quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Entrevista - Márcio Vieira: “Marco sempre deu valor ao que vinha de fora”

Filho de pais portugueses, Márcio Vieira nasceu em Andorra e veio para Portugal aos 12 anos. Aos 15 entrou nos juvenis do Marco e no ano seguinte já integrava os seniores do clube. Por lá permaneceu até aos 21 anos, ingressando depois no futebol espanhol. Pelo meio, tornou-se internacional por Andorra, a 12 de Outubro de 2005, frente à Arménia. Organizador de jogo da selecção andorrenha, Márcio Vieira soma 17 internacionalizações. Fique a conhecer agora a curiosa história deste médio de 23 anos.

Rola a Bola – Fez a sua formação no Marco, no qual chegou à equipa sénior com apenas 16 anos. Contudo, e apesar de ser considerado uma promessa, nunca conseguiu impor-se no clube. O que falhou na passagem pelo Marco?
Márcio Vieira - Comecei a jogar no Marco com 15 anos, estive um ano nos juvenis e no ano seguinte subi à primeira equipa, que disputava a II Divisão B e subiu à Liga de Honra. Foi nessa época, 2001/2002, que tive a minha oportunidade, através do ‘mister’ Bruno Cardoso, com apenas 16 anos. Faltou-me sorte, porque apostaram cedo em mim, mas nunca deram o valor suficiente às camadas jovens e depois estive alguns anos a jogar muito pouco.
- Considera-se vítima da preferência dos dirigentes portugueses pelo mercado estrangeiro?
- Não é bem isso. Mas a verdade é que o Marco sempre deu valor ao que vinha de fora e nunca ao que tinha. Ainda assim, é um clube que sinto muito, ao qual dou valor e estou bastante triste pelo que lhe aconteceu [extinção do futebol profissional].
- Durante o período que representou o Marco, houve hipóteses de sair?
- Houve muitas vezes, só que nunca me deixaram sair. Depois, acabava por jogar pouco. Por isso é que digo que perdi lá muito tempo, pois um jogador novo tem que jogar. Só joguei com regularidade nos últimos seis meses no clube.

“GOSTAVA DE PERMANECER EM ESPANHA”

- Depois rumou ao Ibiza, da III Divisão espanhola. Qual o motivo que o levar a escolher essa opção?
- Tinha algumas opções, mas o projecto do Ibiza impressionou-me. Tinha clubes interessados em Portugal, mas os clubes estão muito mal em termos financeiros. Aqui, em Espanha, a realidade é bem diferente, muito, mas mesmo muito, melhor.
- Como foi a adaptação a Espanha?
- No início custou um pouco a adaptar-me, sobretudo devido à distância da minha namorada, mas depois tudo correu bem. Desportivamente foi muito bom e consegui outra subida de divisão.
- Ingressou então esta época no Teruel, outro clube da III Divisão…
- Sim, porque é um clube com história aqui em Aragão, tem um projecto para subir e o treinador mostrou-se muito interessado em mim. Não me arrependo nada de ter vindo para este clube. As coisas estão a correr bem individual e colectivamente: estou a jogar bem e a equipa está nos lugares de cima, pronta a discutir a subida nos ‘playoff’.
- Qual o seu objectivo em termos de carreira?
- O meu objectivo é trabalhar todos os dias para subir. Gostava de permanecer em Espanha e, um dia mais tarde, acabar a minha carreira em Portugal.
- Um regresso a Portugal mais cedo não está nos seus planos?
- Não digo que não possa regressar, mas, para isso acontecer, tem que ser uma coisa certa e melhor do que a que tiver no momento.

“JOGAR POR ANDORRA FAZ-ME CRESCER”

- Antes de ser chamado para representar Andorra, pensava nessa possibilidade?
- Sim, porque sabia que eles me tinham observado. No entanto, antes só queria estar bem no Marco e nem pensava nisso.
- Como reagiu quando foi chamado à selecção?
- Estava no Marco quando foi a minha primeira convocatória, no primeiro dia de trabalho da época 2005/2006. Recebi uma chamada do seleccionador de Andorra a dizer que estava convocado para os jogos com a Roménia, Holanda e Finlândia. Fiquei muito feliz, mas o pior estava para vir, porque no dia seguinte tive uma lesão e fiquei parado quatro meses. Só pude, por isso, estrear-me mais tarde, contra a Arménia, no último jogo da qualificação para o Mundial 2006.
- Sente-se mais português ou andorrenho?
- Foi uma enorme emoção ouvir o hino de Andorra, pois sinto-o muito. Mas, na verdade, sou ‘meio-meio’, pois tanto sinto Andorra como Portugal.
- A selecção de Andorra é amadora e tem um nível muito baixo, mas permite-lhe jogar contra algumas estrelas do futebol internacional. Sente que esse facto tem contribuído para a sua evolução?
- Sim, muito. É bom jogar contra esses grandes jogadores e em estádios como Old Trafford, com 65 mil pessoas nas bancadas… São momentos para recordar e que me fazem crescer como jogador.

“GERRARD É IMPRESSIONANTE”

Ao serviço de Andorra, Márcio Vieira já defrontou alguns nomes sonantes do futebol internacional, como Hleb, Pandev, Eduardo da Silva, Benayoun, Lampard ou Rooney, entre outros. No entanto, Steven Gerrard foi o jogador que mais impressionou o médio do Teruel. “É um jogador completo, faz tudo. Defende, ataca, chuta e está em todo o lado. Foi engraçado porque em Old Trafford a minha missão era marcar o Lampard, mas, a dado momento, o treinador mandou-me marcar o Gerrard e aí vi que ele é realmente fantástico”, refere Márcio.

