sábado, 19 de janeiro de 2008

Taça de Portugal: Sertanenense e Moreirense causam surpresa

Sertanense e Moreirense, da III e II Divisão, respectivamente, foram os grandes protagonistas desta ronda da Taça. Ambos os conjuntos, de escalões não-profissionais, deixaram pelo caminho formações da Liga Vitalis.
O clube da Sertã triunfou em Penafiel, no desempate através de grandes penalidades (5-4), depois de um empate a uma bola no final dos 90 minutos e do prolongamento.
Por sua vez, a equipa minhota foi a Avanca (casa emprestada do Beira-Mar) afastar o clube aveirense, fruto de um golo solitário de Cascavél, filho do antigo goleador Paulinho Cascavél que brilhou no futebol português na década de 80.
No que concerne aos 'grandes', todos cumpriram as respectivas missões, batendo opositores de escalões secundários: Benfica e Porto eliminaram conjuntos da Liga Vitalis, enquanto que o Sporting afastou o Lagoa da II Divisão. As 'águias' foram salvas por um tento único da autoria de Cardozo, enquanto que 'dragões' (2-0) e 'leões' (4-0) triunfaram mais tranquilamente.
Dos duelos entre equipas da Bwin Liga, há a destacar a queda de Braga e Boavista, dois emblemas com tradições na prova. Os bracarenses saíram derrotados da deslocação ao terreno do Estrela da Amadora (1-0), ao passo que os 'axadrezados' foram goleados pela Naval (4-1). Nos outros dois embates entre formações do principal, os Vitórias, de Guimarães e Setúbal, carimbaram o apuramento com o mesmo resultado (1-0), diante de, respectivamente, Nacional e União Leiria.
No restante, todas as equipas da Bwin Liga se superiorizaram aos adversários da II Divisão. Paços de Ferreira, Leixões e Marítimo bateram Abrantes, Anadia e Oliveirense, respectivamente.
Gil Vicente e Rio Ave compõem o lote de qualificados para os 'oitavos-de-final', juntando-se ao já apurado Atlético de Valdevez. Os gilistas golearam o Juventude de Évora, enquanto que os vila-condenses necessitaram do recurso aos 'penalties' para triunfar sobre o Olhanense.

TAÇA DE PORTUGAL (5.ª eliminatória)
Resultados:
VIT. SETÚBAL (BL) – União Leiria (BL), 1-0
BENFICA (BL)– Feirense (LV), 1-0
SPORTING (BL) - Lagoa (II), 4-0
Beira-Mar (LV) - MOREIRENSE (II), 0-1
PORTO (BL) – Aves (LV), 2-0
GIL VICENTE (LV) – Juv. Évora (II), 3-0
PAÇOS FERREIRA (BL) – Abrantes (II), 4-0
VIT. GUIMARÃES (BL) – Nacional (BL), 1-0
Oliveirense (II)– MARÍTIMO (BL), 0-1
LEIXÕES (BL) – Anadia (II), 1-0
RIO AVE (LV) – Olhanense (LV), 3-3 (2-1, g.p.)
NAVAL (BL) – Boavista (BL), 4-1
Penafiel (LV) – SERTANENSE (III), 1-1 (4-5, g.p.)
ESTRELA AMADORA (BL) – Braga (BL), 1-0

Isento: ATLÉTICO VALDEVEZ (II)

BL - Bwin Liga
LV - Liga Vitalis
II - II Divisão
III - III Divisão

Foto: Hugo Santos

Sem comentários: