quarta-feira, 5 de março de 2008

Liga dos Campeões: Porto eliminado pelo Schalke


Os ‘dragões’ foram, surpreendentemente, arredados da ‘Milionária’, no desempate através de grandes penalidades. Um único golo de Lisandro foi insuficiente para os portistas, que se revelaram bastante perdulários e viram o guardião Neuer brilhar no Dragão.
Mas o afastamento do Porto não foi a única surpresa dos ‘oitavos-de-final’. Outros dois campeões europeus, Milão e Real Madrid, ficaram pelo caminho precocemente. Os ‘rossoneri’ foram afastados pelo Arsenal, com uma derrota por 2-0, enquanto que os ‘merengues’ repetiram o desaire de 2-1 registado na primeira-mão, diante da Roma.
Em Sevilha também houve sensação, pese embora em menor escala. A equipa local igualou a eliminatória, vencendo o Fenerbahçe, por 3-2. O ex-sportinguista Deivid foi a grande figura da partida, apontando os dois tentos da equipa turca. Não havendo golos no prolongamento, foi necessário recorrer-se ao desempate por 'penalties', onde a sorte acabou por bafejar a formação de Istambul.
Nos outros embates, verificaram-se os desfechos esperados. Manchester United, Barcelona e Chelsea confirmaram a sua superioridade face a Lyon, Celtic e Olympiakos, respectivamente. ‘Red devils’ e catalães triunfaram por 1-0, com o golo dos ingleses a ser apontado por Cristiano Ronaldo. O internacional português fez o sexto golo na edição deste ano da Liga dos Campeões, igualando o argentino Messi no topo dos goleadores. Por sua vez, os ‘blues’ venceram confortavelmente o opositor grego, por 3-0.

PORTO – SCHAKE 04, 1-0 (1-1, no total; 1-4, g.p.)
(Lisandro, 86’)

Custa perder quando se é claramente superior ao adversário… Foi isso que aconteceu aos portugueses. Os ‘azuis-e-brancos’ provaram ser nitidamente melhores que os germânicos, mas foram traídos pela falta de eficácia na concretização ao longo do jogo e, depois, no desempate nas grandes penalidades. Aliás, marcar ‘penalties’ a equipas alemãs parece ser missão árdua para as formações lusas, pois já o Braga desperdiçou dois castigos máximos no confronto com o Werder Bremen.
Em suma, o encontro caracterizou-se pelo desperdício de oportunidades claras do Porto ao longo dos 120 minutos de jogo e pela enorme exibição do guarda-redes Neuer. O Schalke limitou-se quase a defender durante toda a partida.
Mesmo actuando com menos unidade durante 40 minutos – Fucile foi exageradamente expulso aos 80 minutos – os ‘dragões’ foram sempre superiores e até chegaram ao golo por Lisandro, aos 86 minutos. No entanto, os germânicos não falharam no desempate da marca dos 11 metros, ao passo que Bruno Alves e Lisandro permitiram a defesa de Neuer.
O Porto cai de pé na Liga dos Campeões e, caso se possa utilizar este termo no futebol, estamos perante um dos exemplos em que se pode falar de injustiça.

OUTROS RESULTADOS DOS OITAVOS-DE-FINAL
BARCELONA - Celtic, 1-0 (4-2, no total)
(Xavi, 3')
MANCHESTER UNITED - Lyon, 1-0 (2-1, no total)
(Cristiano Ronaldo, 40')
Sevilha - FENERBAHÇE, 3-2 (5-5, no total; 2-3[g.p.])
(1-0, Daniel Alves, 5'; 2-0, Keita, 9'; 2-1, Deivid, 20'; 3-1, Kanouté, 41'; 3-2, Deivid, 79')
Milão - ARSENAL, 0-2 (0-2, no total)
(Fabregas, 84'; Adebayor, 90')
CHELSEA – Olympiakos, 3-0 (3-0, no total)
(Ballack, 6’; Lampard, 25’; Kalou, 48’)
Real Madrid – ROMA, 1-2 (2-4, no total)
(0-1, Taddei, 73’; 1-1, Raul, 75’; 1-2, Vucinic, 90’)

Dia 11:
Inter Milão - Liverpool (0-2, na 1.ª mão)

Foto: Hugo Santos

2 comentários:

Nuno disse...

Eu só vi o final da 2ª parte e o prolongamento, de modo que apenas vou pronunciar-me tendo em conta o que vi.

Achei que o F.C. Porto foi claramente melhor que o Schalke, tendo sido a equipa que mais batalhou para chegar à vitória. Infelizmente, alguma falta de eficácia e um guarda-redes que teve uma noite brilhante não permitiram que o Porto chegasse à vitória (após as duas mãos).

Acho também que o Quaresma pecou um pouco por não passar a bola aos colegas. Por várias vezes, perderam-se lances que podiam ter causado grande perigo, tudo porque Quaresma quis fazer tudo, parecia que tinha a bola colada aos pés! Não estou a querer dizer que a culpa do desaire tivesse sido dele, muito pelo contrário, mas aquele falhanço (já no prolongamento) em frente à baliza foi flagrante! O F.C. Porto teve ali uma oportunidade de ouro para chegar ao 2-0 mas, mais uma vez, Neuer meteu-se no caminho da bola.

Clubismos e nacionalismos à parte, o F. C. Porto merecia ter ganho e passado à fase seguinte. Só que, mais uma vez, as grandes penalidades mostraram-se injustas. E neste aspecto, dou o mérito ao guarda-redes Neuer (que para mim pode ter sido a figura do jogo), que defendeu os penaltis. Para mim, um penalti só é mal marcado quando a bola é chutada para fora da baliza, o que não foi o caso dos dois penaltis, já que estes foram defendidos por Neuer. Não considero isso penaltis falhados.

Um grande abraço,
Nuno.

Anónimo disse...

Gostei do jogo do F.C. Porto. A equipa demonstrou em campo um empenho notável e para não variar desculpem-me mencionar sempre os mesmos nesse capítulo, mas é que o Lisandro e o Fucile são jogadores verdadeiramente impressionantes nesse capítulo. O uruguaio foi na minha opinião alvo de excessivo "rigor", pois antes de atingir o jogador ele toca na bola, o que a meu entender seria bem resolvido com o amarelo. No entanto se Fucile foi mal expulso já Hélton livrou-se de uma expulsão que só o árbitro não pareceu querer ver. Aquela decisão descabida de defender com as mãos fora da área acabou estupidamente por quase salvar a equipa! Correram atrás do prejuízo e chegaram a um golo justo e que já deveria ter aparecido à mais tempo. As penalidades ditaram o afastamento deste F.C. Porto que no entanto soube sair de cabeça erguida e dignificar o país. Soube a muito muito pouco e foi amargo sair da competição daquela forma, no entanto sinto enorme orgulho naqueles atletas que até choraram no final do encontro. Raúl Meireles,Tarik, Quaresma - os últimos dois muito criticados pelas grandes oportunidades desperdiçadas - foram os rostos da tristeza, do desalento, da frustração, escolhidos pelos fotógrafos e televisão no final do jogo. Para mim foram rostos de paixão, de amor e dedicação a um clube que tem que saber crescer também nas derrotas e tornar-se cada vez mais forte na Europa. O F.C. Porto está indiscutivelmente no bom caminho, com uma equipa muito sólida e com mais um ou outro jogador estou certo que entrará de novo no caminho do sucesso europeu. É uma equipa com alma e é isso que me agrada, até mesmo quando é derrotada.