PERFIL
Trata-se de um médio polivalente, capaz de desempenhar várias funções no meio-campo, sobretudo as posições 6 e 8. Jogador trabalhador e de espírito colectivo, Márcio Vieira é um organizador de jogo que se evidencia mais pelas assistências do que pelos golos.

Fotos: Hugo Santos

11 comentários:

Anónimo disse...

Pois é amigo... Fico contente por ver aqui esta história que sintetiza uma boa parte da tua vida, ainda mais retratada por um outro bom amigo!
Sei que foi muito bom mudares para Espanha mesmo para um escalão inferior, pois vive-se de outra maneira o futebol e progride-se também de uma outra forma. Em relação ao teu talento sabes bem o que vales e provaste-o bem em Old Traford frente à Inglaterra. Ambos sabemos que neste momento não fossem certos lobbies até poderias, com uma pontinha de sorte também, estar num bom clube ou no escalão máximo do futebol português, mas a vida dá muitas voltas... Sei que dificilmente voltarás a Portugal para jogar, até porque gostas de Espanha, estás com regularidade na tua Selecção e a exigência agora é outra, o que é normal. Quem sabe um dia ainda te vejo na primeira divisão espanhola eheh:)! Grande abraço amigo e tudo de bom. Felicidades.
Quanto ao teu trabalho Pedro, já sabes, sempre em grande, com trabalhos interessantes... Abraço

Anónimo disse...

todo o sucesso k tas a ter mereces por inteiro.......e nao vais ficar por aki porque tens qualidade para ires muito mais longe......nao so qualidades futebolisticas como qualidades humanas....es um grande amigo,uma grande pessoa.......no tempo que convivemos mais foste como um irmao para mim....vivemos bons momentos juntos...e vou guarda los pra sempre...agora tou de longe a torcer por ti....grande abraço mano...breve tas a jogar em portugal mas é na primeirinha....

Anónimo disse...

e parabens ao pedro barata por dar visibilidade a quem apenas precisa disso mesmo para ir muito mais longe......

Anónimo disse...

Pois é meu amor ,aqui tá um bocadinho da tua história!!Mas tu ainda vais dar mais que falar!!:)Agora tenho a certeza que já estão a dar-te o devido valor!Tu mereces tudo de bom, pois apesar das qualidades és humilde!!
Continua a lutar eu estarei sempre a teu lado para apoiar!!Beijinhos

Boa sorte para o Pedro Barata..

Anónimo disse...

è com grande orgulho e admiração que estou a deixar aqui uma mensagem de apreço, carinho e amizade, pk tu mereces tudo de bom.
Sinto-me orgulhoso de ter jogado a teu lado, és o meu miúdo e sempre serás, espero que alcançes muito sucesso, mereces estar noutro campeonato, pk tens valor e ja o demonstras-te, muita gente não sabe pelo k tu passas-te, sabes k podes contar sempre comigo para tudo.
Um abraço do teu amigo Macieira (7) e muito obrigado pela camisola k me deste da seleção da Andorra, guardo-a com muito carinho.

Força Miúdo
Macieira 7

Penteado disse...

Gostei do topico.

Parabens

Anónimo disse...

Sem duvida um grande amigo, e grande pexoa que merece tudo de bom que ha no mundo...Quanto ao futebol sempre axei fantastico a maneira komo enkaravas cada desafio a humilde e a tranquilidade que mostravas dentro e fora de campo.Sabes que podes contar komigo para tudo e um grande abraxo e estarei sempre a torcer por ti porque tu ainda vais dar que falar... e agora deixo te uma frase que para mim mostra a pexoa que es..."Campeao não é aquele que ganha mas sim aquele que quando perde arranja sempre forças para vencer"

Um abraço
César Lima

Jose disse...

hola marcio quiero dejar aqui un comentario para expresar mi gratitud y hacer saber que aparte de un gran jugador que eres y mas que seras porque yo se que nadie se merece esto mas que tu se que esta entrevista e sun pequeño reconocimiento atodo tu trabjo y se que esto es el principio porque tus ganbs de trabajr y aprender van ahcer de ti un gran jugador que va tener muchos exitos.
y decir que aparte d eun gran jugador es un gran compañero y sobretodo amigo pues gracias su apoyo cada dia yo he podido ser mejor persona y tambin mejor jugador el ha estado en mi aldo ala hora de crecer como jugador y merece todo mi respeto y admiracio pork gracias ael hoy soy mejor jugador y mejor persona muchas gracias hermano un abrazo muy grande JoseA Gomes

Anónimo disse...

esta muy bien la entrevista,me e enterado de cosas que no sabia.Espero que te sigan llendo las cosas tan bien como ahora en el teruel y en la seleccion,eres un gran jugador y mejor personas.



un abrazo

Anónimo disse...

Grande Márcio, parabéns! És um grande, muito grande jogador, e falo com conhecimento de causa, visto já ter tido o prazer e previlégio de jogar umas peladinhas contigo! E digo-vos, era muito normal vê-lo com quatro jogadores à volta, e nem um a lhe tirava a bola! Parecia que lhe colava nos pés! O que tu tens não é jeito, mas sim um dom! Acredito plenamente que ainda te vou ver a jogar numa liga à tua altura, ou seja, uma principal! Um abraço, e muito sucesso para ti amigo!
P.S.: Ainda tou à espera duma camisola tua da selecção andorrenha! Ainda por cima, és o numero 8! ;)
Felicidades!

Anónimo disse...

venho desta forma deixar aqui o meu agrado a que te propocionou esta entervista ... Qanto a ti mano palavras para qué ... continua assim tenho pena e de nao conviver mais contigo ... Abraço...