domingo, 9 de março de 2008

Opinião: O futuro dos 'grandes'...


Chegou ao fim a ligação de Camacho ao Benfica. Confesso que este cenário não é surpreendente, face aos desempenhos da equipa e, consequente, desgaste da imagem do treinador junto dos adeptos.
Camacho disse, e bem, que o conjunto encarnado não rendia e não sabia o porquê, nem como motivar os jogadores. Se as competências técnicas e psicológicas do murciano podem ser postas em causa, a postura que teve merece elogios. O ex-treinador do clube da Luz não se agarrou ao dinheiro e colocou a honestidade acima de tudo. É de valor!
Agora, há que encontrar um sucessor para o técnico espanhol e começar a planificar a próxima temporada, para não repetir os erros da temporada em curso. Até lá, na minha opinião, a equipa do Benfica deve ficar sob o comando de um treinador da casa, sob o risco de o novo treinador ficar com a 'cabeça no cepo' antes do início de 2008/2009.
Em Alvalade, a situação é igualmente catastrófica. Devo dizer que sou um apreciador de Paulo Bento e, em meu entender, o plantel do Sporting não está ao nível do Benfica, por exemplo. Evidentemente, não se fazem 'omeletes sem ovos'. Porém, a figura do treinador é que acaba sempre por saltar à vista e, quanto mais tempo passa, maior é o desgaste. Os resultados não aparecem e a equipa corre o risco de terminar a 22.ª jornada no sexto lugar...! Por isso mesmo, deixo uma questão: será que o cenário verificado na Luz não seria benéfico para o Sporting e para o próprio Paulo Bento?
Mas nem todos sofrem destes problemas. O Porto, confortavelmente instalado no trono do futebol nacional, prepara-se para chegar ao 'tri'. Dois desses títulos foram conseguidos por Jesualdo Ferreira, que viu reconhecida a sua competência (já comprovada em Braga) com a continuidade no clube.
E assim, enquanto 'águias' e 'leões' procuram um rumo, os 'dragões', que ainda não chegaram matematicamente ao 'tri', estão já na 'pole position' para vencerem o campeonato da próxima temporada!

Fotos: Hugo Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo Pedro. A saída do Camacho de facto não é tão surpreendente assim face a tudo o que disseste e com o qual concordo. Achei também que a entrada de Camacho não foi no timing certo e que aquela saída de Fernando Santos havia sido completamente despropositada. A demissão de ontem, ainda que desconhecendo quais os contornos reais da mesma, acredito que tenha sido tomada por Camacho e Luís Filipe Vieira com o sentido da imagem do espanhol sair preservada. Sim porque neste momento se olharmos para a tabela existem facilmente três clubes que estão muito perto do segundo lugar e que comprometem seriamente a época das águias. Camacho sai inteligentemente enquanto se encontrava no segundo lugar e com a uma imagem que apesar de já desgastada, não sai tão ferida quanto isso. Imaginem que Camacho ficava no Benfica e terminava em terceiro ou até mesmo quarto classificado do campeonato?! Aí seria bem pior para o treinador e sobretudo para uma figura que me parece ser desde o início desta época, a que vem destabilizando este clube, o presidente Luís Filipe Vieira. Manipuladores de mentes, "políticos" do desporto, são gentes que se movem num meio desgastado e sem credibilidade tentando e por vezes conseguindo transparecer sucesso quando ele é inexistente. É esse o papel que o presidente das águias tem vindo a desempenhar, um papel de falsidade constante em que os adeptos e associados são constantemente levados pela conversa do regresso ao sucesso do antigo Benfica. Sinceramente não sou benfiquista mas estou certo que me sentiria ofendido com tais propagandas populistas e sem resultados ou perspectivas de sucesso a curto prazo. Estranho também as comparações de aquisições recentres, com glórias do passado e com esse chamamento para o regresso à glória do clube. Não será com esse sentimento de propaganda ou mesmo um sentimento nostálgico e saudoso que o clube entrará novamente nas vitórias e se tornará uma potência europeia ou mundial. O Benfica terá agora que recorrer, como dizes Pedro, a alguém da casa, caso não queira começar de novo com o pé errado. Deverá de seguida seguir um caminho realista, organizado, com Director Desportivo e pessoas capazes para as diferentes áreas do clube em que se trabalhe mais de perto com o plantel para uma equipa mais forte e melhor. Isso não acontece de um ano para o outro e o problema reside para além de algumas más escolhas, precisamente na falta de paciência e de persistência para formar uma equipa credível.

Nuno disse...

De facto, quem se fica a rir com isto tudo é mesmo o F.C. Porto, que vê os seus mais directos adversários cada vez mais longe do primeiro lugar.

Parece incrível que nem o Benfica nem o Sporting vejam no FCP um exemplo a seguir! Há já bastante tempo que o FCP tem um plantel e uma equipa técnica estável, sem grandes mexidas e, principalmente, com contratações que parecem ser bem ponderadas, dados os bons resultados obtidos. Com o Sporting e com o Benfica é tudo ao contrário. Para a próxima temporada, o FCP vai continuar a trabalhar (bem) como tem trabalhado até aqui, enquanto o Benfica e o Sporting, mais uma vez, vão começar tudo do zero! Está-se mesmo a ver o que poderá acontecer...

Um abraço,
Nuno.

Jotas disse...

Faço um pouco minhas as tuas palavras, de facto camacho é uma pessoa de grande frontalidade e honestidade, contudo e não querendo, porque não tenho competência para tal, quaestionar a s suas qualidades com treinador, a mim transmitiu-me a imagem de ser um treinador que estacionou no tempo, que conhec mal as outras equipas e tem dificuldade, como ele disse, em motivar os seus jogadores. Paulo Bento e o Sporting vivem um problema diferente, ou seja, o Benfica vai vivendo do seu enorme passado e tem dificuldade em ganhar consciência que tem é de se preparar para o futuro, já que este gigante estando bem tem uma capacidade única em Portugal de gerar milhões tal a força da sua marca, já o Franco, Bento e seus pares, não andarão para frente enquanto virem como todos os males de que padece o clube no exterior, mais concretamente nos árbitros, segundo eles estes sãoi so culpads de todos os males do Sporting e assim não olhando para debaixo do seu tecto, nunca mais encontrarão o verdaeiro problema da equipa e como tal a solução tardará. Quanto a Jesualdo pouco a dizer, uma equipa a jogar sem pressão de ninguém custa muito menos e este ano o Porto sente-se à vontade, já na época passada foi pressionado e o certo é que tremeu e muito.