domingo, 16 de março de 2008

Opinião: Rangers, o adversário preferido


Ainda não tinha tido tempo para aqui expressar a minha opinião relativamente ao sorteio dos quartos-de-final da Taça UEFA, competição na qual Portugal está agora somente representado pelo Sporting.
O escrutínio ditou que o Glasgow Rangers vá medir forças com a equipa leonina. Este facto proporcionou-me grande satisfação, pois os escoceces eram, juntamente com o Bayer Leverkusen, o adversário que mais desejava ver no caminho dos 'leões'. Apesar de nenhuma destas formações ser fraca - também já não me parece haver conjuntos fáceis nesta fase -, pareciam-me as duas mais ao alcance dos pupilos de Paulo Bento.
Não obstante ser líder do seu campeonato e de ter vencido a Taça da Liga Escocesa, o Glasgow Rangers está longe de ser um 'bicho papão'. No entanto, todos os cuidados serão poucos.
Para além de ter que jogar mais, consideravelmente muito mais, nesta eliminatória do que na anterior, uma vez que este oponente não é o 'tenrinho' Bolton, o Sporting terá que ser capaz de suportar a terrível atmosfera de Ibrox. O ambiente criado pelos adeptos britânicos poderá, aliás, ser o principal trunfo do Rangers. Os portugueses são muito superiores tecnicamente, mas há que contar com o poderio atlético e com o enorme 'coração', apanágio das formações escocesas.
Penso que não há favoritos neste duelo - ao contrário do que aconteceria se a sorte marcasse encontro com um Bayern, PSV ou Fiorentina, por exemplo - e que a primeira-mão, em Glasgow, será determinante para o desfecho da eliminatória. Será muito importante o Sporting não perder na Escócia e, se possível, fazer golos. Se o conseguir, o emblema de Alvalade tem tudo para prosseguir em frente. Caso contrário, será complicado inverter as coisas perante este adversário.

Foto: Hugo Santos

Sem comentários: