domingo, 2 de março de 2008

Bwin Liga: 'Derbies' terminam com empate

A 21.ª ronda do Campeonato ficou marcada pelos 'derbies', em dose tripla: minhoto, portuense e lisboeta. Os dois primeiros terminaram com nulos, enquanto que o último, o prato forte do fim-de-semana, registou uma igualdade a uma bola.
O Sporting foi quem melhor entrou no clássico lisboeta. Perante uma frágil defensa benfiquista, os 'leões' colocaram-se em vantagem logo aos 11 minutos. Vukcevic aproveitou a falha do eixo central defensivo 'encarnado' e correspondeu da melhor forma, de cabeça, a um cruzamento de Tiuí - um dos jogadores mais em foco na partida.
Até à meia hora, o domínio da partida pertenceu aos pupilos de Paulo Bento, que causavam constantes calafrios ao mais recuado sector adversário. Após esse período, o Benfica foi equilibrando as operações e começou a aproximar-se da baliza de Rui Patrício. Antes do intervalo, Cardozo repôs a igualdade, também num golpe de cabeça, após canto cobrado por Rui Costa.
Na segunda parte, o jogo ficou marcado, essencialmente, por dois graves erros de arbitragem: penalty por assinalar a favor do Sporting, por falta de Léo sobre Vukcevic, aos 59 minutos; expulsão exagerada de Nélson, depois de uma entrada sobre Celsinho, aos 76 minutos. Estas falhas acabaram por estragar um jogo emocionante e onde a balança poderia pender para qualquer um dos lados.
Em suma, o empate ajusta-se ao desempenho dos dois conjuntos, servindo mais as pretensões do Benfica. As 'águias' mantêm o segundo lugar e os cinco pontos de vantagem para o rival. No entanto, este número, na prática, corresponde a seis em termos de igualdade pontual. Por sua vez, os 'leões' caíram para o quinto posto.
No duelo da 'Invicta', o encontro foi emocionante e o resultado não traduz a qualidade do espectáculo. Ambas as equipas criaram diversas situações para marcar, mas não conseguiram sair do zero. Num jogo equlibrado, o Porto apresentou-se 'poupado', sem algumas unidades influentes (Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Lisandro nem pisaram o relvado). Ainda assim, nos últimos 15 minutos, os 'dragões estiveram mais perto do golo, sobretudo através de Quaresma (que entrou ao intervalo), perante um Boavista reduzido a dez unidades por expulsão de Diakité, à entrada do último quarto-de-hora.
Em Braga, o desafio ficou aquém das expectativas em termos de qualidade, mas teve a emoção própria de um embate entre rivais. O empate acaba por ser um resultado justo, atendendo à produção dos dois conjuntos.
Em destaque nesta jornada está o Vit. Setúbal. Os sadinos venceram em Leiria, por 2-0, ascendendo ao quarto lugar da tabela.

21.ª JORNADA
Braga - Vit. Guimarães, 0-0
Leixões - Académica, 2-2

(1-0, Roberto, 18'[g.p.]; 1-1, Joeano, 24'; 1-2, Joeano, 64'; 2-2, Jorge Gonçalves, 90'[g.p.])
União Leiria - Vit. Setúbal, 0-2
(Cláudio Pitbull, 9'; Bruno Gama, 76')
Boavista - Porto, 0-0
Naval - Nacional, 1-1

(0-1, Juliano, 45'[g.p.]; 1-1, Marcelinho, 53')
Marítimo - Estrela Amadora, 1-1
(0-1, Maurício, 22'; 1-1, Bruno, 73'[g.p.])
Sporting - Benfica, 1-1
(1-0, Vukcevic, 11'; 1-1, Cardozo, 40')
Paços Ferreira - Belenenses, 1-2
(1-0, William, 10'; 1-1, Zé Pedro, 22'[g.p.]; 1-2, Roncatto, 41')

CLASSIFICAÇÃO

1.º PORTO 51 pontos
2.º Benfica 39
3.º Vit. Guimarães 35
4.º Vit. Setúbal 34
5.º Sporting 34
6.º Belenenses 32
7.º Marítimo 30
8.º Nacional 29
9.º Braga 27
10.º Boavista 25
11.º Estrela Amadora 22
12.º Académica 22
13.º Leixões 21
14.º Naval 20
15.º Paços Ferreira 16
16.º União Leiria 8

Fotos: Hugo Santos

2 comentários:

Nuno disse...

Apesar de tudo, gostei bastante da atitude e da maneira como o Sporting jogou. Destaco o jogo de Vukcevic. É incrível como ele luta pelas bolas!

Um abraço,
Nuno.

Victor disse...

Vai falar-se muito tempo do penalty do Leo. É efectivamente penalty e que não haja dúvidas.
Mas, e eu também não tenho dúvidas, que um senhor chamado Carlos Xistra "INVENTOU" não um mas dois penaltys para evitar que a Académica saisse do Mar com uma vitória.
Esta história não tem a ver com a côr dos apitos mas, tal como já o disse, de INCOMPETÊNCIA da maior parte dos apitadeiros.
E já agora, em Braga o Guimarães levou com mais um empurrão.