quarta-feira, 12 de março de 2008

Taça UEFA: Sporting nos 'quartos'


Com uma vitória por 1-0, os 'leões' qualificaram-se para a próxima ronda, sendo agora o único representante luso nas provas do 'Velho Continente'.
O Benfica foi afastado das competições europeias, após nova derrota frente ao Getafe, desta feita por 1-0.
Mas o afastamento 'encarnado' não foi a único nota negativa para os portugueses nesta eliminatória, pois o Zenit eliminou o Marselha, impossibilitando as contas nacionais relativamente à obtenção do sexto posto do ranking europeu.
Quanto às equipas onde alinham jogadores portugueses, o Tottenham (Ricardo Rocha) foi afastado pelo PSV no desempate através de grandes penalidades. Igual desfecho aconteceu em Liverpool, onde o Everton (Manuel Fernandes e Nuno Valente) sucumbiu na 'lotaria' perante a Fiorentina (Manuel da Costa). Já o Werder Bremen (Hugo Almeida), que deixou pelo caminho o Braga, caiu diante do Glasgow Rangers. De todos este emigrantes lusos, o ponta-de-lança foi único a ser utilizado.
Os alemães do Bayern de Munique e do Bayer Leverkusen completam o lote de apurados para os 'quartos-de-final', numa ronda em que todas as equipas inglesas foram arredadas da prova.

SPORTING - BOLTON (Ing.), 1-0 (2-1, no total)
(Pereirinha, 84')

O clube de Alvalade atingiu o seu objectivo, mas não era necessário manter a eliminatória em aberto até final. Todo a incerteza sentida poderia ter sido evitada se os 'leões' entrassem em campo determinados a resolver rapidamente a questão, perante uma frágil e desfalcada formação britânica.
Ainda que o Bolton não criasse perigo, um lance fortuito poderia complicar a passagem leonina. Porém, o Sporting foi equipa passiva durante grande parte do jogo, sobretudo na etapa inicial. A espaços, os portugueses faziam valer-se da sua superioridade técnica, muito pela acção de Pereirinha, claramente o jogador mais inconformado da equipa. A boa exibição do jovem médio leonino seria, aliás, premiada com a obtenção do tento solitário da partida, num remate de excelente execução.
Em suma, a qualificação do Sporting é mais que justa, mas será exigido um outro nível qualitativo na próxima fase, onde o opositor, qualquer que seja, estará muitos furos acima deste modesto Bolton.

GETAFE (Esp.) - BENFICA, 1-0 (3-1, no total)
(Albín, 78')

A necessitar de marcar, pelo menos, dois golos para seguir em frente, as 'águias' criaram somente duas ocasiões para marcar durante todo o jogo. Este facto traduz bem a prestação cinzenta da equipa comandada por Chalana. O Benfica foi uma equipa apática, lenta, cansada e incapaz de colocar em causa a passagem dos espanhóis aos 'quartos-de-final'.
Makukula dispôs de soberana oportunidade para concretizar, logo aos sete minutos, mas, involuntariamente, acertou no poste da deserta baliza do Getafe. Este possível golo poderia catapultar os portugueses para o apuramento, podendo, igualmente, fazer tremer os espanhóis. Tal facto não sucedeu e os 'encarnados' nunca mais deram ares de apoquentar a formação dos arredores de Madrid.
Nem as inúmeras baixas condicionaram o rendimento do conjunto de Laudrup, sempre bem organizado, a trocar bem a bola e a lançar contra-ataques venenosos. Foi, aliás, o Getafe a protagonizar os lances de maior perigo ao longo da partida, sobretudo no segundo tempo.
Os espanhóis conseguiram a qualificação e acabariam mesmo por vencer o encontro com um golo solitário de Albín.

OUTROS RESULTADOS DOS OITAVOS-DE-FINAL
ZENIT (Rús.) - Marselha (Fra.), 2-0 (3-3, no total*)
BAYERN MUNIQUE (Ale.) - Anderlecht (Bél.), 1-2 (6-2, no total)
Hamburgo (Ale.) - BAYER LEVERKUSEN (Ale.), 3-2 (3-3, no total*)
Everton (Ing.) - FIORENTINA (Itá.), 2-0 (2-2, no total; 2-4, g.p.)
PSV EINDHOVEN (Hol) - Tottenham (Ing.), 0-1 (1-1, no total; 6-5, g.p.)
Werder Bremen (Ale.) - GLASGOW RANGERS (Esc.), 1-0 (1-2, no total))

* apurados devido aos golos marcados fora

Fotos: Hugo Santos

Sem comentários: