião: Simply the best...


Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo. Disse-o, aqui, aquando da eleição de Kaká como número um do planeta futebolístico, e o internacional português vem-me dando razão semana após semana.
Os famosos 32 golos de George Best numa temporada (1967/68) 'passaram à história', 40 anos depois, no que que concerne a tentos obtidos por um extremo 'red devil'. Cristiano Ronaldo, tal como previa que acontecesse, ultrapassou esse mítico número com o bis de hoje ao Bolton.
Com 33 remates certeiros ao longo da época, o 'sete' de Old Trafford terá ainda mais oito partidas para jogar na Premier League e a possibilidade de realizar mais cinco na 'Champions'. Daí que, muito provavelmente, o madeirense atingirá, pelo menos, a terceira melhor marca goleadora de um jogador do Manchester United. Esse terceiro registo pertence a Denis Law - igualmente detentor do recorde -, com 36 tentos. Bastam, portanto, mais quatro golos para Cristiano Ronaldo figurar no 'top-três'.
Alcançar os 44 golos de Van Nistelrooy e os 46 de Denis Law parece-me bastante complicado, mas, a avaliar pelo ritmo concretizador do português, não arrisco dizer que é impossível lograr tal desiderato.
Falei do melhor jogador do Mundo e agora queria deixar também uma palavra acerca da melhor Liga, em meu entender, à escala mundial: a Premier League. A oito jornadas do termo da prova, os três primeiros classificados estão separados por apenas cinco pontos e ainda todos se defrontam entre eles. Estamos, pois, perante um campeonato ao rubro, onde tudo pode acontecer, ao contrário do que sucede, por exemplo, em Portugal. Mas não só. De entre os principais campeonatos do 'Velho Continente' não há um que atinja os mesmos níveis de competitividade. Espanha, Itália, França e Alemanha são ligas onde tudo parece, mais ou menos, definido no que à atribuição do título diz respeito. Sem dificuldade, Real Madrid, Inter Milão, Lyon e Bayern Munique vão enriquecer as suas, já ricas, vitrinas.
Só por isto, a Premier League é a melhor Liga mundial. E nem sequer vou frisar as diferenças no número de assistência média por partida em comparação com os restantes campeonatos que citei atrás. Facilmente se percebe por que estão quatro clubes ingleses nos quartos-de-final da 'Champions', lutando pelo triunfo da mesma. A competitividade interna gera crescimento, força e competitividade externa. E, aí, meus caros leitores, a Premier League é mesmo 'simply the best'.

Foto: Hugo Santos

4 comentários:

Tiagojcs disse...

Actualmente é o melhor jogador do mundo sim e com a lesao do Messi e com o Milan de kaka arredado de todas as provas em que participa , não ha como este ano Ronaldo nao ser eleito o Melhor dos melhores . a não ser que a selecção faça um mau europeu ...

Anónimo disse...

Este ano é o ano de Ronaldo! Na atribuição do prémio FIFA WORLD PLAYER achei merecido o facto de Kaká ter conquistado o troféu. Foi no entanto a partir dessa noite que Ronaldo comoçeou a despontar dia após dia, jogo após jogo, mais classe, mais qualidade e sobretudo mais maturidade no seu jogo. Hoje é para mim o mais forte candidato a receber o troféu no próximo ano. Sinceramente a continuar a este nível, nem mesmo uma má participação no próximo EURO afectará a imagem do jogador. Parabéns pela época, por ultrapassar o Best e sobretudo obrigado pelos momentos de magia, mas que sobretudo têm vindo a ser equilibrados com maior maturidade e humildade.

Bruno Pinto disse...

O Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo desde a época passada. Disse na altura que o prémio para Kaká deveria ter sido de Ronaldo. por razões várias ficou - imagine-se - em terceiro. Esta temporada é o corolário lógico do seu crescimento exponencial e contínuo como jogador e nem sequer estou surpreendido com a sua performance, nem tão pouco com o fraco desempenho de Kaká. Lembro-me de ter escrito algures que o brasileiro nem nos 3 primeiros iria ficar este ano.
Moral da história: Ronaldo é o melhor jogador do mundo, de longe!! É simplesmente arrebatador, para mim é já o melhor português de sempre e será um dos melhores mundiais.

Nuno disse...

Não há qualquer dúvida que Cristiano Ronaldo está a atravessar uma excelente fase. A qualidade do seu jogo é bem visível e os resultados aparecem naturalmente. Tal como os outros leitores, eu também sou da opinião de que, este ano, Cristiano Ronaldo tem tudo para ser considerado o melhor jogador do mundo.

Relativamente à Premier League: o futebol inglês, desde há alguns anos, é caracterizado por um futebol ofensivo, onde as equipas arriscam tudo para ganhar. É um futebol com velocidade, em que as manhas e as fitas dos jogadores não se vêem, ao contrário do que acontece em Portugal. Irrita-me que um jogador, só porque sente um toque, se atire para o chão. Quebra o ritmo de jogo e, consequentemente, o espectáculo sai prejudicado. É, em grande parte, por causa desta "falsidade" que o futebol em Portugal não tem a assistência (de espectadores nos estádios) que seria de esperar, dada a preferência do futebol como modalidade desportiva dos portugueses.

Um abraço,
Nuno.